Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
DOI: | 10.9789/2175-5361.2017.v9i2.488-494 |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5450 |
Resumo: | Objetivo: Conhecer como os docentes e discentes de um curso de graduação em enfermagem percebem a abordagem do cuidado integral/integralidade no processo de ensino-aprendizagem. Métodos: Pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com sete docentes e seis discentes do Curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Os dados coletados, por meio da técnica de grupo focal, foram submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: A análise dos dados possibilitou a construção da síntese coletiva de um grande tema: Formação do enfermeiro para o cuidado integral/integralidade, do qual se originaram dois subtemas: Permitindo a transformação: a formação do enfermeiro pela ótica dos discentes; Formando para a (des) organização: a formação do enfermeiro pela ótica dos docentes. Conclusão: Considera-se essencial ampliar o cuidado integral/integralidade no processo de ensino-aprendizagem, a partir dos primeiros semestres. |
id |
UNIRIO-2_6bf661e3ad5bd887010228048da08e32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/5450 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
spelling |
Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and studentsAssistência à saúdeAssistência integral à saúdeEnsinoEnfermagem.Objetivo: Conhecer como os docentes e discentes de um curso de graduação em enfermagem percebem a abordagem do cuidado integral/integralidade no processo de ensino-aprendizagem. Métodos: Pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com sete docentes e seis discentes do Curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Os dados coletados, por meio da técnica de grupo focal, foram submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: A análise dos dados possibilitou a construção da síntese coletiva de um grande tema: Formação do enfermeiro para o cuidado integral/integralidade, do qual se originaram dois subtemas: Permitindo a transformação: a formação do enfermeiro pela ótica dos discentes; Formando para a (des) organização: a formação do enfermeiro pela ótica dos docentes. Conclusão: Considera-se essencial ampliar o cuidado integral/integralidade no processo de ensino-aprendizagem, a partir dos primeiros semestres.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/545010.9789/2175-5361.2017.v9i2.488-494Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 2 (2017); 488-494Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 2 (2017); 488-494Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 2 (2017); 488-4942175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5450/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5450/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessRangel, Rosiane FilipinGema Santini Costenaro, ReginaIlha, SilomarZamberlan, CláudiaCrecencia Heckler de Siqueira, HediStein Backes, Dirce2017-04-18T12:06:27Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/5450Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2017-04-18T12:06:27Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students |
title |
Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students |
spellingShingle |
Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students Rangel, Rosiane Filipin Assistência à saúde Assistência integral à saúde Ensino Enfermagem. Rangel, Rosiane Filipin Assistência à saúde Assistência integral à saúde Ensino Enfermagem. |
title_short |
Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students |
title_full |
Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students |
title_fullStr |
Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students |
title_full_unstemmed |
Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students |
title_sort |
Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students |
author |
Rangel, Rosiane Filipin |
author_facet |
Rangel, Rosiane Filipin Rangel, Rosiane Filipin Gema Santini Costenaro, Regina Ilha, Silomar Zamberlan, Cláudia Crecencia Heckler de Siqueira, Hedi Stein Backes, Dirce Gema Santini Costenaro, Regina Ilha, Silomar Zamberlan, Cláudia Crecencia Heckler de Siqueira, Hedi Stein Backes, Dirce |
author_role |
author |
author2 |
Gema Santini Costenaro, Regina Ilha, Silomar Zamberlan, Cláudia Crecencia Heckler de Siqueira, Hedi Stein Backes, Dirce |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rangel, Rosiane Filipin Gema Santini Costenaro, Regina Ilha, Silomar Zamberlan, Cláudia Crecencia Heckler de Siqueira, Hedi Stein Backes, Dirce |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assistência à saúde Assistência integral à saúde Ensino Enfermagem. |
topic |
Assistência à saúde Assistência integral à saúde Ensino Enfermagem. |
description |
Objetivo: Conhecer como os docentes e discentes de um curso de graduação em enfermagem percebem a abordagem do cuidado integral/integralidade no processo de ensino-aprendizagem. Métodos: Pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com sete docentes e seis discentes do Curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Os dados coletados, por meio da técnica de grupo focal, foram submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: A análise dos dados possibilitou a construção da síntese coletiva de um grande tema: Formação do enfermeiro para o cuidado integral/integralidade, do qual se originaram dois subtemas: Permitindo a transformação: a formação do enfermeiro pela ótica dos discentes; Formando para a (des) organização: a formação do enfermeiro pela ótica dos docentes. Conclusão: Considera-se essencial ampliar o cuidado integral/integralidade no processo de ensino-aprendizagem, a partir dos primeiros semestres. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5450 10.9789/2175-5361.2017.v9i2.488-494 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5450 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2017.v9i2.488-494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5450/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5450/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 2 (2017); 488-494 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 2 (2017); 488-494 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 2 (2017); 488-494 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1822181795849830400 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.9789/2175-5361.2017.v9i2.488-494 |