Avaliação do ensino de enfermagem dentro de uma proposta emancipadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Maria Francelina dos
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Lima,Maria de Fátima Cavalcante, Barroso,Maria Grasiela Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671998000100006
Resumo: Na intenção de oferecer novas tecnologias de ensino, o Curso de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará vem integrando os cursos de graduação e pós-graduação. O estudo objetivou avaliar uma disciplina do Curso de Graduação em Enfermagem, numa visão crítica e transformadora. A metodologia utilizada envolve o paradigma de avaliação emancipadora de SAUL (1995), contemplando três momentos: descrição da realidade, crítica da realidade e construção coletiva. Os resultados mais significativos foram: que o conteúdo seja compatível com a carga horária, com renovação metodológica e descentralização da avaliação. Concluíu-se o estudo percebendo como ponto crítico do ensino-aprendizagem a deficiência metodológica adotada na disciplina. Tem-se a certeza de que esta investigação traz contribuições para a relação ensino-aprendizagem na qual professor e aluno sejam sujeitos do processo, eliminando, assim, a posição do aluno de mero objeto manipulado pelo sistema e copiadores da cópia.
id ABEN-1_f61684c56771e984985c1e23b48ed975
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71671998000100006
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação do ensino de enfermagem dentro de uma proposta emancipadoraAvaliação educacionalAvaliação emancipadoraNa intenção de oferecer novas tecnologias de ensino, o Curso de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará vem integrando os cursos de graduação e pós-graduação. O estudo objetivou avaliar uma disciplina do Curso de Graduação em Enfermagem, numa visão crítica e transformadora. A metodologia utilizada envolve o paradigma de avaliação emancipadora de SAUL (1995), contemplando três momentos: descrição da realidade, crítica da realidade e construção coletiva. Os resultados mais significativos foram: que o conteúdo seja compatível com a carga horária, com renovação metodológica e descentralização da avaliação. Concluíu-se o estudo percebendo como ponto crítico do ensino-aprendizagem a deficiência metodológica adotada na disciplina. Tem-se a certeza de que esta investigação traz contribuições para a relação ensino-aprendizagem na qual professor e aluno sejam sujeitos do processo, eliminando, assim, a posição do aluno de mero objeto manipulado pelo sistema e copiadores da cópia.Associação Brasileira de Enfermagem1998-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671998000100006Revista Brasileira de Enfermagem v.51 n.1 1998reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71671998000100006info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Maria Francelina dosLima,Maria de Fátima CavalcanteBarroso,Maria Grasiela Teixeirapor2014-11-06T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71671998000100006Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2014-11-06T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do ensino de enfermagem dentro de uma proposta emancipadora
title Avaliação do ensino de enfermagem dentro de uma proposta emancipadora
spellingShingle Avaliação do ensino de enfermagem dentro de uma proposta emancipadora
Santos,Maria Francelina dos
Avaliação educacional
Avaliação emancipadora
title_short Avaliação do ensino de enfermagem dentro de uma proposta emancipadora
title_full Avaliação do ensino de enfermagem dentro de uma proposta emancipadora
title_fullStr Avaliação do ensino de enfermagem dentro de uma proposta emancipadora
title_full_unstemmed Avaliação do ensino de enfermagem dentro de uma proposta emancipadora
title_sort Avaliação do ensino de enfermagem dentro de uma proposta emancipadora
author Santos,Maria Francelina dos
author_facet Santos,Maria Francelina dos
Lima,Maria de Fátima Cavalcante
Barroso,Maria Grasiela Teixeira
author_role author
author2 Lima,Maria de Fátima Cavalcante
Barroso,Maria Grasiela Teixeira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Maria Francelina dos
Lima,Maria de Fátima Cavalcante
Barroso,Maria Grasiela Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Avaliação emancipadora
topic Avaliação educacional
Avaliação emancipadora
description Na intenção de oferecer novas tecnologias de ensino, o Curso de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará vem integrando os cursos de graduação e pós-graduação. O estudo objetivou avaliar uma disciplina do Curso de Graduação em Enfermagem, numa visão crítica e transformadora. A metodologia utilizada envolve o paradigma de avaliação emancipadora de SAUL (1995), contemplando três momentos: descrição da realidade, crítica da realidade e construção coletiva. Os resultados mais significativos foram: que o conteúdo seja compatível com a carga horária, com renovação metodológica e descentralização da avaliação. Concluíu-se o estudo percebendo como ponto crítico do ensino-aprendizagem a deficiência metodológica adotada na disciplina. Tem-se a certeza de que esta investigação traz contribuições para a relação ensino-aprendizagem na qual professor e aluno sejam sujeitos do processo, eliminando, assim, a posição do aluno de mero objeto manipulado pelo sistema e copiadores da cópia.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671998000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671998000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71671998000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.51 n.1 1998
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303025390813184