Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profi ssional de Nível Técnico em Enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100020 |
Resumo: | Objetivo: identificar necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profissional Técnica (EPT) em Enfermagem. Estudo qualitativo, realizado em município do Estado de São Paulo. Método: os sujeitos foram alunos, professores e coordenadores da EPT e alunos do curso de bacharelado e licenciatura do ensino superior que já tiveram contato com EPT. A coleta de dados deu-se por questionário socioeconômico e círculos de cultura sobre as necessidades de aprendizagem. Para análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo. Resultados: constatou-se que alunos têm dificuldades em conteúdos não relacionados à Enfermagem, como português e matemática, e também em disciplinas introdutórias do curso de EPT o que possivelmente pode interferir negativamente na aprendizagem de conteúdos específicos da Enfermagem, bem como na qualidade do cuidado à saúde. Conclusão: faz-se necessário repensar os conteúdos ministrados e modos de ensinar desde a educação básica, assim como a formação do docente que hoje atua na EPT. |
id |
ABEN-1_e4776eec62a6c5573aa774ba34c27b05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672015000100020 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profi ssional de Nível Técnico em EnfermagemEnfermagemEducação ProfissionalizanteAprendizagem Objetivo: identificar necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profissional Técnica (EPT) em Enfermagem. Estudo qualitativo, realizado em município do Estado de São Paulo. Método: os sujeitos foram alunos, professores e coordenadores da EPT e alunos do curso de bacharelado e licenciatura do ensino superior que já tiveram contato com EPT. A coleta de dados deu-se por questionário socioeconômico e círculos de cultura sobre as necessidades de aprendizagem. Para análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo. Resultados: constatou-se que alunos têm dificuldades em conteúdos não relacionados à Enfermagem, como português e matemática, e também em disciplinas introdutórias do curso de EPT o que possivelmente pode interferir negativamente na aprendizagem de conteúdos específicos da Enfermagem, bem como na qualidade do cuidado à saúde. Conclusão: faz-se necessário repensar os conteúdos ministrados e modos de ensinar desde a educação básica, assim como a formação do docente que hoje atua na EPT. Associação Brasileira de Enfermagem2015-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100020Revista Brasileira de Enfermagem v.68 n.1 2015reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/0034-7167.2015680103pinfo:eu-repo/semantics/openAccessGóes,Fernanda dos Santos Nogueira deCôrrea,Adriana KatiaCamargo,Rosângela Andrade Aukar deHara,Cristina Yuri Nakatapor2015-04-27T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672015000100020Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2015-04-27T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profi ssional de Nível Técnico em Enfermagem |
title |
Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profi ssional de Nível Técnico em Enfermagem |
spellingShingle |
Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profi ssional de Nível Técnico em Enfermagem Góes,Fernanda dos Santos Nogueira de Enfermagem Educação Profissionalizante Aprendizagem |
title_short |
Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profi ssional de Nível Técnico em Enfermagem |
title_full |
Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profi ssional de Nível Técnico em Enfermagem |
title_fullStr |
Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profi ssional de Nível Técnico em Enfermagem |
title_full_unstemmed |
Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profi ssional de Nível Técnico em Enfermagem |
title_sort |
Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profi ssional de Nível Técnico em Enfermagem |
author |
Góes,Fernanda dos Santos Nogueira de |
author_facet |
Góes,Fernanda dos Santos Nogueira de Côrrea,Adriana Katia Camargo,Rosângela Andrade Aukar de Hara,Cristina Yuri Nakata |
author_role |
author |
author2 |
Côrrea,Adriana Katia Camargo,Rosângela Andrade Aukar de Hara,Cristina Yuri Nakata |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Góes,Fernanda dos Santos Nogueira de Côrrea,Adriana Katia Camargo,Rosângela Andrade Aukar de Hara,Cristina Yuri Nakata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação Profissionalizante Aprendizagem |
topic |
Enfermagem Educação Profissionalizante Aprendizagem |
description |
Objetivo: identificar necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profissional Técnica (EPT) em Enfermagem. Estudo qualitativo, realizado em município do Estado de São Paulo. Método: os sujeitos foram alunos, professores e coordenadores da EPT e alunos do curso de bacharelado e licenciatura do ensino superior que já tiveram contato com EPT. A coleta de dados deu-se por questionário socioeconômico e círculos de cultura sobre as necessidades de aprendizagem. Para análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo. Resultados: constatou-se que alunos têm dificuldades em conteúdos não relacionados à Enfermagem, como português e matemática, e também em disciplinas introdutórias do curso de EPT o que possivelmente pode interferir negativamente na aprendizagem de conteúdos específicos da Enfermagem, bem como na qualidade do cuidado à saúde. Conclusão: faz-se necessário repensar os conteúdos ministrados e modos de ensinar desde a educação básica, assim como a formação do docente que hoje atua na EPT. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100020 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0034-7167.2015680103p |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.68 n.1 2015 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303032250597376 |