Execução do PNAE durante a pandemia do COVID -19: oferta de alimentos
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48625 |
Resumo: | O distanciamento social e a restrição de certas atividades econômicas impostas pela doença COVID-19 no ano de 2020 foram medidas adotadas para a diminuição dos seus impactos no mundo. Diante disso, as aulas e atividades presenciais foram suspensas em toda a rede de ensino do Brasil. Uma das alternativas encontradas para a execução do PNAE no Brasil e manutenção da oferta de alimentos, mesmo com as escolas públicas fechadas, foi a entrega de kits alimentares. Portanto, esse trabalho tem como objetivo identificar os gêneros alimentícios, bem como a presença de alimentos da Agricultura Familiar, presentes nos kits distribuídos aos escolares durante o período de pandemia de COVID-19, nos municípios assessorados pelo CECANE/UFRN no ano de 2021 no Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa descritiva, que utilizou dados obtidos e disponibilizados pelo CECANE/UFRN para identificar a composição dos kits distribuídos aos escolares. Foi observada uma boa adesão dos responsáveis em adquirir os kits, sendo no mínimo 86% dos alunos contemplados nas 20 EEx analisadas. Com os registros fotográficos da distribuição dos kits aos responsáveis, foi possível verificar a embalagem utilizada para armazenar os alimentos distribuídos, a presença dos alimentos perecíveis e não perecíveis e de folhetos informativos. A maior parte dos alimentos que compõem os kits foram classificados como in natura ou minimamente processados, entretanto, foi observada a presença de alimentos ultraprocessados, tais como: biscoitos (salgados e doce), achocolatado em pó, Cremogema, farinha láctea, margarina e tempero completo. Das 20 EEx analisadas, apenas 4 EEx compraram os alimentos da agricultura familiar e Baía Formosa foi a única EEx que destinou 30% do valor total dos recursos repassados para o PNAE para alimentos da agricultura familiar. Conclui-se que as mudanças que ocorreram no funcionamento do PNAE foram de fundamental importância para auxiliar na complementação alimentar dos estudantes. Porém, os desafios encontrados, como a manutenção da compra da agricultura familiar, possivelmente geraram maior vulnerabilidade social das famílias que trabalham com a agricultura familiar, tendo em vista a escassa compra de seus produtos pelas EEx para o programa. |
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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição), Departamento de Nutrição, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48625Universidade Federal do Rio Grande do NorteNutriçãoUFRNBrasilDepartamento de NutriçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAlimentação escolarAgricultura familiarCOVID-19Execução do PNAE durante a pandemia do COVID -19: oferta de alimentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO distanciamento social e a restrição de certas atividades econômicas impostas pela doença COVID-19 no ano de 2020 foram medidas adotadas para a diminuição dos seus impactos no mundo. Diante disso, as aulas e atividades presenciais foram suspensas em toda a rede de ensino do Brasil. 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Com os registros fotográficos da distribuição dos kits aos responsáveis, foi possível verificar a embalagem utilizada para armazenar os alimentos distribuídos, a presença dos alimentos perecíveis e não perecíveis e de folhetos informativos. A maior parte dos alimentos que compõem os kits foram classificados como in natura ou minimamente processados, entretanto, foi observada a presença de alimentos ultraprocessados, tais como: biscoitos (salgados e doce), achocolatado em pó, Cremogema, farinha láctea, margarina e tempero completo. Das 20 EEx analisadas, apenas 4 EEx compraram os alimentos da agricultura familiar e Baía Formosa foi a única EEx que destinou 30% do valor total dos recursos repassados para o PNAE para alimentos da agricultura familiar. Conclui-se que as mudanças que ocorreram no funcionamento do PNAE foram de fundamental importância para auxiliar na complementação alimentar dos estudantes. 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