O vestir e os conflitos femininos na obra de Clarice Lispector: o caso do chapéu da rapariga
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista dObra[s] |
Texto Completo: | https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1058 |
Resumo: | O conto de Clarice Lispector Devaneios e embriaguez de uma rapariga é tomado como estudo de caso, no qual um chapéu, como elemento da prática de vestir, é o motivo da epifania da personagem central. Cansada da vida que leva por causa das suas obrigações domésticas, a protagonista se vê desafiada pelo chapéu de uma jovem que encontra em uma tasca. O conto é exemplar para discutir questões da vida feminina no Brasil da década de 1950, revisitando a vida e a obra da escritora à luz do pensamento de Julian Pitt-Rivers. Este autor discute as categorias honra e vergonha, conectando-as ao julgamento moral das mulheres das camadas médias na sociedade andaluza. Assim, o texto a seguir procura refletir sobre a condição feminina das camadas médias no Brasil e o chapéu como objeto que dialoga com essas inquietações. O chapéu como corolário de posição social incomoda a personagem de Lispector. Somente a resiliência ante as obrigações normatizadas como práticas femininas nos segmentos médios poderá livrar aquela mulher da humilhação provocada pelo chapéu da outra. |
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O vestir e os conflitos femininos na obra de Clarice Lispector: o caso do chapéu da raparigaClarice Lispector. Chapéu. Epifania. Mulheres das classes médias. Honra e vergonha.O conto de Clarice Lispector Devaneios e embriaguez de uma rapariga é tomado como estudo de caso, no qual um chapéu, como elemento da prática de vestir, é o motivo da epifania da personagem central. Cansada da vida que leva por causa das suas obrigações domésticas, a protagonista se vê desafiada pelo chapéu de uma jovem que encontra em uma tasca. O conto é exemplar para discutir questões da vida feminina no Brasil da década de 1950, revisitando a vida e a obra da escritora à luz do pensamento de Julian Pitt-Rivers. Este autor discute as categorias honra e vergonha, conectando-as ao julgamento moral das mulheres das camadas médias na sociedade andaluza. Assim, o texto a seguir procura refletir sobre a condição feminina das camadas médias no Brasil e o chapéu como objeto que dialoga com essas inquietações. O chapéu como corolário de posição social incomoda a personagem de Lispector. Somente a resiliência ante as obrigações normatizadas como práticas femininas nos segmentos médios poderá livrar aquela mulher da humilhação provocada pelo chapéu da outra.Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - Abepem2020-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/105810.26563/dobras.v13i28.1058dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda; v. 13 n. 28 (2020); 27-422358-00031982-0313reponame:Revista dObra[s]instname:Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)instacron:ABEPEMporhttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1058/600Copyright (c) 2020 Solange R. Mezabarbainfo:eu-repo/semantics/openAccessMezabarba, Solange R.2020-04-24T18:27:52Zoai:ojs.dobras.emnuvens.com.br:article/1058Revistahttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/indexONGhttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/oaidobras.abepem@gmail.com2358-00031982-0313opendoar:2023-01-12T16:05:40.919018Revista dObra[s] - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)true |
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