ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Production |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000200002 |
Resumo: | As abordagens usuais para conhecer a percepção do consumidor quanto ao desempenho de serviços baseiam-se em impressões do consumidor (julgamentos subjetivos) à luz de múltiplos critérios. Em geral estas abordagens consideram uma função de agregação do tipo média ponderada, que apresenta efeitos compensatórios indesejáveis. O presente trabalho explora a aplicação do Auxílio Multicritério à Decisão, mais especificamente no método ELECTRE TRI, à classificação ordenada da satisfação dos consumidores. Isto adapta uma modelagem de apoio à decisão para um problema de diagnóstico do grau de satisfação. Um tratamento inédito para a estimativa dos parâmetros p e q (limites de preferência e de indiferença, respectivamente) é incorporado a modelagem, incorporando maior robustez ao uso de um método de AMD monodecisor na resolução de um problema multidecisor. Trata-se de forma inédita a questão de incomparabilidade, destacando que nem sempre a mesma é originada por imperícia na modelagem ou nas avaliações de desempenho. Uma importante diferença em relação aos métodos tradicionais de avaliação de desempenho é a independência do emprego do resultado em relação ao valor numérico da escala de julgamento de desempenho. A aplicação desta abordagem proposta é experimentada na avaliação da satisfação dos consumidores de uma bombonnière instalada em um shopping center. |
id |
ABEPRO-1_8afba5e6a597839ec0f1ca2de714d904 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65132007000200002 |
network_acronym_str |
ABEPRO-1 |
network_name_str |
Production |
repository_id_str |
|
spelling |
ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidoresSatisfaçãoqualidadeELECTREmulticritérioavaliaçãoMCDAAs abordagens usuais para conhecer a percepção do consumidor quanto ao desempenho de serviços baseiam-se em impressões do consumidor (julgamentos subjetivos) à luz de múltiplos critérios. Em geral estas abordagens consideram uma função de agregação do tipo média ponderada, que apresenta efeitos compensatórios indesejáveis. O presente trabalho explora a aplicação do Auxílio Multicritério à Decisão, mais especificamente no método ELECTRE TRI, à classificação ordenada da satisfação dos consumidores. Isto adapta uma modelagem de apoio à decisão para um problema de diagnóstico do grau de satisfação. Um tratamento inédito para a estimativa dos parâmetros p e q (limites de preferência e de indiferença, respectivamente) é incorporado a modelagem, incorporando maior robustez ao uso de um método de AMD monodecisor na resolução de um problema multidecisor. Trata-se de forma inédita a questão de incomparabilidade, destacando que nem sempre a mesma é originada por imperícia na modelagem ou nas avaliações de desempenho. Uma importante diferença em relação aos métodos tradicionais de avaliação de desempenho é a independência do emprego do resultado em relação ao valor numérico da escala de julgamento de desempenho. A aplicação desta abordagem proposta é experimentada na avaliação da satisfação dos consumidores de uma bombonnière instalada em um shopping center.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000200002Production v.17 n.2 2007reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/S0103-65132007000200002info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Helder GomesMansur,André Fernando UébeFreitas,André Luís PolicaniCarvalho,Rogério Atem depor2007-10-02T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132007000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2007-10-02T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidores |
title |
ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidores |
spellingShingle |
ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidores Costa,Helder Gomes Satisfação qualidade ELECTRE multicritério avaliação MCDA |
title_short |
ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidores |
title_full |
ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidores |
title_fullStr |
ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidores |
title_full_unstemmed |
ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidores |
title_sort |
ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidores |
author |
Costa,Helder Gomes |
author_facet |
Costa,Helder Gomes Mansur,André Fernando Uébe Freitas,André Luís Policani Carvalho,Rogério Atem de |
author_role |
author |
author2 |
Mansur,André Fernando Uébe Freitas,André Luís Policani Carvalho,Rogério Atem de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa,Helder Gomes Mansur,André Fernando Uébe Freitas,André Luís Policani Carvalho,Rogério Atem de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação qualidade ELECTRE multicritério avaliação MCDA |
topic |
Satisfação qualidade ELECTRE multicritério avaliação MCDA |
description |
As abordagens usuais para conhecer a percepção do consumidor quanto ao desempenho de serviços baseiam-se em impressões do consumidor (julgamentos subjetivos) à luz de múltiplos critérios. Em geral estas abordagens consideram uma função de agregação do tipo média ponderada, que apresenta efeitos compensatórios indesejáveis. O presente trabalho explora a aplicação do Auxílio Multicritério à Decisão, mais especificamente no método ELECTRE TRI, à classificação ordenada da satisfação dos consumidores. Isto adapta uma modelagem de apoio à decisão para um problema de diagnóstico do grau de satisfação. Um tratamento inédito para a estimativa dos parâmetros p e q (limites de preferência e de indiferença, respectivamente) é incorporado a modelagem, incorporando maior robustez ao uso de um método de AMD monodecisor na resolução de um problema multidecisor. Trata-se de forma inédita a questão de incomparabilidade, destacando que nem sempre a mesma é originada por imperícia na modelagem ou nas avaliações de desempenho. Uma importante diferença em relação aos métodos tradicionais de avaliação de desempenho é a independência do emprego do resultado em relação ao valor numérico da escala de julgamento de desempenho. A aplicação desta abordagem proposta é experimentada na avaliação da satisfação dos consumidores de uma bombonnière instalada em um shopping center. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000200002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-65132007000200002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
dc.source.none.fl_str_mv |
Production v.17 n.2 2007 reponame:Production instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) instacron:ABEPRO |
instname_str |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
instacron_str |
ABEPRO |
institution |
ABEPRO |
reponame_str |
Production |
collection |
Production |
repository.name.fl_str_mv |
Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||production@editoracubo.com.br |
_version_ |
1754213150140399616 |