Questões contemporâneas: arte, educação e formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista dObra[s] |
Texto Completo: | https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/558 |
Resumo: | O texto pretende problematizar a incidência do conceito de formação (Bildung) na educação, particularmente nos discursos que incidem na relação entre arte e educação. Questiona a crença de um suposto poder transformador da arte, difundida na educação escolar e nos setores educativos de instituições culturais, como museus, institutos e fundações, em exposições e oficinas. Considera que a experiência estética da arte contemporânea exige a reproposição da concepção de formação, pondo em questão a ambiguidade da ênfase atribuída atualmente à criatividade no ensino de arte. |
id |
ABEPEM-2_30ec30401d1724e9adf3dc4eb9aeb58d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dobras.emnuvens.com.br:article/558 |
network_acronym_str |
ABEPEM-2 |
network_name_str |
Revista dObra[s] |
repository_id_str |
|
spelling |
Questões contemporâneas: arte, educação e formaçãoarte contemporâneaculturaeducaçãoformaçãocriatividade.O texto pretende problematizar a incidência do conceito de formação (Bildung) na educação, particularmente nos discursos que incidem na relação entre arte e educação. Questiona a crença de um suposto poder transformador da arte, difundida na educação escolar e nos setores educativos de instituições culturais, como museus, institutos e fundações, em exposições e oficinas. Considera que a experiência estética da arte contemporânea exige a reproposição da concepção de formação, pondo em questão a ambiguidade da ênfase atribuída atualmente à criatividade no ensino de arte.Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - Abepem2017-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/55810.26563/dobras.v10i21.558dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda; v. 10 n. 21 (2017); 124-1352358-00031982-0313reponame:Revista dObra[s]instname:Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)instacron:ABEPEMporhttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/558/453Copyright (c) 2020 Celso Favarettoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFavaretto, Celso2017-11-13T14:30:53Zoai:ojs.dobras.emnuvens.com.br:article/558Revistahttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/indexONGhttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/oaidobras.abepem@gmail.com2358-00031982-0313opendoar:2023-01-12T16:05:33.759396Revista dObra[s] - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questões contemporâneas: arte, educação e formação |
title |
Questões contemporâneas: arte, educação e formação |
spellingShingle |
Questões contemporâneas: arte, educação e formação Favaretto, Celso arte contemporânea cultura educação formação criatividade. |
title_short |
Questões contemporâneas: arte, educação e formação |
title_full |
Questões contemporâneas: arte, educação e formação |
title_fullStr |
Questões contemporâneas: arte, educação e formação |
title_full_unstemmed |
Questões contemporâneas: arte, educação e formação |
title_sort |
Questões contemporâneas: arte, educação e formação |
author |
Favaretto, Celso |
author_facet |
Favaretto, Celso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Favaretto, Celso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
arte contemporânea cultura educação formação criatividade. |
topic |
arte contemporânea cultura educação formação criatividade. |
description |
O texto pretende problematizar a incidência do conceito de formação (Bildung) na educação, particularmente nos discursos que incidem na relação entre arte e educação. Questiona a crença de um suposto poder transformador da arte, difundida na educação escolar e nos setores educativos de instituições culturais, como museus, institutos e fundações, em exposições e oficinas. Considera que a experiência estética da arte contemporânea exige a reproposição da concepção de formação, pondo em questão a ambiguidade da ênfase atribuída atualmente à criatividade no ensino de arte. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/558 10.26563/dobras.v10i21.558 |
url |
https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/558 |
identifier_str_mv |
10.26563/dobras.v10i21.558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/558/453 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Celso Favaretto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Celso Favaretto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - Abepem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - Abepem |
dc.source.none.fl_str_mv |
dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda; v. 10 n. 21 (2017); 124-135 2358-0003 1982-0313 reponame:Revista dObra[s] instname:Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem) instacron:ABEPEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem) |
instacron_str |
ABEPEM |
institution |
ABEPEM |
reponame_str |
Revista dObra[s] |
collection |
Revista dObra[s] |
repository.name.fl_str_mv |
Revista dObra[s] - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem) |
repository.mail.fl_str_mv |
dobras.abepem@gmail.com |
_version_ |
1797054040947818496 |