A evolução da gestão de compras em uma empresa do segmento de material escolar: estudo de caso longitudinal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Production |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000100008 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal apresentar e discutir, por meio de um estudo de caso longitudinal, a mudança evolutiva na forma de gestão de compras implementada por uma empresa de produtos de escrita e pintura na busca de maior alinhamento das estratégias corporativas e aumento de competitividade nos negócios. Os resultados mostraram que, referente a sete variáveis de controle da gestão de compras analisadas (estágio estratégico de desenvolvimento da função compras; objetivos a ser alcançados; forma de integração com a gestão da qualidade; forma de integração com o planejamento e controle da produção; nível de habilidade requerida dos profissionais; quantidade e especificação dos indicadores de desempenho utilizados), houve uma clara evolução buscando acompanhar o desenvolvimento teórico da área. As mudanças ocorridas na empresa em questão podem servir como referência para empresas que desejem re-estruturar sua gestão de compras, bem como contribui para a redução do gap existente entre a teoria e prática na área, mostrando um caso onde muitas das mais modernas técnicas teóricas se encontram implementadas. |
id |
ABEPRO-1_532a27e0df77e035e8ba5f020b403d14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65132011000100008 |
network_acronym_str |
ABEPRO-1 |
network_name_str |
Production |
repository_id_str |
|
spelling |
A evolução da gestão de compras em uma empresa do segmento de material escolar: estudo de caso longitudinalGestão de comprasEstudo de caso longitudinalEste trabalho tem como objetivo principal apresentar e discutir, por meio de um estudo de caso longitudinal, a mudança evolutiva na forma de gestão de compras implementada por uma empresa de produtos de escrita e pintura na busca de maior alinhamento das estratégias corporativas e aumento de competitividade nos negócios. Os resultados mostraram que, referente a sete variáveis de controle da gestão de compras analisadas (estágio estratégico de desenvolvimento da função compras; objetivos a ser alcançados; forma de integração com a gestão da qualidade; forma de integração com o planejamento e controle da produção; nível de habilidade requerida dos profissionais; quantidade e especificação dos indicadores de desempenho utilizados), houve uma clara evolução buscando acompanhar o desenvolvimento teórico da área. As mudanças ocorridas na empresa em questão podem servir como referência para empresas que desejem re-estruturar sua gestão de compras, bem como contribui para a redução do gap existente entre a teoria e prática na área, mostrando um caso onde muitas das mais modernas técnicas teóricas se encontram implementadas.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000100008Production v.21 n.1 2011reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/S0103-65132011005000007info:eu-repo/semantics/openAccessSenapeschi Neto,AlbertoGodinho Filho,Moacirpor2011-04-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132011000100008Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2011-04-14T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A evolução da gestão de compras em uma empresa do segmento de material escolar: estudo de caso longitudinal |
title |
A evolução da gestão de compras em uma empresa do segmento de material escolar: estudo de caso longitudinal |
spellingShingle |
A evolução da gestão de compras em uma empresa do segmento de material escolar: estudo de caso longitudinal Senapeschi Neto,Alberto Gestão de compras Estudo de caso longitudinal |
title_short |
A evolução da gestão de compras em uma empresa do segmento de material escolar: estudo de caso longitudinal |
title_full |
A evolução da gestão de compras em uma empresa do segmento de material escolar: estudo de caso longitudinal |
title_fullStr |
A evolução da gestão de compras em uma empresa do segmento de material escolar: estudo de caso longitudinal |
title_full_unstemmed |
A evolução da gestão de compras em uma empresa do segmento de material escolar: estudo de caso longitudinal |
title_sort |
A evolução da gestão de compras em uma empresa do segmento de material escolar: estudo de caso longitudinal |
author |
Senapeschi Neto,Alberto |
author_facet |
Senapeschi Neto,Alberto Godinho Filho,Moacir |
author_role |
author |
author2 |
Godinho Filho,Moacir |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Senapeschi Neto,Alberto Godinho Filho,Moacir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de compras Estudo de caso longitudinal |
topic |
Gestão de compras Estudo de caso longitudinal |
description |
Este trabalho tem como objetivo principal apresentar e discutir, por meio de um estudo de caso longitudinal, a mudança evolutiva na forma de gestão de compras implementada por uma empresa de produtos de escrita e pintura na busca de maior alinhamento das estratégias corporativas e aumento de competitividade nos negócios. Os resultados mostraram que, referente a sete variáveis de controle da gestão de compras analisadas (estágio estratégico de desenvolvimento da função compras; objetivos a ser alcançados; forma de integração com a gestão da qualidade; forma de integração com o planejamento e controle da produção; nível de habilidade requerida dos profissionais; quantidade e especificação dos indicadores de desempenho utilizados), houve uma clara evolução buscando acompanhar o desenvolvimento teórico da área. As mudanças ocorridas na empresa em questão podem servir como referência para empresas que desejem re-estruturar sua gestão de compras, bem como contribui para a redução do gap existente entre a teoria e prática na área, mostrando um caso onde muitas das mais modernas técnicas teóricas se encontram implementadas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-65132011005000007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
dc.source.none.fl_str_mv |
Production v.21 n.1 2011 reponame:Production instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) instacron:ABEPRO |
instname_str |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
instacron_str |
ABEPRO |
institution |
ABEPRO |
reponame_str |
Production |
collection |
Production |
repository.name.fl_str_mv |
Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||production@editoracubo.com.br |
_version_ |
1754213151285444608 |