Condições de vida de famílias brasileiras: estimativa da insegurança alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo,Melissa Luciana de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nascimento,Diana Rodrigues, Lopes,Mariana Souza, Passos,Camila Mendes dos, Lopes,Aline Cristine Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de estudos de população (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982020000100152
Resumo: Resumo O artigo objetiva estudar a associação entre condições de vida das famílias brasileiras e a estimativa da insegurança alimentar (IA). Para tanto, foi realizado estudo transversal conduzido com dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (2008-2009), do IBGE, nas áreas rurais e urbanas. A estimativa da IA foi obtida a partir da pergunta: “das afirmativas a seguir, qual aquela que melhor descreve a quantidade de alimento consumido por sua família?”, quando a resposta foi “normalmente não é suficiente” ou “às vezes não é suficiente”. As condições de vida foram analisadas por variáveis econômicas, do domicílio e seu entorno. Modelos de regressão de Poisson com variância robusta, ajustados, foram construídos. Os resultados mostram que, dos 55.406 domicílios investigados, 39,4% foram classificados em IA, sendo que, na maioria deles, foi identificada dificuldade (93,9%) para levar a vida até o fim do mês com a renda disponível. Os valores de razão de prevalência, ajustados por renda mensal per capita, região e área, indicam que todos os aspectos econômicos e condições de vida insatisfatórias, bem como os problemas no domicílio e do entorno foram significativamente associados à IA. Conclui-se que é elevada a prevalência da estimativa da IA, sendo associada às condições de vida insatisfatórias das famílias. Portanto, revela-se a necessidade de implementar políticas públicas intersetoriais efetivas visando reduzir as desigualdades.
id ABEP-1_ba756134a69ef6a8b939d0698ae1e500
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-30982020000100152
network_acronym_str ABEP-1
network_name_str Revista brasileira de estudos de população (Online)
repository_id_str
spelling Condições de vida de famílias brasileiras: estimativa da insegurança alimentarPesquisa de Orçamento FamiliarInsegurança alimentarIniquidade socialCondição de vidaResumo O artigo objetiva estudar a associação entre condições de vida das famílias brasileiras e a estimativa da insegurança alimentar (IA). Para tanto, foi realizado estudo transversal conduzido com dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (2008-2009), do IBGE, nas áreas rurais e urbanas. A estimativa da IA foi obtida a partir da pergunta: “das afirmativas a seguir, qual aquela que melhor descreve a quantidade de alimento consumido por sua família?”, quando a resposta foi “normalmente não é suficiente” ou “às vezes não é suficiente”. As condições de vida foram analisadas por variáveis econômicas, do domicílio e seu entorno. Modelos de regressão de Poisson com variância robusta, ajustados, foram construídos. Os resultados mostram que, dos 55.406 domicílios investigados, 39,4% foram classificados em IA, sendo que, na maioria deles, foi identificada dificuldade (93,9%) para levar a vida até o fim do mês com a renda disponível. Os valores de razão de prevalência, ajustados por renda mensal per capita, região e área, indicam que todos os aspectos econômicos e condições de vida insatisfatórias, bem como os problemas no domicílio e do entorno foram significativamente associados à IA. Conclui-se que é elevada a prevalência da estimativa da IA, sendo associada às condições de vida insatisfatórias das famílias. Portanto, revela-se a necessidade de implementar políticas públicas intersetoriais efetivas visando reduzir as desigualdades.Associação Brasileira de Estudos Populacionais2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982020000100152Revista Brasileira de Estudos de População v.37 2020reponame:Revista brasileira de estudos de população (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)instacron:ABEP10.20947/s0102-3098a0110info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Melissa Luciana deNascimento,Diana RodriguesLopes,Mariana SouzaPassos,Camila Mendes dosLopes,Aline Cristine Souzapor2020-06-15T00:00:00Zoai:scielo:S0102-30982020000100152Revistahttps://rebep.org.br/revistahttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editora@rebep.org.br1980-55190102-3098opendoar:2020-06-15T00:00Revista brasileira de estudos de população (Online) - Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Condições de vida de famílias brasileiras: estimativa da insegurança alimentar
title Condições de vida de famílias brasileiras: estimativa da insegurança alimentar
spellingShingle Condições de vida de famílias brasileiras: estimativa da insegurança alimentar
Araújo,Melissa Luciana de
Pesquisa de Orçamento Familiar
Insegurança alimentar
Iniquidade social
Condição de vida
title_short Condições de vida de famílias brasileiras: estimativa da insegurança alimentar
title_full Condições de vida de famílias brasileiras: estimativa da insegurança alimentar
title_fullStr Condições de vida de famílias brasileiras: estimativa da insegurança alimentar
title_full_unstemmed Condições de vida de famílias brasileiras: estimativa da insegurança alimentar
title_sort Condições de vida de famílias brasileiras: estimativa da insegurança alimentar
author Araújo,Melissa Luciana de
author_facet Araújo,Melissa Luciana de
Nascimento,Diana Rodrigues
Lopes,Mariana Souza
Passos,Camila Mendes dos
Lopes,Aline Cristine Souza
author_role author
author2 Nascimento,Diana Rodrigues
Lopes,Mariana Souza
Passos,Camila Mendes dos
Lopes,Aline Cristine Souza
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo,Melissa Luciana de
Nascimento,Diana Rodrigues
Lopes,Mariana Souza
Passos,Camila Mendes dos
Lopes,Aline Cristine Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa de Orçamento Familiar
Insegurança alimentar
Iniquidade social
Condição de vida
topic Pesquisa de Orçamento Familiar
Insegurança alimentar
Iniquidade social
Condição de vida
description Resumo O artigo objetiva estudar a associação entre condições de vida das famílias brasileiras e a estimativa da insegurança alimentar (IA). Para tanto, foi realizado estudo transversal conduzido com dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (2008-2009), do IBGE, nas áreas rurais e urbanas. A estimativa da IA foi obtida a partir da pergunta: “das afirmativas a seguir, qual aquela que melhor descreve a quantidade de alimento consumido por sua família?”, quando a resposta foi “normalmente não é suficiente” ou “às vezes não é suficiente”. As condições de vida foram analisadas por variáveis econômicas, do domicílio e seu entorno. Modelos de regressão de Poisson com variância robusta, ajustados, foram construídos. Os resultados mostram que, dos 55.406 domicílios investigados, 39,4% foram classificados em IA, sendo que, na maioria deles, foi identificada dificuldade (93,9%) para levar a vida até o fim do mês com a renda disponível. Os valores de razão de prevalência, ajustados por renda mensal per capita, região e área, indicam que todos os aspectos econômicos e condições de vida insatisfatórias, bem como os problemas no domicílio e do entorno foram significativamente associados à IA. Conclui-se que é elevada a prevalência da estimativa da IA, sendo associada às condições de vida insatisfatórias das famílias. Portanto, revela-se a necessidade de implementar políticas públicas intersetoriais efetivas visando reduzir as desigualdades.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982020000100152
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982020000100152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.20947/s0102-3098a0110
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Estudos Populacionais
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Estudos Populacionais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos de População v.37 2020
reponame:Revista brasileira de estudos de população (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)
instacron:ABEP
instname_str Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)
instacron_str ABEP
institution ABEP
reponame_str Revista brasileira de estudos de população (Online)
collection Revista brasileira de estudos de população (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de estudos de população (Online) - Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)
repository.mail.fl_str_mv ||editora@rebep.org.br
_version_ 1754302037448720384