Questões contemporâneas: arte, educação e formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favaretto, Celso
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista dObra[s]
Texto Completo: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/558
Resumo: O texto pretende problematizar a incidência do conceito de formação (Bildung) na educação, particularmente nos discursos que incidem na relação entre arte e educação. Questiona a crença de um suposto poder transformador da arte, difundida na educação escolar e nos setores educativos de instituições culturais, como museus, institutos e fundações, em exposições e oficinas. Consi­dera que a experiência estética da arte contemporânea exige a reproposição da concepção de formação, pondo em questão a ambiguidade da ênfase atribuída atualmente à criatividade no ensino de arte.
id ABEPEM-2_30ec30401d1724e9adf3dc4eb9aeb58d
oai_identifier_str oai:ojs.dobras.emnuvens.com.br:article/558
network_acronym_str ABEPEM-2
network_name_str Revista dObra[s]
repository_id_str
spelling Questões contemporâneas: arte, educação e formaçãoarte contemporâneaculturaeducaçãoformaçãocriatividade.O texto pretende problematizar a incidência do conceito de formação (Bildung) na educação, particularmente nos discursos que incidem na relação entre arte e educação. Questiona a crença de um suposto poder transformador da arte, difundida na educação escolar e nos setores educativos de instituições culturais, como museus, institutos e fundações, em exposições e oficinas. Consi­dera que a experiência estética da arte contemporânea exige a reproposição da concepção de formação, pondo em questão a ambiguidade da ênfase atribuída atualmente à criatividade no ensino de arte.Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - Abepem2017-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/55810.26563/dobras.v10i21.558dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda; v. 10 n. 21 (2017); 124-1352358-00031982-0313reponame:Revista dObra[s]instname:Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)instacron:ABEPEMporhttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/558/453Copyright (c) 2020 Celso Favarettoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFavaretto, Celso2017-11-13T14:30:53Zoai:ojs.dobras.emnuvens.com.br:article/558Revistahttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/indexONGhttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/oaidobras.abepem@gmail.com2358-00031982-0313opendoar:2023-01-12T16:05:33.759396Revista dObra[s] - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)true
dc.title.none.fl_str_mv Questões contemporâneas: arte, educação e formação
title Questões contemporâneas: arte, educação e formação
spellingShingle Questões contemporâneas: arte, educação e formação
Favaretto, Celso
arte contemporânea
cultura
educação
formação
criatividade.
title_short Questões contemporâneas: arte, educação e formação
title_full Questões contemporâneas: arte, educação e formação
title_fullStr Questões contemporâneas: arte, educação e formação
title_full_unstemmed Questões contemporâneas: arte, educação e formação
title_sort Questões contemporâneas: arte, educação e formação
author Favaretto, Celso
author_facet Favaretto, Celso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Favaretto, Celso
dc.subject.por.fl_str_mv arte contemporânea
cultura
educação
formação
criatividade.
topic arte contemporânea
cultura
educação
formação
criatividade.
description O texto pretende problematizar a incidência do conceito de formação (Bildung) na educação, particularmente nos discursos que incidem na relação entre arte e educação. Questiona a crença de um suposto poder transformador da arte, difundida na educação escolar e nos setores educativos de instituições culturais, como museus, institutos e fundações, em exposições e oficinas. Consi­dera que a experiência estética da arte contemporânea exige a reproposição da concepção de formação, pondo em questão a ambiguidade da ênfase atribuída atualmente à criatividade no ensino de arte.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/558
10.26563/dobras.v10i21.558
url https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/558
identifier_str_mv 10.26563/dobras.v10i21.558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/558/453
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Celso Favaretto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Celso Favaretto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - Abepem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - Abepem
dc.source.none.fl_str_mv dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda; v. 10 n. 21 (2017); 124-135
2358-0003
1982-0313
reponame:Revista dObra[s]
instname:Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)
instacron:ABEPEM
instname_str Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)
instacron_str ABEPEM
institution ABEPEM
reponame_str Revista dObra[s]
collection Revista dObra[s]
repository.name.fl_str_mv Revista dObra[s] - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)
repository.mail.fl_str_mv dobras.abepem@gmail.com
_version_ 1797054040947818496