Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profi ssional de Nível Técnico em Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Góes,Fernanda dos Santos Nogueira de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Côrrea,Adriana Katia, Camargo,Rosângela Andrade Aukar de, Hara,Cristina Yuri Nakata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100020
Resumo: Objetivo: identificar necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profissional Técnica (EPT) em Enfermagem. Estudo qualitativo, realizado em município do Estado de São Paulo. Método: os sujeitos foram alunos, professores e coordenadores da EPT e alunos do curso de bacharelado e licenciatura do ensino superior que já tiveram contato com EPT. A coleta de dados deu-se por questionário socioeconômico e círculos de cultura sobre as necessidades de aprendizagem. Para análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo. Resultados: constatou-se que alunos têm dificuldades em conteúdos não relacionados à Enfermagem, como português e matemática, e também em disciplinas introdutórias do curso de EPT o que possivelmente pode interferir negativamente na aprendizagem de conteúdos específicos da Enfermagem, bem como na qualidade do cuidado à saúde. Conclusão: faz-se necessário repensar os conteúdos ministrados e modos de ensinar desde a educação básica, assim como a formação do docente que hoje atua na EPT.
id ABEN-1_e4776eec62a6c5573aa774ba34c27b05
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672015000100020
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profi ssional de Nível Técnico em EnfermagemEnfermagemEducação ProfissionalizanteAprendizagem Objetivo: identificar necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profissional Técnica (EPT) em Enfermagem. Estudo qualitativo, realizado em município do Estado de São Paulo. Método: os sujeitos foram alunos, professores e coordenadores da EPT e alunos do curso de bacharelado e licenciatura do ensino superior que já tiveram contato com EPT. A coleta de dados deu-se por questionário socioeconômico e círculos de cultura sobre as necessidades de aprendizagem. Para análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo. Resultados: constatou-se que alunos têm dificuldades em conteúdos não relacionados à Enfermagem, como português e matemática, e também em disciplinas introdutórias do curso de EPT o que possivelmente pode interferir negativamente na aprendizagem de conteúdos específicos da Enfermagem, bem como na qualidade do cuidado à saúde. Conclusão: faz-se necessário repensar os conteúdos ministrados e modos de ensinar desde a educação básica, assim como a formação do docente que hoje atua na EPT. Associação Brasileira de Enfermagem2015-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100020Revista Brasileira de Enfermagem v.68 n.1 2015reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/0034-7167.2015680103pinfo:eu-repo/semantics/openAccessGóes,Fernanda dos Santos Nogueira deCôrrea,Adriana KatiaCamargo,Rosângela Andrade Aukar deHara,Cristina Yuri Nakatapor2015-04-27T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672015000100020Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2015-04-27T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profi ssional de Nível Técnico em Enfermagem
title Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profi ssional de Nível Técnico em Enfermagem
spellingShingle Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profi ssional de Nível Técnico em Enfermagem
Góes,Fernanda dos Santos Nogueira de
Enfermagem
Educação Profissionalizante
Aprendizagem
title_short Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profi ssional de Nível Técnico em Enfermagem
title_full Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profi ssional de Nível Técnico em Enfermagem
title_fullStr Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profi ssional de Nível Técnico em Enfermagem
title_full_unstemmed Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profi ssional de Nível Técnico em Enfermagem
title_sort Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profi ssional de Nível Técnico em Enfermagem
author Góes,Fernanda dos Santos Nogueira de
author_facet Góes,Fernanda dos Santos Nogueira de
Côrrea,Adriana Katia
Camargo,Rosângela Andrade Aukar de
Hara,Cristina Yuri Nakata
author_role author
author2 Côrrea,Adriana Katia
Camargo,Rosângela Andrade Aukar de
Hara,Cristina Yuri Nakata
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Góes,Fernanda dos Santos Nogueira de
Côrrea,Adriana Katia
Camargo,Rosângela Andrade Aukar de
Hara,Cristina Yuri Nakata
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação Profissionalizante
Aprendizagem
topic Enfermagem
Educação Profissionalizante
Aprendizagem
description Objetivo: identificar necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profissional Técnica (EPT) em Enfermagem. Estudo qualitativo, realizado em município do Estado de São Paulo. Método: os sujeitos foram alunos, professores e coordenadores da EPT e alunos do curso de bacharelado e licenciatura do ensino superior que já tiveram contato com EPT. A coleta de dados deu-se por questionário socioeconômico e círculos de cultura sobre as necessidades de aprendizagem. Para análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo. Resultados: constatou-se que alunos têm dificuldades em conteúdos não relacionados à Enfermagem, como português e matemática, e também em disciplinas introdutórias do curso de EPT o que possivelmente pode interferir negativamente na aprendizagem de conteúdos específicos da Enfermagem, bem como na qualidade do cuidado à saúde. Conclusão: faz-se necessário repensar os conteúdos ministrados e modos de ensinar desde a educação básica, assim como a formação do docente que hoje atua na EPT.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0034-7167.2015680103p
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.68 n.1 2015
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303032250597376