Avaliação diagnóstica: uma ferramenta para avaliar a evolução do desempenho dos alunos do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Geraldo Magela
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Arantes, Diele Carine Barreto, Giovannini, José Flávio Batista Gabrich, Amorim, Júnia Noronha Carvalhais, Mendonça, Santuza Maria de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ABENO (Online)
Texto Completo: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/116
Resumo: Para a melhoria da qualidade da educação superior e a orientação da expansão do número de Instituições de Ensino Superior (IESs), criou-se, em 14 de abril de 2004, o SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, que representou um avanço significativo na avaliação dos cursos e das IESs, na medida em que permitiu estabelecer padrõesde qualidade para a educação superior. O aprimoramentodo processo avaliativo apresenta forte tendência para a busca de consonância entre o olhar do avaliador e os objetivos propostos pelo Projeto Pedagógico do curso a ser avaliado. Esse aprimoramento motiva a criação de ferramentas internas que contemplem as particularidades de cada curso e visema excelência no processo formativo do discente. Baseado nessas necessidades, a Comissão de Avaliação do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva elaborou um instrumento para avaliação da evolução do desempenho dos discentes. Essa ferramenta, composta por questões de memorização, análise de dados e elaboração de raciocínios,procurou abranger os diferentes momentos do curso, contemplando conteúdos de conhecimentos básicos,técnicos e articulados. Nesse artigo são apresentadasanálises detalhadas dos resultados da avaliação diagnóstica. Constatou-se que a avaliação proporciona contínuo aperfeiçoamento e produz conhecimento que alicerça as tomadas de decisões pelo Núcleo Docente Estruturante. Dentro desse contexto, a Ferramenta Diagnóstica do curso deOdontologia se torna fundamental para o alcance da excelência no processo formativo do discente.
id ABENO-2_357aaed228d48b9759e304a4b01cd5e9
oai_identifier_str oai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/116
network_acronym_str ABENO-2
network_name_str Revista da ABENO (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação diagnóstica: uma ferramenta para avaliar a evolução do desempenho dos alunos do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton PaivaEducação em Odontologia. Ensino. Avaliação Educacional.Para a melhoria da qualidade da educação superior e a orientação da expansão do número de Instituições de Ensino Superior (IESs), criou-se, em 14 de abril de 2004, o SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, que representou um avanço significativo na avaliação dos cursos e das IESs, na medida em que permitiu estabelecer padrõesde qualidade para a educação superior. O aprimoramentodo processo avaliativo apresenta forte tendência para a busca de consonância entre o olhar do avaliador e os objetivos propostos pelo Projeto Pedagógico do curso a ser avaliado. Esse aprimoramento motiva a criação de ferramentas internas que contemplem as particularidades de cada curso e visema excelência no processo formativo do discente. Baseado nessas necessidades, a Comissão de Avaliação do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva elaborou um instrumento para avaliação da evolução do desempenho dos discentes. Essa ferramenta, composta por questões de memorização, análise de dados e elaboração de raciocínios,procurou abranger os diferentes momentos do curso, contemplando conteúdos de conhecimentos básicos,técnicos e articulados. Nesse artigo são apresentadasanálises detalhadas dos resultados da avaliação diagnóstica. Constatou-se que a avaliação proporciona contínuo aperfeiçoamento e produz conhecimento que alicerça as tomadas de decisões pelo Núcleo Docente Estruturante. Dentro desse contexto, a Ferramenta Diagnóstica do curso deOdontologia se torna fundamental para o alcance da excelência no processo formativo do discente.Associação Brasileira de Ensino Odontológico2014-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/11610.30979/rev.abeno.v12i2.116Revista da ABENO; Vol. 12 No. 2 (2012); 142-146Revista da ABENO; Vol. 12 Núm. 2 (2012); 142-146Revista da ABENO; v. 12 n. 2 (2012); 142-1462595-02741679-5954reponame:Revista da ABENO (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)instacron:ABENOporhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/116/107Copyright (c) 2014 Revista da ABENOinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Geraldo MagelaArantes, Diele Carine BarretoGiovannini, José Flávio Batista GabrichAmorim, Júnia Noronha CarvalhaisMendonça, Santuza Maria de Souza2014-05-10T03:19:03Zoai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/116Revistahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/indexONGhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/oairevabeno@gmail.com2595-02741679-5954opendoar:2023-01-13T09:47:51.696630Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação diagnóstica: uma ferramenta para avaliar a evolução do desempenho dos alunos do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva
title Avaliação diagnóstica: uma ferramenta para avaliar a evolução do desempenho dos alunos do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva
spellingShingle Avaliação diagnóstica: uma ferramenta para avaliar a evolução do desempenho dos alunos do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva
Pereira, Geraldo Magela
Educação em Odontologia. Ensino. Avaliação Educacional.
title_short Avaliação diagnóstica: uma ferramenta para avaliar a evolução do desempenho dos alunos do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva
title_full Avaliação diagnóstica: uma ferramenta para avaliar a evolução do desempenho dos alunos do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva
title_fullStr Avaliação diagnóstica: uma ferramenta para avaliar a evolução do desempenho dos alunos do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva
title_full_unstemmed Avaliação diagnóstica: uma ferramenta para avaliar a evolução do desempenho dos alunos do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva
title_sort Avaliação diagnóstica: uma ferramenta para avaliar a evolução do desempenho dos alunos do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva
author Pereira, Geraldo Magela
author_facet Pereira, Geraldo Magela
Arantes, Diele Carine Barreto
Giovannini, José Flávio Batista Gabrich
Amorim, Júnia Noronha Carvalhais
Mendonça, Santuza Maria de Souza
author_role author
author2 Arantes, Diele Carine Barreto
Giovannini, José Flávio Batista Gabrich
Amorim, Júnia Noronha Carvalhais
Mendonça, Santuza Maria de Souza
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Geraldo Magela
Arantes, Diele Carine Barreto
Giovannini, José Flávio Batista Gabrich
Amorim, Júnia Noronha Carvalhais
Mendonça, Santuza Maria de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Odontologia. Ensino. Avaliação Educacional.
topic Educação em Odontologia. Ensino. Avaliação Educacional.
description Para a melhoria da qualidade da educação superior e a orientação da expansão do número de Instituições de Ensino Superior (IESs), criou-se, em 14 de abril de 2004, o SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, que representou um avanço significativo na avaliação dos cursos e das IESs, na medida em que permitiu estabelecer padrõesde qualidade para a educação superior. O aprimoramentodo processo avaliativo apresenta forte tendência para a busca de consonância entre o olhar do avaliador e os objetivos propostos pelo Projeto Pedagógico do curso a ser avaliado. Esse aprimoramento motiva a criação de ferramentas internas que contemplem as particularidades de cada curso e visema excelência no processo formativo do discente. Baseado nessas necessidades, a Comissão de Avaliação do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva elaborou um instrumento para avaliação da evolução do desempenho dos discentes. Essa ferramenta, composta por questões de memorização, análise de dados e elaboração de raciocínios,procurou abranger os diferentes momentos do curso, contemplando conteúdos de conhecimentos básicos,técnicos e articulados. Nesse artigo são apresentadasanálises detalhadas dos resultados da avaliação diagnóstica. Constatou-se que a avaliação proporciona contínuo aperfeiçoamento e produz conhecimento que alicerça as tomadas de decisões pelo Núcleo Docente Estruturante. Dentro desse contexto, a Ferramenta Diagnóstica do curso deOdontologia se torna fundamental para o alcance da excelência no processo formativo do discente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/116
10.30979/rev.abeno.v12i2.116
url https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/116
identifier_str_mv 10.30979/rev.abeno.v12i2.116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/116/107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista da ABENO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista da ABENO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino Odontológico
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino Odontológico
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ABENO; Vol. 12 No. 2 (2012); 142-146
Revista da ABENO; Vol. 12 Núm. 2 (2012); 142-146
Revista da ABENO; v. 12 n. 2 (2012); 142-146
2595-0274
1679-5954
reponame:Revista da ABENO (Online)
instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
instacron:ABENO
instname_str Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
instacron_str ABENO
institution ABENO
reponame_str Revista da ABENO (Online)
collection Revista da ABENO (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
repository.mail.fl_str_mv revabeno@gmail.com
_version_ 1797051145592504321