Teatro de fantoche como estratégia de ensino: relato da vivência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rampaso,Débora Alves de Lima
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Doria,Maria Aparecida Gonçalves, Oliveira,Maria Cláudia Martins de, Silva,Gilberto Tadeu Reis da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000400024
Resumo: No quinto semestre do curso de graduação em enfermagem é desenvolvida a disciplina de Didática Aplicada ao Cuidado. Esta disciplina desenvolve vários conteúdos teórico-práticos, dentre eles o de estratégias de ensino. Diante deste tema e do projeto político pedagógico do curso, propusemos uma articulação interdisciplinar, e optamos por relatar nossa vivência com o teatro de fantoches na promoção à saúde bucal de crianças de uma creche na Zona Leste de São Paulo. Com esse relato, evidenciamos que os conteúdos teóricos desenvolvidos na Disciplina de Didática Aplicada ao Cuidado são fundamentais para a prática da Educação em Saúde.
id ABEN-1_d7eddeb8faf6dc9106e370c5b386dafb
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672011000400024
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Teatro de fantoche como estratégia de ensino: relato da vivênciaEnfermagemEducação em EnfermagemEducação em SaúdeMateriais de ensinoNo quinto semestre do curso de graduação em enfermagem é desenvolvida a disciplina de Didática Aplicada ao Cuidado. Esta disciplina desenvolve vários conteúdos teórico-práticos, dentre eles o de estratégias de ensino. Diante deste tema e do projeto político pedagógico do curso, propusemos uma articulação interdisciplinar, e optamos por relatar nossa vivência com o teatro de fantoches na promoção à saúde bucal de crianças de uma creche na Zona Leste de São Paulo. Com esse relato, evidenciamos que os conteúdos teóricos desenvolvidos na Disciplina de Didática Aplicada ao Cuidado são fundamentais para a prática da Educação em Saúde.Associação Brasileira de Enfermagem2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000400024Revista Brasileira de Enfermagem v.64 n.4 2011reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672011000400024info:eu-repo/semantics/openAccessRampaso,Débora Alves de LimaDoria,Maria Aparecida GonçalvesOliveira,Maria Cláudia Martins deSilva,Gilberto Tadeu Reis dapor2012-02-24T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672011000400024Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2012-02-24T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Teatro de fantoche como estratégia de ensino: relato da vivência
title Teatro de fantoche como estratégia de ensino: relato da vivência
spellingShingle Teatro de fantoche como estratégia de ensino: relato da vivência
Rampaso,Débora Alves de Lima
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação em Saúde
Materiais de ensino
title_short Teatro de fantoche como estratégia de ensino: relato da vivência
title_full Teatro de fantoche como estratégia de ensino: relato da vivência
title_fullStr Teatro de fantoche como estratégia de ensino: relato da vivência
title_full_unstemmed Teatro de fantoche como estratégia de ensino: relato da vivência
title_sort Teatro de fantoche como estratégia de ensino: relato da vivência
author Rampaso,Débora Alves de Lima
author_facet Rampaso,Débora Alves de Lima
Doria,Maria Aparecida Gonçalves
Oliveira,Maria Cláudia Martins de
Silva,Gilberto Tadeu Reis da
author_role author
author2 Doria,Maria Aparecida Gonçalves
Oliveira,Maria Cláudia Martins de
Silva,Gilberto Tadeu Reis da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rampaso,Débora Alves de Lima
Doria,Maria Aparecida Gonçalves
Oliveira,Maria Cláudia Martins de
Silva,Gilberto Tadeu Reis da
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação em Saúde
Materiais de ensino
topic Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação em Saúde
Materiais de ensino
description No quinto semestre do curso de graduação em enfermagem é desenvolvida a disciplina de Didática Aplicada ao Cuidado. Esta disciplina desenvolve vários conteúdos teórico-práticos, dentre eles o de estratégias de ensino. Diante deste tema e do projeto político pedagógico do curso, propusemos uma articulação interdisciplinar, e optamos por relatar nossa vivência com o teatro de fantoches na promoção à saúde bucal de crianças de uma creche na Zona Leste de São Paulo. Com esse relato, evidenciamos que os conteúdos teóricos desenvolvidos na Disciplina de Didática Aplicada ao Cuidado são fundamentais para a prática da Educação em Saúde.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000400024
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000400024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672011000400024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.64 n.4 2011
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303030757425152