Controle multivariado de processos em batelada com duração variável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fogliatto,Flávio S.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Niang,Ndèye
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Production
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132008000200004
Resumo: Processos em batelada são utilizados em diversos setores industriais (por exemplo, na manufatura de alimentos e fármacos). Nesses processos, matérias-primas são carregadas em uma unidade de processamento e submetidas a uma série de transformações até a obtenção do produto final. O desempenho do processo é descrito por variáveis, monitoradas ao longo da batelada. Dados resultantes desses processos tendem a apresentar uma estrutura de correlação e autocorrelação significativa, sendo usualmente monitorados usando cartas de controle baseadas na análise de componentes principais (CCPs). Neste artigo, investiga-se o caso especial, bastante freqüente na prática, de bateladas com duração variável, as quais não podem ser diretamente monitoradas através das CCPs. Para tanto, propõe-se uma nova estratégia de controle multivariado da qualidade. No procedimento proposto, bateladas não são alinhadas ou time warped relativamente a suas trajetórias, mas completadas utilizando um esquema de fácil implementação prática. Desta forma, preserva-se toda a informação sobre a variabilidade ao longo do eixo do tempo nos perfis das variáveis de processo. O conjunto de dados completados é analisado utilizando o método Statis e o monitoramento do desempenho da batelada é realizado diretamente nos gráficos de planos fatoriais, a partir dos quais cartas de controle não-paramétricas são derivadas. Um exemplo utilizando dados simulados ilustra a proposta metodológica.
id ABEPRO-1_23bb9443716bdbcb8748b66af36083b0
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65132008000200004
network_acronym_str ABEPRO-1
network_name_str Production
repository_id_str
spelling Controle multivariado de processos em batelada com duração variávelBateladas não-sincronizadasCEP multivariadométodo StatisProcessos em batelada são utilizados em diversos setores industriais (por exemplo, na manufatura de alimentos e fármacos). Nesses processos, matérias-primas são carregadas em uma unidade de processamento e submetidas a uma série de transformações até a obtenção do produto final. O desempenho do processo é descrito por variáveis, monitoradas ao longo da batelada. Dados resultantes desses processos tendem a apresentar uma estrutura de correlação e autocorrelação significativa, sendo usualmente monitorados usando cartas de controle baseadas na análise de componentes principais (CCPs). Neste artigo, investiga-se o caso especial, bastante freqüente na prática, de bateladas com duração variável, as quais não podem ser diretamente monitoradas através das CCPs. Para tanto, propõe-se uma nova estratégia de controle multivariado da qualidade. No procedimento proposto, bateladas não são alinhadas ou time warped relativamente a suas trajetórias, mas completadas utilizando um esquema de fácil implementação prática. Desta forma, preserva-se toda a informação sobre a variabilidade ao longo do eixo do tempo nos perfis das variáveis de processo. O conjunto de dados completados é analisado utilizando o método Statis e o monitoramento do desempenho da batelada é realizado diretamente nos gráficos de planos fatoriais, a partir dos quais cartas de controle não-paramétricas são derivadas. Um exemplo utilizando dados simulados ilustra a proposta metodológica.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132008000200004Production v.18 n.2 2008reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/S0103-65132008000200004info:eu-repo/semantics/openAccessFogliatto,Flávio S.Niang,Ndèyepor2008-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132008000200004Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2008-09-01T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Controle multivariado de processos em batelada com duração variável
title Controle multivariado de processos em batelada com duração variável
spellingShingle Controle multivariado de processos em batelada com duração variável
Fogliatto,Flávio S.
Bateladas não-sincronizadas
CEP multivariado
método Statis
title_short Controle multivariado de processos em batelada com duração variável
title_full Controle multivariado de processos em batelada com duração variável
title_fullStr Controle multivariado de processos em batelada com duração variável
title_full_unstemmed Controle multivariado de processos em batelada com duração variável
title_sort Controle multivariado de processos em batelada com duração variável
author Fogliatto,Flávio S.
author_facet Fogliatto,Flávio S.
Niang,Ndèye
author_role author
author2 Niang,Ndèye
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fogliatto,Flávio S.
Niang,Ndèye
dc.subject.por.fl_str_mv Bateladas não-sincronizadas
CEP multivariado
método Statis
topic Bateladas não-sincronizadas
CEP multivariado
método Statis
description Processos em batelada são utilizados em diversos setores industriais (por exemplo, na manufatura de alimentos e fármacos). Nesses processos, matérias-primas são carregadas em uma unidade de processamento e submetidas a uma série de transformações até a obtenção do produto final. O desempenho do processo é descrito por variáveis, monitoradas ao longo da batelada. Dados resultantes desses processos tendem a apresentar uma estrutura de correlação e autocorrelação significativa, sendo usualmente monitorados usando cartas de controle baseadas na análise de componentes principais (CCPs). Neste artigo, investiga-se o caso especial, bastante freqüente na prática, de bateladas com duração variável, as quais não podem ser diretamente monitoradas através das CCPs. Para tanto, propõe-se uma nova estratégia de controle multivariado da qualidade. No procedimento proposto, bateladas não são alinhadas ou time warped relativamente a suas trajetórias, mas completadas utilizando um esquema de fácil implementação prática. Desta forma, preserva-se toda a informação sobre a variabilidade ao longo do eixo do tempo nos perfis das variáveis de processo. O conjunto de dados completados é analisado utilizando o método Statis e o monitoramento do desempenho da batelada é realizado diretamente nos gráficos de planos fatoriais, a partir dos quais cartas de controle não-paramétricas são derivadas. Um exemplo utilizando dados simulados ilustra a proposta metodológica.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132008000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132008000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65132008000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Production v.18 n.2 2008
reponame:Production
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Production
collection Production
repository.name.fl_str_mv Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||production@editoracubo.com.br
_version_ 1754213150440292352