Grupo de teatro de fantoches Saúde com Arte: proposta de enfermagem para educação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rosilea Alves de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Victor, Janaína Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5322
Resumo: Relato de experiência da formação do grupo de teatro de fantoches Saúde com Arte desenvolvido por enfermeiras e técnicos de enfermagem de um hospital universitário em Fortaleza-CE. A implementação do teatro de fantoches contemplou quatro etapas: sensibilização, concretização integração e apresentação. Os fantoches foram confeccionados com tecido tipo feltro, acessórios de Etileno Vinil Acetato (E.V.A) e cartolina. O cenário foi construído de madeira (1,60m X2,50m), articulado e desmontável. A experiência do grupo permitiu aos participantes vislumbrar novas formas de cuidar através de ações apoiadas por conhecimento científico, porém impulsionadas por outros aspetos da totalidade humana, como a alegria e o entretenimento. O grupo de teatro possibilitou a realização de ações de enfermagem com vistas à promoção da saúde de forma diferenciada. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20070002000010
id UFC-16_1807c8bae5e7f6bca879afa5913210a6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/5322
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Grupo de teatro de fantoches Saúde com Arte: proposta de enfermagem para educação em saúdeEnfermagemEducação em saúdeTerapia pela arte.Relato de experiência da formação do grupo de teatro de fantoches Saúde com Arte desenvolvido por enfermeiras e técnicos de enfermagem de um hospital universitário em Fortaleza-CE. A implementação do teatro de fantoches contemplou quatro etapas: sensibilização, concretização integração e apresentação. Os fantoches foram confeccionados com tecido tipo feltro, acessórios de Etileno Vinil Acetato (E.V.A) e cartolina. O cenário foi construído de madeira (1,60m X2,50m), articulado e desmontável. A experiência do grupo permitiu aos participantes vislumbrar novas formas de cuidar através de ações apoiadas por conhecimento científico, porém impulsionadas por outros aspetos da totalidade humana, como a alegria e o entretenimento. O grupo de teatro possibilitou a realização de ações de enfermagem com vistas à promoção da saúde de forma diferenciada. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20070002000010Universidade Federal do Ceará2007-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5322Rev Rene; Vol. 8 No. 2 (2007)Rev Rene; v. 8 n. 2 (2007)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5322/3907Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Rosilea Alves deVictor, Janaína Fonseca2023-03-02T13:30:41Zoai:periodicos.ufc:article/5322Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-02T13:30:41Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupo de teatro de fantoches Saúde com Arte: proposta de enfermagem para educação em saúde
title Grupo de teatro de fantoches Saúde com Arte: proposta de enfermagem para educação em saúde
spellingShingle Grupo de teatro de fantoches Saúde com Arte: proposta de enfermagem para educação em saúde
Sousa, Rosilea Alves de
Enfermagem
Educação em saúde
Terapia pela arte.
title_short Grupo de teatro de fantoches Saúde com Arte: proposta de enfermagem para educação em saúde
title_full Grupo de teatro de fantoches Saúde com Arte: proposta de enfermagem para educação em saúde
title_fullStr Grupo de teatro de fantoches Saúde com Arte: proposta de enfermagem para educação em saúde
title_full_unstemmed Grupo de teatro de fantoches Saúde com Arte: proposta de enfermagem para educação em saúde
title_sort Grupo de teatro de fantoches Saúde com Arte: proposta de enfermagem para educação em saúde
author Sousa, Rosilea Alves de
author_facet Sousa, Rosilea Alves de
Victor, Janaína Fonseca
author_role author
author2 Victor, Janaína Fonseca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Rosilea Alves de
Victor, Janaína Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em saúde
Terapia pela arte.
topic Enfermagem
Educação em saúde
Terapia pela arte.
description Relato de experiência da formação do grupo de teatro de fantoches Saúde com Arte desenvolvido por enfermeiras e técnicos de enfermagem de um hospital universitário em Fortaleza-CE. A implementação do teatro de fantoches contemplou quatro etapas: sensibilização, concretização integração e apresentação. Os fantoches foram confeccionados com tecido tipo feltro, acessórios de Etileno Vinil Acetato (E.V.A) e cartolina. O cenário foi construído de madeira (1,60m X2,50m), articulado e desmontável. A experiência do grupo permitiu aos participantes vislumbrar novas formas de cuidar através de ações apoiadas por conhecimento científico, porém impulsionadas por outros aspetos da totalidade humana, como a alegria e o entretenimento. O grupo de teatro possibilitou a realização de ações de enfermagem com vistas à promoção da saúde de forma diferenciada. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20070002000010
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5322
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5322/3907
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol. 8 No. 2 (2007)
Rev Rene; v. 8 n. 2 (2007)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174722709946368