Melhoria de desempenho em serviços: alternativas para lidar com o trade-off entre eficiência e eficácia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres Júnior, Noel
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Miyake, Dario Ikuo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Produção Online
Texto Completo: https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/539
Resumo: Entregar a seus clientes resultados satisfatórios com eficiência de custos é um desafio fundamental para qualquer organização de serviços. Isso requer a compreensão de como as organizações de serviço podem buscar apropriadamente os objetivos de eficiência e eficácia. À luz de uma revisão bibliográfica, o presente trabalho identifica e analisa meios alternativos para as organizações de serviços buscarem um melhor desempenho sob estes critérios. Para tanto, uma amostra de organizações de serviços foi investigada com o propósito de identificar as estratégias e mecanismos que têm explorado para lidar com estes critérios de desempenho, pois embora ambos sejam críticos, são potencialmente conflituosos entre si. Na pesquisa de campo foram identificados diversos mecanismos para melhorar a eficiência e/ou eficácia dos serviços, sendo que a maioria baseia-se na estratégia de propiciar uma maior participação do cliente. Os resultados reforçam a proposição de estudos recentes de se conceber e gerenciar serviços por uma nova lógica que supere a visão industrialista de privilegiar o controle dos processos pela organização inibindo um maior envolvimento ou interferência dos clientes em processos de serviços.
id ABEPRO-2_5438a80e8412ab3cacfb434801d4cec2
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/539
network_acronym_str ABEPRO-2
network_name_str Revista Produção Online
repository_id_str
spelling Melhoria de desempenho em serviços: alternativas para lidar com o trade-off entre eficiência e eficáciaDesempenho em ServiçosEficiência em ServiçosEficácia em ServiçosEntregar a seus clientes resultados satisfatórios com eficiência de custos é um desafio fundamental para qualquer organização de serviços. Isso requer a compreensão de como as organizações de serviço podem buscar apropriadamente os objetivos de eficiência e eficácia. À luz de uma revisão bibliográfica, o presente trabalho identifica e analisa meios alternativos para as organizações de serviços buscarem um melhor desempenho sob estes critérios. Para tanto, uma amostra de organizações de serviços foi investigada com o propósito de identificar as estratégias e mecanismos que têm explorado para lidar com estes critérios de desempenho, pois embora ambos sejam críticos, são potencialmente conflituosos entre si. Na pesquisa de campo foram identificados diversos mecanismos para melhorar a eficiência e/ou eficácia dos serviços, sendo que a maioria baseia-se na estratégia de propiciar uma maior participação do cliente. Os resultados reforçam a proposição de estudos recentes de se conceber e gerenciar serviços por uma nova lógica que supere a visão industrialista de privilegiar o controle dos processos pela organização inibindo um maior envolvimento ou interferência dos clientes em processos de serviços.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2011-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/mpeghttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/53910.14488/1676-1901.v11i1.539Revista Produção Online; Vol. 11 No. 1 (2011); 162-193Revista Produção Online; v. 11 n. 1 (2011); 162-1931676-1901reponame:Revista Produção Onlineinstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPROporhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/539/767https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/539/781Copyright (c) 2014 Revista Produção Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres Júnior, NoelMiyake, Dario Ikuo2015-11-11T17:25:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/539Revistahttp://producaoonline.org.br/rpoPUBhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/oai||producaoonline@gmail.com1676-19011676-1901opendoar:2015-11-11T17:25:58Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Melhoria de desempenho em serviços: alternativas para lidar com o trade-off entre eficiência e eficácia
title Melhoria de desempenho em serviços: alternativas para lidar com o trade-off entre eficiência e eficácia
spellingShingle Melhoria de desempenho em serviços: alternativas para lidar com o trade-off entre eficiência e eficácia
Torres Júnior, Noel
Desempenho em Serviços
Eficiência em Serviços
Eficácia em Serviços
title_short Melhoria de desempenho em serviços: alternativas para lidar com o trade-off entre eficiência e eficácia
title_full Melhoria de desempenho em serviços: alternativas para lidar com o trade-off entre eficiência e eficácia
title_fullStr Melhoria de desempenho em serviços: alternativas para lidar com o trade-off entre eficiência e eficácia
title_full_unstemmed Melhoria de desempenho em serviços: alternativas para lidar com o trade-off entre eficiência e eficácia
title_sort Melhoria de desempenho em serviços: alternativas para lidar com o trade-off entre eficiência e eficácia
author Torres Júnior, Noel
author_facet Torres Júnior, Noel
Miyake, Dario Ikuo
author_role author
author2 Miyake, Dario Ikuo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres Júnior, Noel
Miyake, Dario Ikuo
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho em Serviços
Eficiência em Serviços
Eficácia em Serviços
topic Desempenho em Serviços
Eficiência em Serviços
Eficácia em Serviços
description Entregar a seus clientes resultados satisfatórios com eficiência de custos é um desafio fundamental para qualquer organização de serviços. Isso requer a compreensão de como as organizações de serviço podem buscar apropriadamente os objetivos de eficiência e eficácia. À luz de uma revisão bibliográfica, o presente trabalho identifica e analisa meios alternativos para as organizações de serviços buscarem um melhor desempenho sob estes critérios. Para tanto, uma amostra de organizações de serviços foi investigada com o propósito de identificar as estratégias e mecanismos que têm explorado para lidar com estes critérios de desempenho, pois embora ambos sejam críticos, são potencialmente conflituosos entre si. Na pesquisa de campo foram identificados diversos mecanismos para melhorar a eficiência e/ou eficácia dos serviços, sendo que a maioria baseia-se na estratégia de propiciar uma maior participação do cliente. Os resultados reforçam a proposição de estudos recentes de se conceber e gerenciar serviços por uma nova lógica que supere a visão industrialista de privilegiar o controle dos processos pela organização inibindo um maior envolvimento ou interferência dos clientes em processos de serviços.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/539
10.14488/1676-1901.v11i1.539
url https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/539
identifier_str_mv 10.14488/1676-1901.v11i1.539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/539/767
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/539/781
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Produção Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Produção Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
audio/mpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Revista Produção Online; Vol. 11 No. 1 (2011); 162-193
Revista Produção Online; v. 11 n. 1 (2011); 162-193
1676-1901
reponame:Revista Produção Online
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Revista Produção Online
collection Revista Produção Online
repository.name.fl_str_mv Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||producaoonline@gmail.com
_version_ 1761536947726057472