Gestão estratégica de compras em uma empresa do segmento de material escolar : estudo de caso longitudinal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Senapeschi Neto, Alberto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3579
Resumo: In the last years, some expressions such enterprises and supplier cooperation relationship have became used. The main objective of those relationships is to improve the competitiveness of the organizations through costs reductions and quality / flexibility improvements. On this context, this work presents and analyzes, through a case study method, a new form of purchasing management in a stationery products company that is the Brazilian leader of its segment. The enterprise looks for a higher organizational strategy alignment in order to guarantee its leadership. To achieve this aim, the enterprise changed its manufacturing management framework, initially based just on cost and quality issues, to a more responsive paradigm. The work presents all changes inside the purchasing department and the consequent effects to other areas directly related to the acquisition process. A theoretical and empiric analyses is presented, where the research, based on theory, identify the main manufacturing management strategic paradigms and how they can be related to the state of art in purchasing management. Following, the work presents the purchasing management framework of the organization in two different moments: from 1998 to 2001 and after 2002. It will be possible to realize how strategic the purchasing management can become to an organization. The results can be useful to enterprises with the same characteristics or inserted in the same process of change.
id SCAR_0607675815e2e097b178588279a1ad96
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3579
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Senapeschi Neto, AlbertoGodinho Filho, Moacirhttp://lattes.cnpq.br/613668527056335431d2747d-bcea-4080-ac0c-b5058fadd17f2016-06-02T19:51:36Z2008-08-012016-06-02T19:51:36Z2008-06-16SENAPESCHI NETO, Alberto. Gestão estratégica de compras em uma empresa do segmento de material escolar : estudo de caso longitudinal. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3579In the last years, some expressions such enterprises and supplier cooperation relationship have became used. The main objective of those relationships is to improve the competitiveness of the organizations through costs reductions and quality / flexibility improvements. On this context, this work presents and analyzes, through a case study method, a new form of purchasing management in a stationery products company that is the Brazilian leader of its segment. The enterprise looks for a higher organizational strategy alignment in order to guarantee its leadership. To achieve this aim, the enterprise changed its manufacturing management framework, initially based just on cost and quality issues, to a more responsive paradigm. The work presents all changes inside the purchasing department and the consequent effects to other areas directly related to the acquisition process. A theoretical and empiric analyses is presented, where the research, based on theory, identify the main manufacturing management strategic paradigms and how they can be related to the state of art in purchasing management. Following, the work presents the purchasing management framework of the organization in two different moments: from 1998 to 2001 and after 2002. It will be possible to realize how strategic the purchasing management can become to an organization. The results can be useful to enterprises with the same characteristics or inserted in the same process of change.Nos últimos anos tem se tornado comum a utilização de expressões como relacionamentos de cooperação entre empresas e seus fornecedores, sendo que o principal objetivo desta aproximação está no aumento da competitividade da empresa, seja através da redução de custos, da melhoria da qualidade de seus produtos e/ou da maior flexibilidade em suas operações. É neste contexto, que este trabalho se insere, uma vez que tem como objetivo principal apresentar e discutir, por meio de um estudo de caso, a mudança na forma de gestão de compras implementada por uma empresa de produtos de escrita e pintura, líder no segmento de material escolar no Brasil, na busca de um maior alinhamento das estratégias corporativas e aumento de competitividade nos negócios. Em função deste novo cenário a empresa em questão identificou a necessidade de mudança no modelo de gestão da produção, inicialmente focado quase que exclusivamente em custo e qualidade - um modelo da manufatura em massa - passando para um modelo mais responsivo, característico dos paradigmas atuais de manufatura. O trabalho apresenta toda a transformação dentro do departamento de compras e suas relações com as demais áreas da organização, que visaram contribuir estrategicamente para esta mudança de paradigma. Uma análise teórica empírica é apresentada, onde a pesquisa, com base na literatura, identifica os principais paradigmas de gestão de sistemas produtivos bem como o estado da arte da gestão de compras ao longo da história. Em seguida, apresenta-se uma análise das duas formas de gestão de compras identificadas no estudo de caso com enfoque na relevância estratégica para a organização no processo de mudança descrito anteriormente. Os resultados poderão ser úteis para outras empresas com as mesmas características ou que estejam no mesmo processo de mudança.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPUFSCarBRGestão de suprimentosComprasParadigmas estratégicos de gestão da manufaturaENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOGestão estratégica de compras em uma empresa do segmento de material escolar : estudo de caso longitudinalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-19e5a83c6-728c-4e41-946f-fd7a8431b1d6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL1884.pdfapplication/pdf2087662https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3579/1/1884.pdf3478b565368c8f34b061b4117b37b3d5MD51THUMBNAIL1884.pdf.jpg1884.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8091https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3579/2/1884.pdf.jpg2873bfd3112aab9f3e5435af6ed49a19MD52ufscar/35792023-09-18 18:30:55.625oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3579Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:55Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Gestão estratégica de compras em uma empresa do segmento de material escolar : estudo de caso longitudinal
title Gestão estratégica de compras em uma empresa do segmento de material escolar : estudo de caso longitudinal
spellingShingle Gestão estratégica de compras em uma empresa do segmento de material escolar : estudo de caso longitudinal
Senapeschi Neto, Alberto
Gestão de suprimentos
Compras
Paradigmas estratégicos de gestão da manufatura
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short Gestão estratégica de compras em uma empresa do segmento de material escolar : estudo de caso longitudinal
title_full Gestão estratégica de compras em uma empresa do segmento de material escolar : estudo de caso longitudinal
title_fullStr Gestão estratégica de compras em uma empresa do segmento de material escolar : estudo de caso longitudinal
title_full_unstemmed Gestão estratégica de compras em uma empresa do segmento de material escolar : estudo de caso longitudinal
title_sort Gestão estratégica de compras em uma empresa do segmento de material escolar : estudo de caso longitudinal
author Senapeschi Neto, Alberto
author_facet Senapeschi Neto, Alberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Senapeschi Neto, Alberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Godinho Filho, Moacir
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6136685270563354
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 31d2747d-bcea-4080-ac0c-b5058fadd17f
contributor_str_mv Godinho Filho, Moacir
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de suprimentos
Compras
Paradigmas estratégicos de gestão da manufatura
topic Gestão de suprimentos
Compras
Paradigmas estratégicos de gestão da manufatura
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description In the last years, some expressions such enterprises and supplier cooperation relationship have became used. The main objective of those relationships is to improve the competitiveness of the organizations through costs reductions and quality / flexibility improvements. On this context, this work presents and analyzes, through a case study method, a new form of purchasing management in a stationery products company that is the Brazilian leader of its segment. The enterprise looks for a higher organizational strategy alignment in order to guarantee its leadership. To achieve this aim, the enterprise changed its manufacturing management framework, initially based just on cost and quality issues, to a more responsive paradigm. The work presents all changes inside the purchasing department and the consequent effects to other areas directly related to the acquisition process. A theoretical and empiric analyses is presented, where the research, based on theory, identify the main manufacturing management strategic paradigms and how they can be related to the state of art in purchasing management. Following, the work presents the purchasing management framework of the organization in two different moments: from 1998 to 2001 and after 2002. It will be possible to realize how strategic the purchasing management can become to an organization. The results can be useful to enterprises with the same characteristics or inserted in the same process of change.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-08-01
2016-06-02T19:51:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-06-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:51:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SENAPESCHI NETO, Alberto. Gestão estratégica de compras em uma empresa do segmento de material escolar : estudo de caso longitudinal. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3579
identifier_str_mv SENAPESCHI NETO, Alberto. Gestão estratégica de compras em uma empresa do segmento de material escolar : estudo de caso longitudinal. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 9e5a83c6-728c-4e41-946f-fd7a8431b1d6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3579/1/1884.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3579/2/1884.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3478b565368c8f34b061b4117b37b3d5
2873bfd3112aab9f3e5435af6ed49a19
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715529106456576