Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Lígia Noemia Parlandin de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nascimento, Liliane Silva do, Brandão, Gustavo Antônio Martins, Magalhães, Ana Carla Carvalho de, Pontes, Flávia Sirotheau Correa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ABENO (Online)
Texto Completo: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/128
Resumo: Atualmente, discute-se muito sobre a importância e qualidade do ensino à distância nas universidades do Brasil. O avanço das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) no contexto dos sistemas educacionais de ensino superior determina uma crescente demanda por formação continuada,tanto na modalidade de ensino presencial quanto na Educação a Distância (EaD). A inclusão das TICs nos currículos constitui uma forma de estimular, potencializare aprimorar seu uso. Este estudo objetivou identificar a percepção dos alunos de graduação e pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal do Pará acerca de EaD e o uso das TICs durante sua formação acadêmica. Aplicou-se um questionário autoexplicativo com oito questões objetivas a 166 discentes no ano de 2012. Os resultados foramorganizados e analisados em planilhas do Microsoft Excell®. Conclui-se que as Tecnologias da Informação e Comunicação são tidas como uma importante ferramenta na aprendizagem dos discentes. Apesar disso, a grande maioria deles não as utiliza a favor da Educação a Distância, pois ainda não consegue compreender a finalidade desse tipo de ensino, mostrando pouco interesse pelo assunto.
id ABENO-2_31c0e5457cf2fa7db7db7957324b1c77
oai_identifier_str oai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/128
network_acronym_str ABENO-2
network_name_str Revista da ABENO (Online)
repository_id_str
spelling Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discenteEducação à distância. Tecnologia da informação. Educação em Odontologia.Atualmente, discute-se muito sobre a importância e qualidade do ensino à distância nas universidades do Brasil. O avanço das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) no contexto dos sistemas educacionais de ensino superior determina uma crescente demanda por formação continuada,tanto na modalidade de ensino presencial quanto na Educação a Distância (EaD). A inclusão das TICs nos currículos constitui uma forma de estimular, potencializare aprimorar seu uso. Este estudo objetivou identificar a percepção dos alunos de graduação e pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal do Pará acerca de EaD e o uso das TICs durante sua formação acadêmica. Aplicou-se um questionário autoexplicativo com oito questões objetivas a 166 discentes no ano de 2012. Os resultados foramorganizados e analisados em planilhas do Microsoft Excell®. Conclui-se que as Tecnologias da Informação e Comunicação são tidas como uma importante ferramenta na aprendizagem dos discentes. Apesar disso, a grande maioria deles não as utiliza a favor da Educação a Distância, pois ainda não consegue compreender a finalidade desse tipo de ensino, mostrando pouco interesse pelo assunto.Associação Brasileira de Ensino Odontológico2014-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/12810.30979/rev.abeno.v12i2.128Revista da ABENO; Vol. 12 No. 2 (2012); 227-232Revista da ABENO; Vol. 12 Núm. 2 (2012); 227-232Revista da ABENO; v. 12 n. 2 (2012); 227-2322595-02741679-5954reponame:Revista da ABENO (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)instacron:ABENOporhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/128/119Copyright (c) 2014 Revista da ABENOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSales, Lígia Noemia Parlandin deNascimento, Liliane Silva doBrandão, Gustavo Antônio MartinsMagalhães, Ana Carla Carvalho dePontes, Flávia Sirotheau Correa2014-05-10T03:19:03Zoai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/128Revistahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/indexONGhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/oairevabeno@gmail.com2595-02741679-5954opendoar:2023-01-13T09:47:52.278743Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente
title Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente
spellingShingle Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente
Sales, Lígia Noemia Parlandin de
Educação à distância. Tecnologia da informação. Educação em Odontologia.
title_short Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente
title_full Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente
title_fullStr Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente
title_full_unstemmed Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente
title_sort Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente
author Sales, Lígia Noemia Parlandin de
author_facet Sales, Lígia Noemia Parlandin de
Nascimento, Liliane Silva do
Brandão, Gustavo Antônio Martins
Magalhães, Ana Carla Carvalho de
Pontes, Flávia Sirotheau Correa
author_role author
author2 Nascimento, Liliane Silva do
Brandão, Gustavo Antônio Martins
Magalhães, Ana Carla Carvalho de
Pontes, Flávia Sirotheau Correa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Lígia Noemia Parlandin de
Nascimento, Liliane Silva do
Brandão, Gustavo Antônio Martins
Magalhães, Ana Carla Carvalho de
Pontes, Flávia Sirotheau Correa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação à distância. Tecnologia da informação. Educação em Odontologia.
topic Educação à distância. Tecnologia da informação. Educação em Odontologia.
description Atualmente, discute-se muito sobre a importância e qualidade do ensino à distância nas universidades do Brasil. O avanço das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) no contexto dos sistemas educacionais de ensino superior determina uma crescente demanda por formação continuada,tanto na modalidade de ensino presencial quanto na Educação a Distância (EaD). A inclusão das TICs nos currículos constitui uma forma de estimular, potencializare aprimorar seu uso. Este estudo objetivou identificar a percepção dos alunos de graduação e pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal do Pará acerca de EaD e o uso das TICs durante sua formação acadêmica. Aplicou-se um questionário autoexplicativo com oito questões objetivas a 166 discentes no ano de 2012. Os resultados foramorganizados e analisados em planilhas do Microsoft Excell®. Conclui-se que as Tecnologias da Informação e Comunicação são tidas como uma importante ferramenta na aprendizagem dos discentes. Apesar disso, a grande maioria deles não as utiliza a favor da Educação a Distância, pois ainda não consegue compreender a finalidade desse tipo de ensino, mostrando pouco interesse pelo assunto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/128
10.30979/rev.abeno.v12i2.128
url https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/128
identifier_str_mv 10.30979/rev.abeno.v12i2.128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/128/119
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista da ABENO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista da ABENO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino Odontológico
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino Odontológico
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ABENO; Vol. 12 No. 2 (2012); 227-232
Revista da ABENO; Vol. 12 Núm. 2 (2012); 227-232
Revista da ABENO; v. 12 n. 2 (2012); 227-232
2595-0274
1679-5954
reponame:Revista da ABENO (Online)
instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
instacron:ABENO
instname_str Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
instacron_str ABENO
institution ABENO
reponame_str Revista da ABENO (Online)
collection Revista da ABENO (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
repository.mail.fl_str_mv revabeno@gmail.com
_version_ 1797051145616621568