Indicativos e características da aprendizagem em uma comunidade virtual de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz,Viviane Modesto
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Peixoto,Maurício Abreu Pinto, Brandão,Marcos Antônio Gomes, Martins,Jaqueline Santos de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000300003
Resumo: O estudo aborda a aprendizagem em enfermagem em um ambiente virtual constituído na internet. OBJETIVOS: verificar indicativos de aprendizagem no conteúdo das mensagens textuais; e caracterizar os indicativos verificados nas mensagens eletrônicas. METODOLOGIA: procedimento metodológico foi o "survey interseccional", com abordagem quantitativa. O material de estudo foi o total de mensagens válidas postadas na primeira fase da comunidade, 864 mensagens. O cenário do estudo foi uma comunidade virtual de enfermagem. O processo de análise foi a leitura inspecional; a partir disso, foi elaborado um conjunto de categorias empíricas que indicaram a aprendizagem na comunidade. RESULTADOS: observou-se que os membros na comunidade aprendem, fundamentalmente, questionando e solicitando auxílios. CONCLUSÃO: é possível, através dos ambientes virtuais, adquirir conhecimento para a vida e colaborar com a aprendizagem do outro. Este contato com a diversidade de pensamentos, favorecida pelo mundo digital, pode constituir um novo espaço de construção e circulação do saber.
id UFRJ-4_05ab29bb4d29d513740517558d916756
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452010000300003
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Indicativos e características da aprendizagem em uma comunidade virtual de enfermagemAprendizagemEducação ProfissionalizanteInternetO estudo aborda a aprendizagem em enfermagem em um ambiente virtual constituído na internet. OBJETIVOS: verificar indicativos de aprendizagem no conteúdo das mensagens textuais; e caracterizar os indicativos verificados nas mensagens eletrônicas. METODOLOGIA: procedimento metodológico foi o "survey interseccional", com abordagem quantitativa. O material de estudo foi o total de mensagens válidas postadas na primeira fase da comunidade, 864 mensagens. O cenário do estudo foi uma comunidade virtual de enfermagem. O processo de análise foi a leitura inspecional; a partir disso, foi elaborado um conjunto de categorias empíricas que indicaram a aprendizagem na comunidade. RESULTADOS: observou-se que os membros na comunidade aprendem, fundamentalmente, questionando e solicitando auxílios. CONCLUSÃO: é possível, através dos ambientes virtuais, adquirir conhecimento para a vida e colaborar com a aprendizagem do outro. Este contato com a diversidade de pensamentos, favorecida pelo mundo digital, pode constituir um novo espaço de construção e circulação do saber.Universidade Federal do Rio de Janeiro2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000300003Escola Anna Nery v.14 n.3 2010reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452010000300003info:eu-repo/semantics/openAccessFerraz,Viviane ModestoPeixoto,Maurício Abreu PintoBrandão,Marcos Antônio GomesMartins,Jaqueline Santos de Andradepor2010-08-16T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452010000300003Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2010-08-16T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicativos e características da aprendizagem em uma comunidade virtual de enfermagem
title Indicativos e características da aprendizagem em uma comunidade virtual de enfermagem
spellingShingle Indicativos e características da aprendizagem em uma comunidade virtual de enfermagem
Ferraz,Viviane Modesto
Aprendizagem
Educação Profissionalizante
Internet
title_short Indicativos e características da aprendizagem em uma comunidade virtual de enfermagem
title_full Indicativos e características da aprendizagem em uma comunidade virtual de enfermagem
title_fullStr Indicativos e características da aprendizagem em uma comunidade virtual de enfermagem
title_full_unstemmed Indicativos e características da aprendizagem em uma comunidade virtual de enfermagem
title_sort Indicativos e características da aprendizagem em uma comunidade virtual de enfermagem
author Ferraz,Viviane Modesto
author_facet Ferraz,Viviane Modesto
Peixoto,Maurício Abreu Pinto
Brandão,Marcos Antônio Gomes
Martins,Jaqueline Santos de Andrade
author_role author
author2 Peixoto,Maurício Abreu Pinto
Brandão,Marcos Antônio Gomes
Martins,Jaqueline Santos de Andrade
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz,Viviane Modesto
Peixoto,Maurício Abreu Pinto
Brandão,Marcos Antônio Gomes
Martins,Jaqueline Santos de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Educação Profissionalizante
Internet
topic Aprendizagem
Educação Profissionalizante
Internet
description O estudo aborda a aprendizagem em enfermagem em um ambiente virtual constituído na internet. OBJETIVOS: verificar indicativos de aprendizagem no conteúdo das mensagens textuais; e caracterizar os indicativos verificados nas mensagens eletrônicas. METODOLOGIA: procedimento metodológico foi o "survey interseccional", com abordagem quantitativa. O material de estudo foi o total de mensagens válidas postadas na primeira fase da comunidade, 864 mensagens. O cenário do estudo foi uma comunidade virtual de enfermagem. O processo de análise foi a leitura inspecional; a partir disso, foi elaborado um conjunto de categorias empíricas que indicaram a aprendizagem na comunidade. RESULTADOS: observou-se que os membros na comunidade aprendem, fundamentalmente, questionando e solicitando auxílios. CONCLUSÃO: é possível, através dos ambientes virtuais, adquirir conhecimento para a vida e colaborar com a aprendizagem do outro. Este contato com a diversidade de pensamentos, favorecida pelo mundo digital, pode constituir um novo espaço de construção e circulação do saber.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452010000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.14 n.3 2010
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128120686444544