A integralidade da assistência à criança na percepção do aluno de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado,Maria Cândida de Carvalho
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva,Liane Cristina Toyonaga, Mello,Débora Falleiros, Lima,Regina Aparecida Garcia, Petri,Mariana Dias, Rosário,Marina Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000100008
Resumo: Estudo de abordagem qualitativa que objetivou identificar como alunos de graduação percebem a integralidade do cuidado da criança no seu processo de aprendizagem, em um Curso de Bacharelado em Enfermagem do interior paulista. Entrevistou-se 89 alunos em junho e dezembro de 2009. Os dados coletados foram analisados mediante análise de conteúdo, sendo identificadas quatro temáticas. A integralidade é vista como cuidado inteiro, envolvendo criança, família, condições de vida, meio ambiente. A instituição de ensino propõe inserção precoce do aluno na realidade; este desmistifica o ideal de cuidado, deparando-se com o real. O professor instiga o aluno a refletir sobre sua prática, para que esta faça sentido e também sejam apreendidos o saber e o fazer relacionado à integralidade do cuidado à criança.
id ABEN-1_e11002edeaab9f29d4aa46a34755070d
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672012000100008
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A integralidade da assistência à criança na percepção do aluno de graduação em enfermagemAssistência integral à saúdeCriançaEducação em EnfermagemEstudo de abordagem qualitativa que objetivou identificar como alunos de graduação percebem a integralidade do cuidado da criança no seu processo de aprendizagem, em um Curso de Bacharelado em Enfermagem do interior paulista. Entrevistou-se 89 alunos em junho e dezembro de 2009. Os dados coletados foram analisados mediante análise de conteúdo, sendo identificadas quatro temáticas. A integralidade é vista como cuidado inteiro, envolvendo criança, família, condições de vida, meio ambiente. A instituição de ensino propõe inserção precoce do aluno na realidade; este desmistifica o ideal de cuidado, deparando-se com o real. O professor instiga o aluno a refletir sobre sua prática, para que esta faça sentido e também sejam apreendidos o saber e o fazer relacionado à integralidade do cuidado à criança.Associação Brasileira de Enfermagem2012-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000100008Revista Brasileira de Enfermagem v.65 n.1 2012reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672012000100008info:eu-repo/semantics/openAccessFurtado,Maria Cândida de CarvalhoSilva,Liane Cristina ToyonagaMello,Débora FalleirosLima,Regina Aparecida GarciaPetri,Mariana DiasRosário,Marina Marquespor2012-06-26T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672012000100008Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2012-06-26T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv A integralidade da assistência à criança na percepção do aluno de graduação em enfermagem
title A integralidade da assistência à criança na percepção do aluno de graduação em enfermagem
spellingShingle A integralidade da assistência à criança na percepção do aluno de graduação em enfermagem
Furtado,Maria Cândida de Carvalho
Assistência integral à saúde
Criança
Educação em Enfermagem
title_short A integralidade da assistência à criança na percepção do aluno de graduação em enfermagem
title_full A integralidade da assistência à criança na percepção do aluno de graduação em enfermagem
title_fullStr A integralidade da assistência à criança na percepção do aluno de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed A integralidade da assistência à criança na percepção do aluno de graduação em enfermagem
title_sort A integralidade da assistência à criança na percepção do aluno de graduação em enfermagem
author Furtado,Maria Cândida de Carvalho
author_facet Furtado,Maria Cândida de Carvalho
Silva,Liane Cristina Toyonaga
Mello,Débora Falleiros
Lima,Regina Aparecida Garcia
Petri,Mariana Dias
Rosário,Marina Marques
author_role author
author2 Silva,Liane Cristina Toyonaga
Mello,Débora Falleiros
Lima,Regina Aparecida Garcia
Petri,Mariana Dias
Rosário,Marina Marques
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado,Maria Cândida de Carvalho
Silva,Liane Cristina Toyonaga
Mello,Débora Falleiros
Lima,Regina Aparecida Garcia
Petri,Mariana Dias
Rosário,Marina Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência integral à saúde
Criança
Educação em Enfermagem
topic Assistência integral à saúde
Criança
Educação em Enfermagem
description Estudo de abordagem qualitativa que objetivou identificar como alunos de graduação percebem a integralidade do cuidado da criança no seu processo de aprendizagem, em um Curso de Bacharelado em Enfermagem do interior paulista. Entrevistou-se 89 alunos em junho e dezembro de 2009. Os dados coletados foram analisados mediante análise de conteúdo, sendo identificadas quatro temáticas. A integralidade é vista como cuidado inteiro, envolvendo criança, família, condições de vida, meio ambiente. A instituição de ensino propõe inserção precoce do aluno na realidade; este desmistifica o ideal de cuidado, deparando-se com o real. O professor instiga o aluno a refletir sobre sua prática, para que esta faça sentido e também sejam apreendidos o saber e o fazer relacionado à integralidade do cuidado à criança.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672012000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.65 n.1 2012
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303030835019776