A humanização no cuidado com o cliente cirúrgico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medina,Rosemari Ferigolo
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Backes,Vânia Marli Schubert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000500007
Resumo: A compreensão e o respeito ao ser humano na sua individualidade, a preocupação com seus sentimentos, desejos e direitos e a busca pela melhora no cuidado com vistas à humanização na assistência ao cliente e familiar, orientou este trabalho respaldado na Teoria Humanística de Paterson & Zderad (1988), desenvolvido com quinze clientes cirúrgicos internados num Hospital de Santa Maria. O acompanhamento no pré-operatório procurou identificar e reduzir os fatores causadores de ansiedade, medo e desconfortos ocasionados frente à iminência do ato cirúrgico. Os elementos-chave utilizados, neste processo de humanização ao cliente e seu familiar, foram a capacidade de empatia e a comunicação, sendo esta, verbal ou não-verbal. A interação vivida junto aos clientes propiciou-nos unir o saber técnico (racionalidade instrumental) à subjetividade (intuição e afeto), desenvolvendo, desse modo, uma assistência de enfermagem diferenciada, com maior apoio e presença, orientação e reflexão e, segurança e conforto ao cliente (ser humano) assistido.
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