Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Daniela Mesquita
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10113
Resumo: A era da informação, que se concretizou no século XXI, por tornar as empresas globalizadas e aumentar a concorrência entre elas, provocou a necessidade das organizações investirem esforços para fortalecer e solidificar seu relacionamento com o cliente. Essa evolução impactou inclusive no próprio conceito de marketing, que coloca o desenvolvimento do relacionamento como seu foco principal. Para atingir essa nova abordagem, a organização não deve focar suas ações apenas para captar a maior quantidade de clientes, mas também, para manter os clientes mais rentáveis para a empresa. Na área da saúde não é diferente; gestores hospitalares têm procurado elaborar meios que possibilitem tornar o atendimento e o relacionamento com seus clientes mais próximo e humanizado. Tendo em vista essa necessidade, a presente pesquisa visou averiguar as mudanças realizadas pelo Hospital de Brasília para humanizar seu atendimento, por meio de ferramentas e estratégias de marketing de relacionamento. Para tanto, foram abordados conceitos e ações de marketing, estudados e realizados por organizações de saúde, que propiciam maior capitação, retenção e fidelização de seus clientes potenciais. Por fim, este estudo de caso propõe-se a detalhar os mecanismos e ferramentas utilizadas pelo Hospital Brasília para melhoria de sua qualidade e humanização, e seu contraste com a teoria existente.
id CEUB_07b7da5e889f439645363893761eac05
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/10113
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Lopes, Daniela MesquitaMatias, Alano Nogueira2016-12-16T13:11:55Z2016-12-16T13:11:55Z2009-062009-06LOPES, Daniela Mesquita. Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília. 2009. 46 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10113A era da informação, que se concretizou no século XXI, por tornar as empresas globalizadas e aumentar a concorrência entre elas, provocou a necessidade das organizações investirem esforços para fortalecer e solidificar seu relacionamento com o cliente. Essa evolução impactou inclusive no próprio conceito de marketing, que coloca o desenvolvimento do relacionamento como seu foco principal. Para atingir essa nova abordagem, a organização não deve focar suas ações apenas para captar a maior quantidade de clientes, mas também, para manter os clientes mais rentáveis para a empresa. Na área da saúde não é diferente; gestores hospitalares têm procurado elaborar meios que possibilitem tornar o atendimento e o relacionamento com seus clientes mais próximo e humanizado. Tendo em vista essa necessidade, a presente pesquisa visou averiguar as mudanças realizadas pelo Hospital de Brasília para humanizar seu atendimento, por meio de ferramentas e estratégias de marketing de relacionamento. Para tanto, foram abordados conceitos e ações de marketing, estudados e realizados por organizações de saúde, que propiciam maior capitação, retenção e fidelização de seus clientes potenciais. Por fim, este estudo de caso propõe-se a detalhar os mecanismos e ferramentas utilizadas pelo Hospital Brasília para melhoria de sua qualidade e humanização, e seu contraste com a teoria existente.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-10-27T17:39:48Z No. of bitstreams: 1 20601150.pdf: 398794 bytes, checksum: 504eb4b899bab2a706844341d269cc3f (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-16T13:11:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20601150.pdf: 398794 bytes, checksum: 504eb4b899bab2a706844341d269cc3f (MD5)Made available in DSpace on 2016-12-16T13:11:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20601150.pdf: 398794 bytes, checksum: 504eb4b899bab2a706844341d269cc3f (MD5) Previous issue date: 2009-06Marketing de relacionamentoHumanizaçãoClienteAplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20601150.pdf20601150.pdfapplication/pdf398794https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10113/1/20601150.pdf504eb4b899bab2a706844341d269cc3fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10113/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20601150.pdf.txt20601150.pdf.txtExtracted texttext/plain81082https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10113/3/20601150.pdf.txt2f59074b73df44bc8d69cb2cdba3fc07MD53235/101132019-03-19 14:50:45.659oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-19T14:50:45Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília
title Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília
spellingShingle Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília
Lopes, Daniela Mesquita
Marketing de relacionamento
Humanização
Cliente
title_short Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília
title_full Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília
title_fullStr Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília
title_full_unstemmed Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília
title_sort Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília
author Lopes, Daniela Mesquita
author_facet Lopes, Daniela Mesquita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Daniela Mesquita
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matias, Alano Nogueira
contributor_str_mv Matias, Alano Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Humanização
Cliente
topic Marketing de relacionamento
Humanização
Cliente
description A era da informação, que se concretizou no século XXI, por tornar as empresas globalizadas e aumentar a concorrência entre elas, provocou a necessidade das organizações investirem esforços para fortalecer e solidificar seu relacionamento com o cliente. Essa evolução impactou inclusive no próprio conceito de marketing, que coloca o desenvolvimento do relacionamento como seu foco principal. Para atingir essa nova abordagem, a organização não deve focar suas ações apenas para captar a maior quantidade de clientes, mas também, para manter os clientes mais rentáveis para a empresa. Na área da saúde não é diferente; gestores hospitalares têm procurado elaborar meios que possibilitem tornar o atendimento e o relacionamento com seus clientes mais próximo e humanizado. Tendo em vista essa necessidade, a presente pesquisa visou averiguar as mudanças realizadas pelo Hospital de Brasília para humanizar seu atendimento, por meio de ferramentas e estratégias de marketing de relacionamento. Para tanto, foram abordados conceitos e ações de marketing, estudados e realizados por organizações de saúde, que propiciam maior capitação, retenção e fidelização de seus clientes potenciais. Por fim, este estudo de caso propõe-se a detalhar os mecanismos e ferramentas utilizadas pelo Hospital Brasília para melhoria de sua qualidade e humanização, e seu contraste com a teoria existente.
publishDate 2009
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2009-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-16T13:11:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-12-16T13:11:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Daniela Mesquita. Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília. 2009. 46 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10113
identifier_str_mv LOPES, Daniela Mesquita. Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília. 2009. 46 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10113/1/20601150.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10113/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10113/3/20601150.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 504eb4b899bab2a706844341d269cc3f
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
2f59074b73df44bc8d69cb2cdba3fc07
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903891461963776