Indicativos e características da aprendizagem em uma comunidade virtual de enfermagem
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000300003 |
Resumo: | O estudo aborda a aprendizagem em enfermagem em um ambiente virtual constituído na internet. OBJETIVOS: verificar indicativos de aprendizagem no conteúdo das mensagens textuais; e caracterizar os indicativos verificados nas mensagens eletrônicas. METODOLOGIA: procedimento metodológico foi o "survey interseccional", com abordagem quantitativa. O material de estudo foi o total de mensagens válidas postadas na primeira fase da comunidade, 864 mensagens. O cenário do estudo foi uma comunidade virtual de enfermagem. O processo de análise foi a leitura inspecional; a partir disso, foi elaborado um conjunto de categorias empíricas que indicaram a aprendizagem na comunidade. RESULTADOS: observou-se que os membros na comunidade aprendem, fundamentalmente, questionando e solicitando auxílios. CONCLUSÃO: é possível, através dos ambientes virtuais, adquirir conhecimento para a vida e colaborar com a aprendizagem do outro. Este contato com a diversidade de pensamentos, favorecida pelo mundo digital, pode constituir um novo espaço de construção e circulação do saber. |
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