Perspectiva do ensino odontológico na ótica do discente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense: novas diretrizes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Camila de Siqueira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nadaes, Mariana Rocha, Senna, Marcos Antônio Albuquerque da, Gouvêa, Mônica Villela, Dias, Natasha Moreira, Sirimarco, Priscila Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ABENO (Online)
Texto Completo: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/129
Resumo: Após o movimento da reforma Sanitária no Brasil e a Implantação do Sistema Único de Saúde através da constituição de 1988, diversas mudanças foram observadas no cenário da saúde do país. Contudo, algumasescolas de Odontologia não acompanharam essas transformações, mantendo até então um currículo defasado. O presente estudo buscou analisar a percepçãodos alunos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (FOUFF) no ano de 2008 com relação à atual grade curricular. De um total de 102 estudantes, 43 (42,2%) acham ruim a atual grade curricular, enquanto 55 (53,9%) consideram boa, e apenas 4 (3,9%) consideram ótima. Já de um total de 111 alunos, 82 (73,9%) acreditam na necessidade de mudança do atual currículo oferecido pela Faculdade, enquanto apenas 2 (1,8%) não acham necessária a mudança e 27 (24,3%) não souberam opinar. 
id ABENO-2_a5493a6fa2f6cf2bfbb76ef9b96b27f8
oai_identifier_str oai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/129
network_acronym_str ABENO-2
network_name_str Revista da ABENO (Online)
repository_id_str
spelling Perspectiva do ensino odontológico na ótica do discente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense: novas diretrizesMudança Curricular. Ensino. Faculdade de Odontologia.Após o movimento da reforma Sanitária no Brasil e a Implantação do Sistema Único de Saúde através da constituição de 1988, diversas mudanças foram observadas no cenário da saúde do país. Contudo, algumasescolas de Odontologia não acompanharam essas transformações, mantendo até então um currículo defasado. O presente estudo buscou analisar a percepçãodos alunos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (FOUFF) no ano de 2008 com relação à atual grade curricular. De um total de 102 estudantes, 43 (42,2%) acham ruim a atual grade curricular, enquanto 55 (53,9%) consideram boa, e apenas 4 (3,9%) consideram ótima. Já de um total de 111 alunos, 82 (73,9%) acreditam na necessidade de mudança do atual currículo oferecido pela Faculdade, enquanto apenas 2 (1,8%) não acham necessária a mudança e 27 (24,3%) não souberam opinar. Associação Brasileira de Ensino Odontológico2014-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/12910.30979/rev.abeno.v12i2.129Revista da ABENO; Vol. 12 No. 2 (2012); 233-239Revista da ABENO; Vol. 12 Núm. 2 (2012); 233-239Revista da ABENO; v. 12 n. 2 (2012); 233-2392595-02741679-5954reponame:Revista da ABENO (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)instacron:ABENOporhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/129/120Copyright (c) 2014 Revista da ABENOinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Camila de SiqueiraNadaes, Mariana RochaSenna, Marcos Antônio Albuquerque daGouvêa, Mônica VillelaDias, Natasha MoreiraSirimarco, Priscila Nogueira2014-05-10T03:19:03Zoai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/129Revistahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/indexONGhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/oairevabeno@gmail.com2595-02741679-5954opendoar:2023-01-13T09:47:52.329914Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectiva do ensino odontológico na ótica do discente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense: novas diretrizes
title Perspectiva do ensino odontológico na ótica do discente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense: novas diretrizes
spellingShingle Perspectiva do ensino odontológico na ótica do discente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense: novas diretrizes
Gomes, Camila de Siqueira
Mudança Curricular. Ensino. Faculdade de Odontologia.
title_short Perspectiva do ensino odontológico na ótica do discente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense: novas diretrizes
title_full Perspectiva do ensino odontológico na ótica do discente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense: novas diretrizes
title_fullStr Perspectiva do ensino odontológico na ótica do discente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense: novas diretrizes
title_full_unstemmed Perspectiva do ensino odontológico na ótica do discente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense: novas diretrizes
title_sort Perspectiva do ensino odontológico na ótica do discente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense: novas diretrizes
author Gomes, Camila de Siqueira
author_facet Gomes, Camila de Siqueira
Nadaes, Mariana Rocha
Senna, Marcos Antônio Albuquerque da
Gouvêa, Mônica Villela
Dias, Natasha Moreira
Sirimarco, Priscila Nogueira
author_role author
author2 Nadaes, Mariana Rocha
Senna, Marcos Antônio Albuquerque da
Gouvêa, Mônica Villela
Dias, Natasha Moreira
Sirimarco, Priscila Nogueira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Camila de Siqueira
Nadaes, Mariana Rocha
Senna, Marcos Antônio Albuquerque da
Gouvêa, Mônica Villela
Dias, Natasha Moreira
Sirimarco, Priscila Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Mudança Curricular. Ensino. Faculdade de Odontologia.
topic Mudança Curricular. Ensino. Faculdade de Odontologia.
description Após o movimento da reforma Sanitária no Brasil e a Implantação do Sistema Único de Saúde através da constituição de 1988, diversas mudanças foram observadas no cenário da saúde do país. Contudo, algumasescolas de Odontologia não acompanharam essas transformações, mantendo até então um currículo defasado. O presente estudo buscou analisar a percepçãodos alunos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (FOUFF) no ano de 2008 com relação à atual grade curricular. De um total de 102 estudantes, 43 (42,2%) acham ruim a atual grade curricular, enquanto 55 (53,9%) consideram boa, e apenas 4 (3,9%) consideram ótima. Já de um total de 111 alunos, 82 (73,9%) acreditam na necessidade de mudança do atual currículo oferecido pela Faculdade, enquanto apenas 2 (1,8%) não acham necessária a mudança e 27 (24,3%) não souberam opinar. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/129
10.30979/rev.abeno.v12i2.129
url https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/129
identifier_str_mv 10.30979/rev.abeno.v12i2.129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/129/120
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista da ABENO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista da ABENO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino Odontológico
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino Odontológico
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ABENO; Vol. 12 No. 2 (2012); 233-239
Revista da ABENO; Vol. 12 Núm. 2 (2012); 233-239
Revista da ABENO; v. 12 n. 2 (2012); 233-239
2595-0274
1679-5954
reponame:Revista da ABENO (Online)
instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
instacron:ABENO
instname_str Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
instacron_str ABENO
institution ABENO
reponame_str Revista da ABENO (Online)
collection Revista da ABENO (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
repository.mail.fl_str_mv revabeno@gmail.com
_version_ 1797051145618718720