Condições de vida e saúde de professoras da educação básica pública de Minas Gerais provedoras financeiras de suas famílias durante a pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa,Rose Elizabeth Cabral
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Jesus,Amanda Steffane Gomes de, Costa,Daniela Nogueira Fonseca, Santos,Elke Oliveira, Soares,Natália Costa, Jesus,Yessa Nathany Oliveira Netto de, Fonseca,Giovanni Campos, Assunção,Ada Ávila, Haikal,Desirée Sant’Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de estudos de população (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982022000100179
Resumo: Resumo Este artigo busca analisar diferenças nas condições de vida e saúde das professoras principais provedoras do domicílio em comparação às coprovedoras, durante a pandemia de Covid-19. Trata-se de estudo transversal realizado em 2020, por meio de formulário on-line enviado aos professores da rede estadual de Minas Gerais. A variável dependente foi ser ou não a principal provedora da família (principal provedora vs. coprovedora) e as independentes foram agrupadas em sociodemográficas, ocupacionais, situação de saúde e comportamentos. Analisaram-se dados somente das mulheres e estimou-se a regressão logística. Entre as 12.817 professoras participantes, 47,2% declararam-se principais provedoras. Dentre elas, observou-se predomínio de mulheres mais velhas, que viviam sem companheiro(a), com filhos(as) e, no geral, apresentavam características que retrataram pior condição socioeconômica, maior acúmulo de trabalho e comportamentos menos saudáveis. Os resultados permitiram identificar desvantagens nas condições de vida e saúde das professoras principais provedoras financeiras de suas famílias em comparação às coprovedoras.
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