Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riani,Juliana de Lucena Ruas
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Rios-Neto,Eduardo Luiz Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de estudos de população (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982008000200004
Resumo: Na trajetória escolar das pessoas, vários fatores podem influenciar seu sucesso, entre os quais se destacam aqueles relacionados ao ambiente familiar e a disponibilidade e qualidade da infra-estrutura da escola e seus professores. No Brasil, a maioria dos trabalhos demonstra a grande importância da família na educação de seus filhos, indicando a forte estratificação educacional. Porém, resta saber como a qualidade da escola e dos seus docentes pode diminuir essa estratificação. Esse artigo busca investigar os determinantes do resultado educacional nos níveis de ensino fundamental e médio no Brasil, considerando fatores relacionados ao background familiar e a estrutura escolar dos municípios. Essa análise é importante por examinar quais fatores do perfil escolar dos municípios podem diminuir a importância do ambiente familiar, no sentido de reduzir a estratificação educacional, ou seja, a relação entre a trajetória escolar do indivíduo e sua origem social.
id ABEP-1_81559343f4b11f00589ddd404f718343
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-30982008000200004
network_acronym_str ABEP-1
network_name_str Revista brasileira de estudos de população (Online)
repository_id_str
spelling Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros?EducaçãoEstratificação educacionalNa trajetória escolar das pessoas, vários fatores podem influenciar seu sucesso, entre os quais se destacam aqueles relacionados ao ambiente familiar e a disponibilidade e qualidade da infra-estrutura da escola e seus professores. No Brasil, a maioria dos trabalhos demonstra a grande importância da família na educação de seus filhos, indicando a forte estratificação educacional. Porém, resta saber como a qualidade da escola e dos seus docentes pode diminuir essa estratificação. Esse artigo busca investigar os determinantes do resultado educacional nos níveis de ensino fundamental e médio no Brasil, considerando fatores relacionados ao background familiar e a estrutura escolar dos municípios. Essa análise é importante por examinar quais fatores do perfil escolar dos municípios podem diminuir a importância do ambiente familiar, no sentido de reduzir a estratificação educacional, ou seja, a relação entre a trajetória escolar do indivíduo e sua origem social.Associação Brasileira de Estudos Populacionais2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982008000200004Revista Brasileira de Estudos de População v.25 n.2 2008reponame:Revista brasileira de estudos de população (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)instacron:ABEP10.1590/S0102-30982008000200004info:eu-repo/semantics/openAccessRiani,Juliana de Lucena RuasRios-Neto,Eduardo Luiz Gonçalvespor2009-01-30T00:00:00Zoai:scielo:S0102-30982008000200004Revistahttps://rebep.org.br/revistahttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editora@rebep.org.br1980-55190102-3098opendoar:2009-01-30T00:00Revista brasileira de estudos de população (Online) - Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros?
title Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros?
spellingShingle Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros?
Riani,Juliana de Lucena Ruas
Educação
Estratificação educacional
title_short Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros?
title_full Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros?
title_fullStr Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros?
title_full_unstemmed Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros?
title_sort Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros?
author Riani,Juliana de Lucena Ruas
author_facet Riani,Juliana de Lucena Ruas
Rios-Neto,Eduardo Luiz Gonçalves
author_role author
author2 Rios-Neto,Eduardo Luiz Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Riani,Juliana de Lucena Ruas
Rios-Neto,Eduardo Luiz Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Estratificação educacional
topic Educação
Estratificação educacional
description Na trajetória escolar das pessoas, vários fatores podem influenciar seu sucesso, entre os quais se destacam aqueles relacionados ao ambiente familiar e a disponibilidade e qualidade da infra-estrutura da escola e seus professores. No Brasil, a maioria dos trabalhos demonstra a grande importância da família na educação de seus filhos, indicando a forte estratificação educacional. Porém, resta saber como a qualidade da escola e dos seus docentes pode diminuir essa estratificação. Esse artigo busca investigar os determinantes do resultado educacional nos níveis de ensino fundamental e médio no Brasil, considerando fatores relacionados ao background familiar e a estrutura escolar dos municípios. Essa análise é importante por examinar quais fatores do perfil escolar dos municípios podem diminuir a importância do ambiente familiar, no sentido de reduzir a estratificação educacional, ou seja, a relação entre a trajetória escolar do indivíduo e sua origem social.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982008000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982008000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-30982008000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Estudos Populacionais
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Estudos Populacionais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos de População v.25 n.2 2008
reponame:Revista brasileira de estudos de população (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)
instacron:ABEP
instname_str Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)
instacron_str ABEP
institution ABEP
reponame_str Revista brasileira de estudos de população (Online)
collection Revista brasileira de estudos de população (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de estudos de população (Online) - Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)
repository.mail.fl_str_mv ||editora@rebep.org.br
_version_ 1754302035846496256