Análise da satisfação do paciente com o atendimento odontológico na Clínica de Odontologia da Universidade de Franca
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ABENO (Online) |
Texto Completo: | https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/24 |
Resumo: | Para a formação dos cirugiões-dentistas, é de grande importância o atendimento de pacientes durante o período de graduação, por isso, algumas Faculdades oferecem atendimento gratuito a pacientes sob a supervisão de um professor. Muitas avaliações são realizadas para verificar a qualidade do atendimento, no entanto, deixam de lado a visão dos pacientes que exercem um papel fundamental. Tendo em vista a importância do usuário para o processo de ensinoaprendizagem, o objetivo desse trabalho foi avaliar asatisfação dos pacientes com o serviço odontológico prestado pelas clínicas na Universidade de Franca, para assim poder analisar os aspectos do atendimento, e desenvolver novos métodos visando propiciar ao paciente um atendimento adequado e de qualidade. Foram entrevistados 81 pacientes, com o auxílio de um questionário proposto por Davies e Ware Jr. (1982) e adaptado para esta pesquisa, sendo compostaspor 18 questões que permitiram avaliar o acesso, disponibilidade ou conveniência, custo, continuidade, satisfação geral, controle da dor, qualidade, acesso total e índice de satisfação com o atendimento odontológico, através de uma regra de escores. Diante dos resultados apresentados, encontrou-se que a maioria das questões apresentou mais de 70% de respostas positivas, no entanto, o item relativo à satisfação geral, que engloba apenas uma pergunta, ondeo paciente diz se o atendimento poderia ser melhor, recebeu um percentual menor (56%). Pode-se concluir que os pacientes apresentaram-se parcialmente satisfeitos com o atendimento realizados pelas clínicas da Universidade de Franca. |
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Análise da satisfação do paciente com o atendimento odontológico na Clínica de Odontologia da Universidade de FrancaAvaliação de serviços. Faculdade de Odontologia. Satisfação.Para a formação dos cirugiões-dentistas, é de grande importância o atendimento de pacientes durante o período de graduação, por isso, algumas Faculdades oferecem atendimento gratuito a pacientes sob a supervisão de um professor. Muitas avaliações são realizadas para verificar a qualidade do atendimento, no entanto, deixam de lado a visão dos pacientes que exercem um papel fundamental. Tendo em vista a importância do usuário para o processo de ensinoaprendizagem, o objetivo desse trabalho foi avaliar asatisfação dos pacientes com o serviço odontológico prestado pelas clínicas na Universidade de Franca, para assim poder analisar os aspectos do atendimento, e desenvolver novos métodos visando propiciar ao paciente um atendimento adequado e de qualidade. Foram entrevistados 81 pacientes, com o auxílio de um questionário proposto por Davies e Ware Jr. (1982) e adaptado para esta pesquisa, sendo compostaspor 18 questões que permitiram avaliar o acesso, disponibilidade ou conveniência, custo, continuidade, satisfação geral, controle da dor, qualidade, acesso total e índice de satisfação com o atendimento odontológico, através de uma regra de escores. Diante dos resultados apresentados, encontrou-se que a maioria das questões apresentou mais de 70% de respostas positivas, no entanto, o item relativo à satisfação geral, que engloba apenas uma pergunta, ondeo paciente diz se o atendimento poderia ser melhor, recebeu um percentual menor (56%). Pode-se concluir que os pacientes apresentaram-se parcialmente satisfeitos com o atendimento realizados pelas clínicas da Universidade de Franca.Associação Brasileira de Ensino Odontológico2013-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/2410.30979/rev.abeno.v10i2.24Revista da ABENO; Vol. 10 No. 2 (2010); 72-78Revista da ABENO; Vol. 10 Núm. 2 (2010); 72-78Revista da ABENO; v. 10 n. 2 (2010); 72-782595-02741679-5954reponame:Revista da ABENO (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)instacron:ABENOporhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/24/24Copyright (c) 2014 Revista da ABENOinfo:eu-repo/semantics/openAccessToledo, Bruno Alves de SouzaCampos, Alessandra AparecidaLeite, Ronaldo Antônio2013-07-30T14:54:05Zoai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/24Revistahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/indexONGhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/oairevabeno@gmail.com2595-02741679-5954opendoar:2023-01-13T09:47:47.274532Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)false |
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