Análise Estratégica Para Implantação de Empresas de Pequeno Porte: Cervejarias Artesanais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Produção Online |
Texto Completo: | https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/600 |
Resumo: | No final da década de 80 inspirado pelo sucesso nos EUA e Europa, teve início no Brasil um segmento de mercado muito promissor, apesar do alto investimento inicial requerido. Este segmento chama-se Craft Brewing ou Produção Alternativa de Cerveja. Muitos empresários estão obtendo ótimos retornos neste segmento, enquanto outros amargam sérios prejuízos operacionais e financeiros, por não terem um direcionamento estratégico e elaborado um anteprojeto. O autor deste artigo, tendo como base os princípios da Engenharia de Produção, propõe um modelo de definição de estratégias e elaboração de anteprojeto para auxiliar empresários que desejam aumentar suas chances de sucesso neste negócio. Palavras-Chave: Estratégias, Produção Alternativa de Cerveja, Anteprojeto |
id |
ABEPRO-2_452fdb361ff9aae44134862d8ad29a29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/600 |
network_acronym_str |
ABEPRO-2 |
network_name_str |
Revista Produção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise Estratégica Para Implantação de Empresas de Pequeno Porte: Cervejarias ArtesanaisNo final da década de 80 inspirado pelo sucesso nos EUA e Europa, teve início no Brasil um segmento de mercado muito promissor, apesar do alto investimento inicial requerido. Este segmento chama-se Craft Brewing ou Produção Alternativa de Cerveja. Muitos empresários estão obtendo ótimos retornos neste segmento, enquanto outros amargam sérios prejuízos operacionais e financeiros, por não terem um direcionamento estratégico e elaborado um anteprojeto. O autor deste artigo, tendo como base os princípios da Engenharia de Produção, propõe um modelo de definição de estratégias e elaboração de anteprojeto para auxiliar empresários que desejam aumentar suas chances de sucesso neste negócio. Palavras-Chave: Estratégias, Produção Alternativa de Cerveja, AnteprojetoAssociação Brasileira de Engenharia de Produção2002-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/60010.14488/1676-1901.v2i1.600Revista Produção Online; Vol. 2 No. 1 (2002)Revista Produção Online; v. 2 n. 1 (2002)1676-1901reponame:Revista Produção Onlineinstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPROporhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/600/639Copyright (c) 2014 Revista Produção Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessKalnin, Joanir LuísCasarotto Filho, NelsonCastro, João Ernesto E.2015-11-11T17:27:03Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/600Revistahttp://producaoonline.org.br/rpoPUBhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/oai||producaoonline@gmail.com1676-19011676-1901opendoar:2015-11-11T17:27:03Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise Estratégica Para Implantação de Empresas de Pequeno Porte: Cervejarias Artesanais |
title |
Análise Estratégica Para Implantação de Empresas de Pequeno Porte: Cervejarias Artesanais |
spellingShingle |
Análise Estratégica Para Implantação de Empresas de Pequeno Porte: Cervejarias Artesanais Kalnin, Joanir Luís |
title_short |
Análise Estratégica Para Implantação de Empresas de Pequeno Porte: Cervejarias Artesanais |
title_full |
Análise Estratégica Para Implantação de Empresas de Pequeno Porte: Cervejarias Artesanais |
title_fullStr |
Análise Estratégica Para Implantação de Empresas de Pequeno Porte: Cervejarias Artesanais |
title_full_unstemmed |
Análise Estratégica Para Implantação de Empresas de Pequeno Porte: Cervejarias Artesanais |
title_sort |
Análise Estratégica Para Implantação de Empresas de Pequeno Porte: Cervejarias Artesanais |
author |
Kalnin, Joanir Luís |
author_facet |
Kalnin, Joanir Luís Casarotto Filho, Nelson Castro, João Ernesto E. |
author_role |
author |
author2 |
Casarotto Filho, Nelson Castro, João Ernesto E. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kalnin, Joanir Luís Casarotto Filho, Nelson Castro, João Ernesto E. |
description |
No final da década de 80 inspirado pelo sucesso nos EUA e Europa, teve início no Brasil um segmento de mercado muito promissor, apesar do alto investimento inicial requerido. Este segmento chama-se Craft Brewing ou Produção Alternativa de Cerveja. Muitos empresários estão obtendo ótimos retornos neste segmento, enquanto outros amargam sérios prejuízos operacionais e financeiros, por não terem um direcionamento estratégico e elaborado um anteprojeto. O autor deste artigo, tendo como base os princípios da Engenharia de Produção, propõe um modelo de definição de estratégias e elaboração de anteprojeto para auxiliar empresários que desejam aumentar suas chances de sucesso neste negócio. Palavras-Chave: Estratégias, Produção Alternativa de Cerveja, Anteprojeto |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/600 10.14488/1676-1901.v2i1.600 |
url |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/600 |
identifier_str_mv |
10.14488/1676-1901.v2i1.600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/600/639 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Produção Online; Vol. 2 No. 1 (2002) Revista Produção Online; v. 2 n. 1 (2002) 1676-1901 reponame:Revista Produção Online instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) instacron:ABEPRO |
instname_str |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
instacron_str |
ABEPRO |
institution |
ABEPRO |
reponame_str |
Revista Produção Online |
collection |
Revista Produção Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||producaoonline@gmail.com |
_version_ |
1761536948119273472 |