ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Helder Gomes
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Mansur,André Fernando Uébe, Freitas,André Luís Policani, Carvalho,Rogério Atem de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Production
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000200002
Resumo: As abordagens usuais para conhecer a percepção do consumidor quanto ao desempenho de serviços baseiam-se em impressões do consumidor (julgamentos subjetivos) à luz de múltiplos critérios. Em geral estas abordagens consideram uma função de agregação do tipo média ponderada, que apresenta efeitos compensatórios indesejáveis. O presente trabalho explora a aplicação do Auxílio Multicritério à Decisão, mais especificamente no método ELECTRE TRI, à classificação ordenada da satisfação dos consumidores. Isto adapta uma modelagem de apoio à decisão para um problema de diagnóstico do grau de satisfação. Um tratamento inédito para a estimativa dos parâmetros p e q (limites de preferência e de indiferença, respectivamente) é incorporado a modelagem, incorporando maior robustez ao uso de um método de AMD monodecisor na resolução de um problema multidecisor. Trata-se de forma inédita a questão de incomparabilidade, destacando que nem sempre a mesma é originada por imperícia na modelagem ou nas avaliações de desempenho. Uma importante diferença em relação aos métodos tradicionais de avaliação de desempenho é a independência do emprego do resultado em relação ao valor numérico da escala de julgamento de desempenho. A aplicação desta abordagem proposta é experimentada na avaliação da satisfação dos consumidores de uma bombonnière instalada em um shopping center.
id ABEPRO-1_8afba5e6a597839ec0f1ca2de714d904
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65132007000200002
network_acronym_str ABEPRO-1
network_name_str Production
repository_id_str
spelling ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidoresSatisfaçãoqualidadeELECTREmulticritérioavaliaçãoMCDAAs abordagens usuais para conhecer a percepção do consumidor quanto ao desempenho de serviços baseiam-se em impressões do consumidor (julgamentos subjetivos) à luz de múltiplos critérios. Em geral estas abordagens consideram uma função de agregação do tipo média ponderada, que apresenta efeitos compensatórios indesejáveis. O presente trabalho explora a aplicação do Auxílio Multicritério à Decisão, mais especificamente no método ELECTRE TRI, à classificação ordenada da satisfação dos consumidores. Isto adapta uma modelagem de apoio à decisão para um problema de diagnóstico do grau de satisfação. Um tratamento inédito para a estimativa dos parâmetros p e q (limites de preferência e de indiferença, respectivamente) é incorporado a modelagem, incorporando maior robustez ao uso de um método de AMD monodecisor na resolução de um problema multidecisor. Trata-se de forma inédita a questão de incomparabilidade, destacando que nem sempre a mesma é originada por imperícia na modelagem ou nas avaliações de desempenho. Uma importante diferença em relação aos métodos tradicionais de avaliação de desempenho é a independência do emprego do resultado em relação ao valor numérico da escala de julgamento de desempenho. A aplicação desta abordagem proposta é experimentada na avaliação da satisfação dos consumidores de uma bombonnière instalada em um shopping center.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000200002Production v.17 n.2 2007reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/S0103-65132007000200002info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Helder GomesMansur,André Fernando UébeFreitas,André Luís PolicaniCarvalho,Rogério Atem depor2007-10-02T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132007000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2007-10-02T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidores
title ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidores
spellingShingle ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidores
Costa,Helder Gomes
Satisfação
qualidade
ELECTRE
multicritério
avaliação
MCDA
title_short ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidores
title_full ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidores
title_fullStr ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidores
title_full_unstemmed ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidores
title_sort ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidores
author Costa,Helder Gomes
author_facet Costa,Helder Gomes
Mansur,André Fernando Uébe
Freitas,André Luís Policani
Carvalho,Rogério Atem de
author_role author
author2 Mansur,André Fernando Uébe
Freitas,André Luís Policani
Carvalho,Rogério Atem de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Helder Gomes
Mansur,André Fernando Uébe
Freitas,André Luís Policani
Carvalho,Rogério Atem de
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação
qualidade
ELECTRE
multicritério
avaliação
MCDA
topic Satisfação
qualidade
ELECTRE
multicritério
avaliação
MCDA
description As abordagens usuais para conhecer a percepção do consumidor quanto ao desempenho de serviços baseiam-se em impressões do consumidor (julgamentos subjetivos) à luz de múltiplos critérios. Em geral estas abordagens consideram uma função de agregação do tipo média ponderada, que apresenta efeitos compensatórios indesejáveis. O presente trabalho explora a aplicação do Auxílio Multicritério à Decisão, mais especificamente no método ELECTRE TRI, à classificação ordenada da satisfação dos consumidores. Isto adapta uma modelagem de apoio à decisão para um problema de diagnóstico do grau de satisfação. Um tratamento inédito para a estimativa dos parâmetros p e q (limites de preferência e de indiferença, respectivamente) é incorporado a modelagem, incorporando maior robustez ao uso de um método de AMD monodecisor na resolução de um problema multidecisor. Trata-se de forma inédita a questão de incomparabilidade, destacando que nem sempre a mesma é originada por imperícia na modelagem ou nas avaliações de desempenho. Uma importante diferença em relação aos métodos tradicionais de avaliação de desempenho é a independência do emprego do resultado em relação ao valor numérico da escala de julgamento de desempenho. A aplicação desta abordagem proposta é experimentada na avaliação da satisfação dos consumidores de uma bombonnière instalada em um shopping center.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65132007000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Production v.17 n.2 2007
reponame:Production
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Production
collection Production
repository.name.fl_str_mv Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||production@editoracubo.com.br
_version_ 1754213150140399616