Estratégia de gestão de múltiplos canais de distribuição: um estudo na indústria brasileira de alimentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Production |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000100115 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo investigar a gestão de canais múltiplos de distribuição realizada por relevantes indústrias brasileiras de alimentos. Para tal, foi conduzido estudo exploratório em dois estágios: referindo-se à condução de entrevistas a distância com gestores da área de suprimentos (junto a seis empresas), seguidas de entrevistas presenciais (em duas empresas selecionadas da amostra inicial). Independentemente do porte ou segmento de atuação, o estudo evidencia a busca por parte do elo processador de distribuir seus produtos por meio da combinação de dois formatos de varejo (grande e pequeno/médio) com, ao menos, mais um canal, com tendência positiva ao emprego de formatos alternativos, entre os quais o marketing direto. Corroborando a premissa central do estudo, a percepção dos entrevistados é que a gestão de múltiplos canais revela-se estratégica para o elo processador ao permitir atenuar o maior poder comparativo do grande varejo, dada a possibilidade de maior cobertura de mercado, customização nas vendas e melhor atendimento dos anseios dos consumidores. |
id |
ABEPRO-1_60716670a477fa7257a9dd4ebc1ad297 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65132016000100115 |
network_acronym_str |
ABEPRO-1 |
network_name_str |
Production |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégia de gestão de múltiplos canais de distribuição: um estudo na indústria brasileira de alimentosEstratégiaCanal de distribuiçãoPoderVarejoIndústria de alimentosEste artigo tem como objetivo investigar a gestão de canais múltiplos de distribuição realizada por relevantes indústrias brasileiras de alimentos. Para tal, foi conduzido estudo exploratório em dois estágios: referindo-se à condução de entrevistas a distância com gestores da área de suprimentos (junto a seis empresas), seguidas de entrevistas presenciais (em duas empresas selecionadas da amostra inicial). Independentemente do porte ou segmento de atuação, o estudo evidencia a busca por parte do elo processador de distribuir seus produtos por meio da combinação de dois formatos de varejo (grande e pequeno/médio) com, ao menos, mais um canal, com tendência positiva ao emprego de formatos alternativos, entre os quais o marketing direto. Corroborando a premissa central do estudo, a percepção dos entrevistados é que a gestão de múltiplos canais revela-se estratégica para o elo processador ao permitir atenuar o maior poder comparativo do grande varejo, dada a possibilidade de maior cobertura de mercado, customização nas vendas e melhor atendimento dos anseios dos consumidores.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000100115Production v.26 n.1 2016reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/0103-6513.039112info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Vivian-Lara dos SantosSouza,Roberta de CastroSilva,Anne Aparecida Porto daSaes,Maria Sylvia Macchionepor2016-04-08T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132016000100115Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2016-04-08T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia de gestão de múltiplos canais de distribuição: um estudo na indústria brasileira de alimentos |
title |
Estratégia de gestão de múltiplos canais de distribuição: um estudo na indústria brasileira de alimentos |
spellingShingle |
Estratégia de gestão de múltiplos canais de distribuição: um estudo na indústria brasileira de alimentos Silva,Vivian-Lara dos Santos Estratégia Canal de distribuição Poder Varejo Indústria de alimentos |
title_short |
Estratégia de gestão de múltiplos canais de distribuição: um estudo na indústria brasileira de alimentos |
title_full |
Estratégia de gestão de múltiplos canais de distribuição: um estudo na indústria brasileira de alimentos |
title_fullStr |
Estratégia de gestão de múltiplos canais de distribuição: um estudo na indústria brasileira de alimentos |
title_full_unstemmed |
Estratégia de gestão de múltiplos canais de distribuição: um estudo na indústria brasileira de alimentos |
title_sort |
Estratégia de gestão de múltiplos canais de distribuição: um estudo na indústria brasileira de alimentos |
author |
Silva,Vivian-Lara dos Santos |
author_facet |
Silva,Vivian-Lara dos Santos Souza,Roberta de Castro Silva,Anne Aparecida Porto da Saes,Maria Sylvia Macchione |
author_role |
author |
author2 |
Souza,Roberta de Castro Silva,Anne Aparecida Porto da Saes,Maria Sylvia Macchione |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Vivian-Lara dos Santos Souza,Roberta de Castro Silva,Anne Aparecida Porto da Saes,Maria Sylvia Macchione |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Canal de distribuição Poder Varejo Indústria de alimentos |
topic |
Estratégia Canal de distribuição Poder Varejo Indústria de alimentos |
description |
Este artigo tem como objetivo investigar a gestão de canais múltiplos de distribuição realizada por relevantes indústrias brasileiras de alimentos. Para tal, foi conduzido estudo exploratório em dois estágios: referindo-se à condução de entrevistas a distância com gestores da área de suprimentos (junto a seis empresas), seguidas de entrevistas presenciais (em duas empresas selecionadas da amostra inicial). Independentemente do porte ou segmento de atuação, o estudo evidencia a busca por parte do elo processador de distribuir seus produtos por meio da combinação de dois formatos de varejo (grande e pequeno/médio) com, ao menos, mais um canal, com tendência positiva ao emprego de formatos alternativos, entre os quais o marketing direto. Corroborando a premissa central do estudo, a percepção dos entrevistados é que a gestão de múltiplos canais revela-se estratégica para o elo processador ao permitir atenuar o maior poder comparativo do grande varejo, dada a possibilidade de maior cobertura de mercado, customização nas vendas e melhor atendimento dos anseios dos consumidores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000100115 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000100115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0103-6513.039112 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
dc.source.none.fl_str_mv |
Production v.26 n.1 2016 reponame:Production instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) instacron:ABEPRO |
instname_str |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
instacron_str |
ABEPRO |
institution |
ABEPRO |
reponame_str |
Production |
collection |
Production |
repository.name.fl_str_mv |
Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||production@editoracubo.com.br |
_version_ |
1754213153729675264 |