A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9461
Resumo: O presente trabalho discute a formação de professores a partir dos pressupostos da educação emancipadora em Marx e Gramsci. Baseia-se na necessidade de se pensar a formação docente como esfera privilegiada de concretização de uma educação para a emancipação e autonomia do ser humano. Como concretização desta proposta, argumenta em favor da superação de um modelo de formação pautado na racionalidade técnica e na epistemologia da prática. Busca, ainda, investigar e compreender as concepções e práticas propostas nos projetos de formação desde a década de 1990, com a intencionalidade de, a partir daí, estruturar uma contraproposta na perspectiva da emancipação. O trabalho é fruto de reflexões de diferentes pesquisas que têm como objeto a relação teoria e prática na formação de professores. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_81357f1ce9b8a8f1665707a911a967d0
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9461
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadoraTeacher training in a critical-emancipation perspectiveLa formación de profesores en la perspectiva crítico-emancipadoraProfessores - formaçãoEducação emancipadoraPráxis (Filosofia)O presente trabalho discute a formação de professores a partir dos pressupostos da educação emancipadora em Marx e Gramsci. Baseia-se na necessidade de se pensar a formação docente como esfera privilegiada de concretização de uma educação para a emancipação e autonomia do ser humano. Como concretização desta proposta, argumenta em favor da superação de um modelo de formação pautado na racionalidade técnica e na epistemologia da prática. Busca, ainda, investigar e compreender as concepções e práticas propostas nos projetos de formação desde a década de 1990, com a intencionalidade de, a partir daí, estruturar uma contraproposta na perspectiva da emancipação. O trabalho é fruto de reflexões de diferentes pesquisas que têm como objeto a relação teoria e prática na formação de professores. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper discusses teachers training based on the assumptions of Marx and Gramsci’s “emancipating education”. It is based on the need to think about teacher’s training as a privileged sphere for the implementation of an education for the empowerment and autonomy human beings. It argues in favor of surpassing a model of teacher training centered on technical rationality and the epistemology of practice, as a way of materializing the aforementioned proposition. It also seeks to investigate and understand the conceptions and practices proposed in teacher-training projects since the 1990’s, based on which it intends to structure a counterproposal in a perspective of emancipation. This paper is the result of reflections from different research projects, the object of which is the relationship between theory and practice in teacher training. _______________________________________________________________________________ RESUMENEl presente trabajo discute la formación de profesores a partir de los presupuestos de la educación emancipadora en Marx y Gramsci. Se basa en la necesidad de pensarse la formación docente como esfera privilegiada de concretización de una educación para la emancipación y autonomía del ser humano. Como concretización de esta propuesta, argumenta a favor de la superación de un modelo de formación pautado en la racionalidad técnica e en la epistemología de la práctica. Busca también investigar y comprender las concepciones y prácticas propuestas en los proyectos de formación desde la década de 1990 con la intención, a partir de ahí, de estructurar una contrapropuesta bajo la perspectiva de la emancipación. El trabajo es fruto de reflexiones de diferentes investigaciones que tienen por objeto la relación teoría y práctica en la formación de profesores.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)2011-10-17T12:27:27Z2011-10-17T12:27:27Z2011-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora. Linhas Críticas, Brasília, v. 17, n. 32, p. 13-31, jan./abr. 2011. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3988/3364>. Acesso em: 22 ago. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9461Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-28T21:20:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/9461Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-28T21:20:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora
Teacher training in a critical-emancipation perspective
La formación de profesores en la perspectiva crítico-emancipadora
title A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora
spellingShingle A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora
Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Professores - formação
Educação emancipadora
Práxis (Filosofia)
title_short A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora
title_full A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora
title_fullStr A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora
title_full_unstemmed A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora
title_sort A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora
author Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
author_facet Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Educação emancipadora
Práxis (Filosofia)
topic Professores - formação
Educação emancipadora
Práxis (Filosofia)
description O presente trabalho discute a formação de professores a partir dos pressupostos da educação emancipadora em Marx e Gramsci. Baseia-se na necessidade de se pensar a formação docente como esfera privilegiada de concretização de uma educação para a emancipação e autonomia do ser humano. Como concretização desta proposta, argumenta em favor da superação de um modelo de formação pautado na racionalidade técnica e na epistemologia da prática. Busca, ainda, investigar e compreender as concepções e práticas propostas nos projetos de formação desde a década de 1990, com a intencionalidade de, a partir daí, estruturar uma contraproposta na perspectiva da emancipação. O trabalho é fruto de reflexões de diferentes pesquisas que têm como objeto a relação teoria e prática na formação de professores. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-17T12:27:27Z
2011-10-17T12:27:27Z
2011-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora. Linhas Críticas, Brasília, v. 17, n. 32, p. 13-31, jan./abr. 2011. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3988/3364>. Acesso em: 22 ago. 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9461
identifier_str_mv SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora. Linhas Críticas, Brasília, v. 17, n. 32, p. 13-31, jan./abr. 2011. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3988/3364>. Acesso em: 22 ago. 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508347386232832