Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Rosiane Filipin
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gema Santini Costenaro, Regina, Ilha, Silomar, Zamberlan, Cláudia, Crecencia Heckler de Siqueira, Hedi, Stein Backes, Dirce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
DOI: 10.9789/2175-5361.2017.v9i2.488-494
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5450
Resumo: Objetivo: Conhecer como os docentes e discentes de um curso de graduação em enfermagem percebem a abordagem do cuidado integral/integralidade no processo de ensino-aprendizagem. Métodos: Pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com sete docentes e seis discentes do Curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Os dados coletados, por meio da técnica de grupo focal, foram submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: A análise dos dados possibilitou a construção da síntese coletiva de um grande tema: Formação do enfermeiro para o cuidado integral/integralidade, do qual se originaram dois subtemas: Permitindo a transformação: a formação do enfermeiro pela ótica dos discentes; Formando para a (des) organização: a formação do enfermeiro pela ótica dos docentes. Conclusão: Considera-se essencial ampliar o cuidado integral/integralidade no processo de ensino-aprendizagem, a partir dos primeiros semestres.
id UNIRIO-2_6bf661e3ad5bd887010228048da08e32
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/5450
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
spelling Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and studentsAssistência à saúdeAssistência integral à saúdeEnsinoEnfermagem.Objetivo: Conhecer como os docentes e discentes de um curso de graduação em enfermagem percebem a abordagem do cuidado integral/integralidade no processo de ensino-aprendizagem. Métodos: Pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com sete docentes e seis discentes do Curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Os dados coletados, por meio da técnica de grupo focal, foram submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: A análise dos dados possibilitou a construção da síntese coletiva de um grande tema: Formação do enfermeiro para o cuidado integral/integralidade, do qual se originaram dois subtemas: Permitindo a transformação: a formação do enfermeiro pela ótica dos discentes; Formando para a (des) organização: a formação do enfermeiro pela ótica dos docentes. Conclusão: Considera-se essencial ampliar o cuidado integral/integralidade no processo de ensino-aprendizagem, a partir dos primeiros semestres.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/545010.9789/2175-5361.2017.v9i2.488-494Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 2 (2017); 488-494Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 2 (2017); 488-494Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 2 (2017); 488-4942175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5450/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5450/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessRangel, Rosiane FilipinGema Santini Costenaro, ReginaIlha, SilomarZamberlan, CláudiaCrecencia Heckler de Siqueira, HediStein Backes, Dirce2017-04-18T12:06:27Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/5450Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2017-04-18T12:06:27Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students
title Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students
spellingShingle Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students
Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students
Rangel, Rosiane Filipin
Assistência à saúde
Assistência integral à saúde
Ensino
Enfermagem.
Rangel, Rosiane Filipin
Assistência à saúde
Assistência integral à saúde
Ensino
Enfermagem.
title_short Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students
title_full Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students
title_fullStr Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students
Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students
title_full_unstemmed Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students
Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students
title_sort Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students
author Rangel, Rosiane Filipin
author_facet Rangel, Rosiane Filipin
Rangel, Rosiane Filipin
Gema Santini Costenaro, Regina
Ilha, Silomar
Zamberlan, Cláudia
Crecencia Heckler de Siqueira, Hedi
Stein Backes, Dirce
Gema Santini Costenaro, Regina
Ilha, Silomar
Zamberlan, Cláudia
Crecencia Heckler de Siqueira, Hedi
Stein Backes, Dirce
author_role author
author2 Gema Santini Costenaro, Regina
Ilha, Silomar
Zamberlan, Cláudia
Crecencia Heckler de Siqueira, Hedi
Stein Backes, Dirce
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Rosiane Filipin
Gema Santini Costenaro, Regina
Ilha, Silomar
Zamberlan, Cláudia
Crecencia Heckler de Siqueira, Hedi
Stein Backes, Dirce
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência à saúde
Assistência integral à saúde
Ensino
Enfermagem.
topic Assistência à saúde
Assistência integral à saúde
Ensino
Enfermagem.
description Objetivo: Conhecer como os docentes e discentes de um curso de graduação em enfermagem percebem a abordagem do cuidado integral/integralidade no processo de ensino-aprendizagem. Métodos: Pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com sete docentes e seis discentes do Curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Os dados coletados, por meio da técnica de grupo focal, foram submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: A análise dos dados possibilitou a construção da síntese coletiva de um grande tema: Formação do enfermeiro para o cuidado integral/integralidade, do qual se originaram dois subtemas: Permitindo a transformação: a formação do enfermeiro pela ótica dos discentes; Formando para a (des) organização: a formação do enfermeiro pela ótica dos docentes. Conclusão: Considera-se essencial ampliar o cuidado integral/integralidade no processo de ensino-aprendizagem, a partir dos primeiros semestres.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5450
10.9789/2175-5361.2017.v9i2.488-494
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5450
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2017.v9i2.488-494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5450/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5450/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 2 (2017); 488-494
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 2 (2017); 488-494
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 2 (2017); 488-494
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1822181795849830400
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.9789/2175-5361.2017.v9i2.488-494