Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ABENO (Online) |
Texto Completo: | https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/128 |
Resumo: | Atualmente, discute-se muito sobre a importância e qualidade do ensino à distância nas universidades do Brasil. O avanço das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) no contexto dos sistemas educacionais de ensino superior determina uma crescente demanda por formação continuada,tanto na modalidade de ensino presencial quanto na Educação a Distância (EaD). A inclusão das TICs nos currículos constitui uma forma de estimular, potencializare aprimorar seu uso. Este estudo objetivou identificar a percepção dos alunos de graduação e pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal do Pará acerca de EaD e o uso das TICs durante sua formação acadêmica. Aplicou-se um questionário autoexplicativo com oito questões objetivas a 166 discentes no ano de 2012. Os resultados foramorganizados e analisados em planilhas do Microsoft Excell®. Conclui-se que as Tecnologias da Informação e Comunicação são tidas como uma importante ferramenta na aprendizagem dos discentes. Apesar disso, a grande maioria deles não as utiliza a favor da Educação a Distância, pois ainda não consegue compreender a finalidade desse tipo de ensino, mostrando pouco interesse pelo assunto. |
id |
ABENO-2_31c0e5457cf2fa7db7db7957324b1c77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/128 |
network_acronym_str |
ABENO-2 |
network_name_str |
Revista da ABENO (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discenteEducação à distância. Tecnologia da informação. Educação em Odontologia.Atualmente, discute-se muito sobre a importância e qualidade do ensino à distância nas universidades do Brasil. O avanço das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) no contexto dos sistemas educacionais de ensino superior determina uma crescente demanda por formação continuada,tanto na modalidade de ensino presencial quanto na Educação a Distância (EaD). A inclusão das TICs nos currículos constitui uma forma de estimular, potencializare aprimorar seu uso. Este estudo objetivou identificar a percepção dos alunos de graduação e pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal do Pará acerca de EaD e o uso das TICs durante sua formação acadêmica. Aplicou-se um questionário autoexplicativo com oito questões objetivas a 166 discentes no ano de 2012. Os resultados foramorganizados e analisados em planilhas do Microsoft Excell®. Conclui-se que as Tecnologias da Informação e Comunicação são tidas como uma importante ferramenta na aprendizagem dos discentes. Apesar disso, a grande maioria deles não as utiliza a favor da Educação a Distância, pois ainda não consegue compreender a finalidade desse tipo de ensino, mostrando pouco interesse pelo assunto.Associação Brasileira de Ensino Odontológico2014-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/12810.30979/rev.abeno.v12i2.128Revista da ABENO; Vol. 12 No. 2 (2012); 227-232Revista da ABENO; Vol. 12 Núm. 2 (2012); 227-232Revista da ABENO; v. 12 n. 2 (2012); 227-2322595-02741679-5954reponame:Revista da ABENO (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)instacron:ABENOporhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/128/119Copyright (c) 2014 Revista da ABENOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSales, Lígia Noemia Parlandin deNascimento, Liliane Silva doBrandão, Gustavo Antônio MartinsMagalhães, Ana Carla Carvalho dePontes, Flávia Sirotheau Correa2014-05-10T03:19:03Zoai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/128Revistahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/indexONGhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/oairevabeno@gmail.com2595-02741679-5954opendoar:2023-01-13T09:47:52.278743Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente |
title |
Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente |
spellingShingle |
Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente Sales, Lígia Noemia Parlandin de Educação à distância. Tecnologia da informação. Educação em Odontologia. |
title_short |
Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente |
title_full |
Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente |
title_fullStr |
Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente |
title_full_unstemmed |
Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente |
title_sort |
Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente |
author |
Sales, Lígia Noemia Parlandin de |
author_facet |
Sales, Lígia Noemia Parlandin de Nascimento, Liliane Silva do Brandão, Gustavo Antônio Martins Magalhães, Ana Carla Carvalho de Pontes, Flávia Sirotheau Correa |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Liliane Silva do Brandão, Gustavo Antônio Martins Magalhães, Ana Carla Carvalho de Pontes, Flávia Sirotheau Correa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales, Lígia Noemia Parlandin de Nascimento, Liliane Silva do Brandão, Gustavo Antônio Martins Magalhães, Ana Carla Carvalho de Pontes, Flávia Sirotheau Correa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação à distância. Tecnologia da informação. Educação em Odontologia. |
topic |
Educação à distância. Tecnologia da informação. Educação em Odontologia. |
description |
Atualmente, discute-se muito sobre a importância e qualidade do ensino à distância nas universidades do Brasil. O avanço das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) no contexto dos sistemas educacionais de ensino superior determina uma crescente demanda por formação continuada,tanto na modalidade de ensino presencial quanto na Educação a Distância (EaD). A inclusão das TICs nos currículos constitui uma forma de estimular, potencializare aprimorar seu uso. Este estudo objetivou identificar a percepção dos alunos de graduação e pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal do Pará acerca de EaD e o uso das TICs durante sua formação acadêmica. Aplicou-se um questionário autoexplicativo com oito questões objetivas a 166 discentes no ano de 2012. Os resultados foramorganizados e analisados em planilhas do Microsoft Excell®. Conclui-se que as Tecnologias da Informação e Comunicação são tidas como uma importante ferramenta na aprendizagem dos discentes. Apesar disso, a grande maioria deles não as utiliza a favor da Educação a Distância, pois ainda não consegue compreender a finalidade desse tipo de ensino, mostrando pouco interesse pelo assunto. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/128 10.30979/rev.abeno.v12i2.128 |
url |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/128 |
identifier_str_mv |
10.30979/rev.abeno.v12i2.128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/128/119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista da ABENO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista da ABENO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da ABENO; Vol. 12 No. 2 (2012); 227-232 Revista da ABENO; Vol. 12 Núm. 2 (2012); 227-232 Revista da ABENO; v. 12 n. 2 (2012); 227-232 2595-0274 1679-5954 reponame:Revista da ABENO (Online) instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) instacron:ABENO |
instname_str |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) |
instacron_str |
ABENO |
institution |
ABENO |
reponame_str |
Revista da ABENO (Online) |
collection |
Revista da ABENO (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revabeno@gmail.com |
_version_ |
1797051145616621568 |