Estratégia e ecologia: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65131998000200004 |
Resumo: | Com a Revolução Industrial, o uso dos recursos naturais sofreu um grande incremento. Devido sua limitação, a necessidade de lidar com o desenvolvimento e com a preservação do meio ambiente ecológico cria uma das questões mais importantes da atualidade. Assim sendo, a relação entre as empresas e o meio ambiente é o ponto chave para se tentar atenuar o impacto do homem sobre a natureza. O efeito da globalização faz com que a dimensão ecológica, que já possuía interesse global, ganhe força, a ponto das nações mais desenvolvidas encontrarem na defesa da ecologia, uma barreira conveniente aos produtos concorrentes em seus mercados. Dentro desse contexto, as empresas brasileiras buscam alternativas, tanto para atender a intensa fiscalização governamental, dentro do Brasil, como também para continuar participando da competição naqueles mercados mais desenvolvidos, onde as barreiras não tarifárias, de apelo ecológico, bloqueiam o ingresso de seus produtos. O caso da Hering Têxtil, uma das mais importantes industrias têxteis do mundo, é apresentado. A empresa é um referencial relevante dentro dessa discussão. A relação da empresa com a variável ecológica e sua visão estratégica são consideradas com vistas a elucidar a maneira como ela tem tratado a questão, tanto como ameaça quanto como oportunidade. |
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Estratégia e ecologia: um estudo de casoEcologyEcologic variableEcologic administrationStrategic planningCom a Revolução Industrial, o uso dos recursos naturais sofreu um grande incremento. Devido sua limitação, a necessidade de lidar com o desenvolvimento e com a preservação do meio ambiente ecológico cria uma das questões mais importantes da atualidade. Assim sendo, a relação entre as empresas e o meio ambiente é o ponto chave para se tentar atenuar o impacto do homem sobre a natureza. O efeito da globalização faz com que a dimensão ecológica, que já possuía interesse global, ganhe força, a ponto das nações mais desenvolvidas encontrarem na defesa da ecologia, uma barreira conveniente aos produtos concorrentes em seus mercados. Dentro desse contexto, as empresas brasileiras buscam alternativas, tanto para atender a intensa fiscalização governamental, dentro do Brasil, como também para continuar participando da competição naqueles mercados mais desenvolvidos, onde as barreiras não tarifárias, de apelo ecológico, bloqueiam o ingresso de seus produtos. O caso da Hering Têxtil, uma das mais importantes industrias têxteis do mundo, é apresentado. A empresa é um referencial relevante dentro dessa discussão. A relação da empresa com a variável ecológica e sua visão estratégica são consideradas com vistas a elucidar a maneira como ela tem tratado a questão, tanto como ameaça quanto como oportunidade.Associação Brasileira de Engenharia de Produção1998-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65131998000200004Production v.8 n.2 1998reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/S0103-65131998000200004info:eu-repo/semantics/openAccessHoffmann,Valmir Emilpor2010-11-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65131998000200004Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2010-11-10T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false |
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Com a Revolução Industrial, o uso dos recursos naturais sofreu um grande incremento. Devido sua limitação, a necessidade de lidar com o desenvolvimento e com a preservação do meio ambiente ecológico cria uma das questões mais importantes da atualidade. Assim sendo, a relação entre as empresas e o meio ambiente é o ponto chave para se tentar atenuar o impacto do homem sobre a natureza. O efeito da globalização faz com que a dimensão ecológica, que já possuía interesse global, ganhe força, a ponto das nações mais desenvolvidas encontrarem na defesa da ecologia, uma barreira conveniente aos produtos concorrentes em seus mercados. Dentro desse contexto, as empresas brasileiras buscam alternativas, tanto para atender a intensa fiscalização governamental, dentro do Brasil, como também para continuar participando da competição naqueles mercados mais desenvolvidos, onde as barreiras não tarifárias, de apelo ecológico, bloqueiam o ingresso de seus produtos. O caso da Hering Têxtil, uma das mais importantes industrias têxteis do mundo, é apresentado. A empresa é um referencial relevante dentro dessa discussão. A relação da empresa com a variável ecológica e sua visão estratégica são consideradas com vistas a elucidar a maneira como ela tem tratado a questão, tanto como ameaça quanto como oportunidade. |
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