ARTE VISUAL CONTEMPORÂNEA, ILUSTRAÇÃO E LITERATURA PARA A INFÂNCIA: FAZENDO CONEXÕES ENTRE MUNDOS CRIATIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charréu, Leonardo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/5390
Resumo: O texto parte de duas premissas básicas normalmente aceitas pela comunidade cientifica que estuda, no vasto campo das ciências da educação, aquele que diz respeito à educação infantil. A primeira premissa é a de que uma literatura para a infância de qualidade, experienciada e proporcionada logo no início de qualquer processo, ou ciclo educativo, é de crucial importância para a formação e atração para a leitura por parte de um imaginário futuro leitor, mais a montante, na sua idade adulta. A leitura é efetivamente de fundamental importância para a constituição subjetiva da criança. A segunda premissa parte do princípio que uma imagem visual de qualidade, veiculada pela ilustração infantil, é igualmente importante na ampliação, nos efeitos e nos impactos dos   conteúdos   da   escrita   e   da   “história   contada”   sobre   os(as)   seus(suas)   pequenos(as)   leitor(es)(as). Por fim, uma outra ideia não menos importante, e que será, por assim dizer, a tese defendida neste texto, é a de que a arte visual contemporânea, fenômeno cultural que encerra, sem sombra de dúvida, muita hibridez, diversidade e complexidade, apresenta muitas soluções estéticas que influenciam um número apreciável de ilustradores de livros infantis. De algum modo, o contato visual das crianças com formas visuais que possuem uma dimensão performativa e experimental que é, em parte, transferida das propostas artísticas visuais atuais, também é uma forma paralela de educação estética visual. Assim as crianças não aprendem só a partir do textual, aprendem também a partir do visual, começando a preparar-se para as complexas e vibrantes visualidades com que são confrontados no seu cotidiano.
id RCAP_d94a258081bd57701a2f19f824f02968
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/5390
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ARTE VISUAL CONTEMPORÂNEA, ILUSTRAÇÃO E LITERATURA PARA A INFÂNCIA: FAZENDO CONEXÕES ENTRE MUNDOS CRIATIVOSArte contemporâneaIlustraçãoLiteratura infantilCriatividadeO texto parte de duas premissas básicas normalmente aceitas pela comunidade cientifica que estuda, no vasto campo das ciências da educação, aquele que diz respeito à educação infantil. A primeira premissa é a de que uma literatura para a infância de qualidade, experienciada e proporcionada logo no início de qualquer processo, ou ciclo educativo, é de crucial importância para a formação e atração para a leitura por parte de um imaginário futuro leitor, mais a montante, na sua idade adulta. A leitura é efetivamente de fundamental importância para a constituição subjetiva da criança. A segunda premissa parte do princípio que uma imagem visual de qualidade, veiculada pela ilustração infantil, é igualmente importante na ampliação, nos efeitos e nos impactos dos   conteúdos   da   escrita   e   da   “história   contada”   sobre   os(as)   seus(suas)   pequenos(as)   leitor(es)(as). Por fim, uma outra ideia não menos importante, e que será, por assim dizer, a tese defendida neste texto, é a de que a arte visual contemporânea, fenômeno cultural que encerra, sem sombra de dúvida, muita hibridez, diversidade e complexidade, apresenta muitas soluções estéticas que influenciam um número apreciável de ilustradores de livros infantis. De algum modo, o contato visual das crianças com formas visuais que possuem uma dimensão performativa e experimental que é, em parte, transferida das propostas artísticas visuais atuais, também é uma forma paralela de educação estética visual. Assim as crianças não aprendem só a partir do textual, aprendem também a partir do visual, começando a preparar-se para as complexas e vibrantes visualidades com que são confrontados no seu cotidiano.Universidade Federal de Santa Maria (Brasil)2012-10-30T14:56:59Z2012-10-302012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/5390http://hdl.handle.net/10174/5390porCharréu, L. (2012). Arte Visual Contenporânea, Ilustração e literatura infantil: Fazendo conexões entre mundos criativos. Revista Digital do LAV, 5 (9), pp.1-20.1983-73485Revista Digital do Laboratório de Artes Visuaisleonardo@uevora.pt229Charréu, Leonardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:44:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/5390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:00:21.949036Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ARTE VISUAL CONTEMPORÂNEA, ILUSTRAÇÃO E LITERATURA PARA A INFÂNCIA: FAZENDO CONEXÕES ENTRE MUNDOS CRIATIVOS
title ARTE VISUAL CONTEMPORÂNEA, ILUSTRAÇÃO E LITERATURA PARA A INFÂNCIA: FAZENDO CONEXÕES ENTRE MUNDOS CRIATIVOS
spellingShingle ARTE VISUAL CONTEMPORÂNEA, ILUSTRAÇÃO E LITERATURA PARA A INFÂNCIA: FAZENDO CONEXÕES ENTRE MUNDOS CRIATIVOS
Charréu, Leonardo
Arte contemporânea
Ilustração
Literatura infantil
Criatividade
title_short ARTE VISUAL CONTEMPORÂNEA, ILUSTRAÇÃO E LITERATURA PARA A INFÂNCIA: FAZENDO CONEXÕES ENTRE MUNDOS CRIATIVOS
title_full ARTE VISUAL CONTEMPORÂNEA, ILUSTRAÇÃO E LITERATURA PARA A INFÂNCIA: FAZENDO CONEXÕES ENTRE MUNDOS CRIATIVOS
title_fullStr ARTE VISUAL CONTEMPORÂNEA, ILUSTRAÇÃO E LITERATURA PARA A INFÂNCIA: FAZENDO CONEXÕES ENTRE MUNDOS CRIATIVOS
title_full_unstemmed ARTE VISUAL CONTEMPORÂNEA, ILUSTRAÇÃO E LITERATURA PARA A INFÂNCIA: FAZENDO CONEXÕES ENTRE MUNDOS CRIATIVOS
title_sort ARTE VISUAL CONTEMPORÂNEA, ILUSTRAÇÃO E LITERATURA PARA A INFÂNCIA: FAZENDO CONEXÕES ENTRE MUNDOS CRIATIVOS
author Charréu, Leonardo
author_facet Charréu, Leonardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Charréu, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporânea
Ilustração
Literatura infantil
Criatividade
topic Arte contemporânea
Ilustração
Literatura infantil
Criatividade
description O texto parte de duas premissas básicas normalmente aceitas pela comunidade cientifica que estuda, no vasto campo das ciências da educação, aquele que diz respeito à educação infantil. A primeira premissa é a de que uma literatura para a infância de qualidade, experienciada e proporcionada logo no início de qualquer processo, ou ciclo educativo, é de crucial importância para a formação e atração para a leitura por parte de um imaginário futuro leitor, mais a montante, na sua idade adulta. A leitura é efetivamente de fundamental importância para a constituição subjetiva da criança. A segunda premissa parte do princípio que uma imagem visual de qualidade, veiculada pela ilustração infantil, é igualmente importante na ampliação, nos efeitos e nos impactos dos   conteúdos   da   escrita   e   da   “história   contada”   sobre   os(as)   seus(suas)   pequenos(as)   leitor(es)(as). Por fim, uma outra ideia não menos importante, e que será, por assim dizer, a tese defendida neste texto, é a de que a arte visual contemporânea, fenômeno cultural que encerra, sem sombra de dúvida, muita hibridez, diversidade e complexidade, apresenta muitas soluções estéticas que influenciam um número apreciável de ilustradores de livros infantis. De algum modo, o contato visual das crianças com formas visuais que possuem uma dimensão performativa e experimental que é, em parte, transferida das propostas artísticas visuais atuais, também é uma forma paralela de educação estética visual. Assim as crianças não aprendem só a partir do textual, aprendem também a partir do visual, começando a preparar-se para as complexas e vibrantes visualidades com que são confrontados no seu cotidiano.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-30T14:56:59Z
2012-10-30
2012-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/5390
http://hdl.handle.net/10174/5390
url http://hdl.handle.net/10174/5390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Charréu, L. (2012). Arte Visual Contenporânea, Ilustração e literatura infantil: Fazendo conexões entre mundos criativos. Revista Digital do LAV, 5 (9), pp.1-20.
1983-7348
5
Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais
leonardo@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria (Brasil)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria (Brasil)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136486067535872