Alinhamento entre estratégia e critérios competitivos: um estudo em empresa do setor de bebidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Produção Online |
Texto Completo: | https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/537 |
Resumo: | Garantir a coerência e o alinhamento da estratégia em todos os níveis da organização é uma tarefa árdua. Por vezes é necessário fazer ajustes entre a estratégia competitiva e a estratégia de manufatura, desdobrada em critérios competitivos. As escolhas (trade-offs) de posicionamento estratégico devem ser explicitadas até o nível do chão-de-fábrica, permitindo o alinhamento entre as estratégias competitivas genéricas e os critérios competitivos, o que é um dos principais desafios para a execução da estratégia bem sucedida. O objetivo deste trabalho é compreender o processo de alinhamento da estratégia e dos critérios competitivos, identificando os principais gargalos. A estratégia de pesquisa adotada foi a de estudo exploratório realizado em uma empresa do setor de bebidas não-alcoólicas. As analises apontaram para o desalinhamento entre estratégia e critérios competitivos. |
id |
ABEPRO-2_c89cf21dff6a6dbb531469a083057938 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/537 |
network_acronym_str |
ABEPRO-2 |
network_name_str |
Revista Produção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Alinhamento entre estratégia e critérios competitivos: um estudo em empresa do setor de bebidasEstratégia CompetitivaCritérios CompetitivosSetor de BebidasGarantir a coerência e o alinhamento da estratégia em todos os níveis da organização é uma tarefa árdua. Por vezes é necessário fazer ajustes entre a estratégia competitiva e a estratégia de manufatura, desdobrada em critérios competitivos. As escolhas (trade-offs) de posicionamento estratégico devem ser explicitadas até o nível do chão-de-fábrica, permitindo o alinhamento entre as estratégias competitivas genéricas e os critérios competitivos, o que é um dos principais desafios para a execução da estratégia bem sucedida. O objetivo deste trabalho é compreender o processo de alinhamento da estratégia e dos critérios competitivos, identificando os principais gargalos. A estratégia de pesquisa adotada foi a de estudo exploratório realizado em uma empresa do setor de bebidas não-alcoólicas. As analises apontaram para o desalinhamento entre estratégia e critérios competitivos.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2011-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/mpeghttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/53710.14488/1676-1901.v11i1.537Revista Produção Online; Vol. 11 No. 1 (2011); 136-161Revista Produção Online; v. 11 n. 1 (2011); 136-1611676-1901reponame:Revista Produção Onlineinstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPROporhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/537/766https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/537/780Copyright (c) 2014 Revista Produção Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessJun Abe, Carlos FelipeCarvalho, Marly Monteiro de2015-11-11T17:25:57Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/537Revistahttp://producaoonline.org.br/rpoPUBhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/oai||producaoonline@gmail.com1676-19011676-1901opendoar:2015-11-11T17:25:57Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alinhamento entre estratégia e critérios competitivos: um estudo em empresa do setor de bebidas |
title |
Alinhamento entre estratégia e critérios competitivos: um estudo em empresa do setor de bebidas |
spellingShingle |
Alinhamento entre estratégia e critérios competitivos: um estudo em empresa do setor de bebidas Jun Abe, Carlos Felipe Estratégia Competitiva Critérios Competitivos Setor de Bebidas |
title_short |
Alinhamento entre estratégia e critérios competitivos: um estudo em empresa do setor de bebidas |
title_full |
Alinhamento entre estratégia e critérios competitivos: um estudo em empresa do setor de bebidas |
title_fullStr |
Alinhamento entre estratégia e critérios competitivos: um estudo em empresa do setor de bebidas |
title_full_unstemmed |
Alinhamento entre estratégia e critérios competitivos: um estudo em empresa do setor de bebidas |
title_sort |
Alinhamento entre estratégia e critérios competitivos: um estudo em empresa do setor de bebidas |
author |
Jun Abe, Carlos Felipe |
author_facet |
Jun Abe, Carlos Felipe Carvalho, Marly Monteiro de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Marly Monteiro de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jun Abe, Carlos Felipe Carvalho, Marly Monteiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Competitiva Critérios Competitivos Setor de Bebidas |
topic |
Estratégia Competitiva Critérios Competitivos Setor de Bebidas |
description |
Garantir a coerência e o alinhamento da estratégia em todos os níveis da organização é uma tarefa árdua. Por vezes é necessário fazer ajustes entre a estratégia competitiva e a estratégia de manufatura, desdobrada em critérios competitivos. As escolhas (trade-offs) de posicionamento estratégico devem ser explicitadas até o nível do chão-de-fábrica, permitindo o alinhamento entre as estratégias competitivas genéricas e os critérios competitivos, o que é um dos principais desafios para a execução da estratégia bem sucedida. O objetivo deste trabalho é compreender o processo de alinhamento da estratégia e dos critérios competitivos, identificando os principais gargalos. A estratégia de pesquisa adotada foi a de estudo exploratório realizado em uma empresa do setor de bebidas não-alcoólicas. As analises apontaram para o desalinhamento entre estratégia e critérios competitivos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/537 10.14488/1676-1901.v11i1.537 |
url |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/537 |
identifier_str_mv |
10.14488/1676-1901.v11i1.537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/537/766 https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/537/780 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf audio/mpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Produção Online; Vol. 11 No. 1 (2011); 136-161 Revista Produção Online; v. 11 n. 1 (2011); 136-161 1676-1901 reponame:Revista Produção Online instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) instacron:ABEPRO |
instname_str |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
instacron_str |
ABEPRO |
institution |
ABEPRO |
reponame_str |
Revista Produção Online |
collection |
Revista Produção Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||producaoonline@gmail.com |
_version_ |
1761536947725008896 |