Avaliação do ensino de enfermagem dentro de uma proposta emancipadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671998000100006 |
Resumo: | Na intenção de oferecer novas tecnologias de ensino, o Curso de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará vem integrando os cursos de graduação e pós-graduação. O estudo objetivou avaliar uma disciplina do Curso de Graduação em Enfermagem, numa visão crítica e transformadora. A metodologia utilizada envolve o paradigma de avaliação emancipadora de SAUL (1995), contemplando três momentos: descrição da realidade, crítica da realidade e construção coletiva. Os resultados mais significativos foram: que o conteúdo seja compatível com a carga horária, com renovação metodológica e descentralização da avaliação. Concluíu-se o estudo percebendo como ponto crítico do ensino-aprendizagem a deficiência metodológica adotada na disciplina. Tem-se a certeza de que esta investigação traz contribuições para a relação ensino-aprendizagem na qual professor e aluno sejam sujeitos do processo, eliminando, assim, a posição do aluno de mero objeto manipulado pelo sistema e copiadores da cópia. |
id |
ABEN-1_f61684c56771e984985c1e23b48ed975 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71671998000100006 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do ensino de enfermagem dentro de uma proposta emancipadoraAvaliação educacionalAvaliação emancipadoraNa intenção de oferecer novas tecnologias de ensino, o Curso de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará vem integrando os cursos de graduação e pós-graduação. O estudo objetivou avaliar uma disciplina do Curso de Graduação em Enfermagem, numa visão crítica e transformadora. A metodologia utilizada envolve o paradigma de avaliação emancipadora de SAUL (1995), contemplando três momentos: descrição da realidade, crítica da realidade e construção coletiva. Os resultados mais significativos foram: que o conteúdo seja compatível com a carga horária, com renovação metodológica e descentralização da avaliação. Concluíu-se o estudo percebendo como ponto crítico do ensino-aprendizagem a deficiência metodológica adotada na disciplina. Tem-se a certeza de que esta investigação traz contribuições para a relação ensino-aprendizagem na qual professor e aluno sejam sujeitos do processo, eliminando, assim, a posição do aluno de mero objeto manipulado pelo sistema e copiadores da cópia.Associação Brasileira de Enfermagem1998-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671998000100006Revista Brasileira de Enfermagem v.51 n.1 1998reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71671998000100006info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Maria Francelina dosLima,Maria de Fátima CavalcanteBarroso,Maria Grasiela Teixeirapor2014-11-06T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71671998000100006Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2014-11-06T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do ensino de enfermagem dentro de uma proposta emancipadora |
title |
Avaliação do ensino de enfermagem dentro de uma proposta emancipadora |
spellingShingle |
Avaliação do ensino de enfermagem dentro de uma proposta emancipadora Santos,Maria Francelina dos Avaliação educacional Avaliação emancipadora |
title_short |
Avaliação do ensino de enfermagem dentro de uma proposta emancipadora |
title_full |
Avaliação do ensino de enfermagem dentro de uma proposta emancipadora |
title_fullStr |
Avaliação do ensino de enfermagem dentro de uma proposta emancipadora |
title_full_unstemmed |
Avaliação do ensino de enfermagem dentro de uma proposta emancipadora |
title_sort |
Avaliação do ensino de enfermagem dentro de uma proposta emancipadora |
author |
Santos,Maria Francelina dos |
author_facet |
Santos,Maria Francelina dos Lima,Maria de Fátima Cavalcante Barroso,Maria Grasiela Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Lima,Maria de Fátima Cavalcante Barroso,Maria Grasiela Teixeira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Maria Francelina dos Lima,Maria de Fátima Cavalcante Barroso,Maria Grasiela Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Avaliação emancipadora |
topic |
Avaliação educacional Avaliação emancipadora |
description |
Na intenção de oferecer novas tecnologias de ensino, o Curso de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará vem integrando os cursos de graduação e pós-graduação. O estudo objetivou avaliar uma disciplina do Curso de Graduação em Enfermagem, numa visão crítica e transformadora. A metodologia utilizada envolve o paradigma de avaliação emancipadora de SAUL (1995), contemplando três momentos: descrição da realidade, crítica da realidade e construção coletiva. Os resultados mais significativos foram: que o conteúdo seja compatível com a carga horária, com renovação metodológica e descentralização da avaliação. Concluíu-se o estudo percebendo como ponto crítico do ensino-aprendizagem a deficiência metodológica adotada na disciplina. Tem-se a certeza de que esta investigação traz contribuições para a relação ensino-aprendizagem na qual professor e aluno sejam sujeitos do processo, eliminando, assim, a posição do aluno de mero objeto manipulado pelo sistema e copiadores da cópia. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671998000100006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671998000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71671998000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.51 n.1 1998 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303025390813184 |