O modelo das forças de Porter e posicionamento estratégico como diferencial competitivo: o caso de uma empresa no ramo de bebidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Diego Felipe Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gonçalves Júnior, Elias Rocha, Gonçalves, Virgínia Siqueira, Croce, Paulo Rossi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8046
Resumo: As empresas do ramo de bebidas são organizações que estão constantemente buscando maneiras mais eficientes de satisfazer as necessidades dos clientes. Cada organização utiliza-se de diversas estratégias com o objetivo de atingir mais compradores sem comprometer a sua existência e a sua vantagem competitiva. Este trabalho baseia-se nas cinco forças competitivas e na teoria das estratégias competitivas genéricas de Porter (1999), que estabelece em seu modelo que as empresas pertencentes ao mercado devem possuir, no mínimo, uma das três abordagens estratégicas: diferenciação, enfoque e liderança no custo. Será identificado e descrito o modo de atuação das cinco forças competitivas de Porter e como elas influenciam na definição da estratégia competitiva empresarial. Inicialmente, procurou-se realizar o levantamento da relação das estratégias da empresa em estudo com a teoria apresentada por Porter e foram aplicados questionários aos gerentes setoriais da empresa em questão. Após a análise destes questionários, foram identificados três agrupamentos setoriais com abordagens válidas. Posteriormente, foram selecionadas as respostas correlacionadas que possuíam maior afinidade entre os setores e que melhor representavam os resultados dispostos acerca da teoria proposta e, nesta amostragem, foi realizada uma entrevista com o gerente geral. O resultado observado a partir da entrevista validou a análise dos dados encontrados nos questionários aplicados anteriormente, demonstrando conformidade com o referencial teórico. Pode-se afirmar que, com os resultados obtidos, é válida a aplicação desta teoria na empresa comercial de bebidas, a qual vem se adequando para maximizar os resultados financeiros e aperfeiçoar o posicionamento estratégico em relação aos seus concorrentes
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