Competitividade da Indústria Exportadora Brasileira de Papel de Imprimir e Escrever: uma análise da inovação sob a ótica da cadeia de valor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da Silva, Christian Luiz
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Produção Online
Texto Completo: https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/354
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar comparativamente as estratégias de inovação  dasprincipais empresas exportadoras mundiais e brasileiras de  papel de imprimir eescrever. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com os principais agenteseconômicos envolvidos com a exportação desse produto no Brasil. A partir daanálise da cadeia de valor, com enfoque para essa inovação , observou-se que asempresas brasileiras, apesar de terem  vantagens competitivas na etapa de recursosflorestais (domínio da matéria-prima, inovação e integração na silvicultura),produzem produtos com baixo valor agregado. A maioria das empresas pesquisadasbusca agregar mais valor ao produto, porém, poucas investem em pesquisa edesenvolvimento de novos produtos. Além disso, em virtude de a  indústria brasileiraexportar seus produtos de forma indireta, ou seja, por meio de agentes dedistribuição no exterior e tradings,  perde o contato com o cliente final,  umaimportante peça no processo de inovação.
id ABEPRO-2_d1c6099be1560b6a9ba6a99acb925a33
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/354
network_acronym_str ABEPRO-2
network_name_str Revista Produção Online
repository_id_str
spelling Competitividade da Indústria Exportadora Brasileira de Papel de Imprimir e Escrever: uma análise da inovação sob a ótica da cadeia de valorinovaçãoexportações de papel de imprimir e escrevercadeia de valor.O objetivo deste artigo é analisar comparativamente as estratégias de inovação  dasprincipais empresas exportadoras mundiais e brasileiras de  papel de imprimir eescrever. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com os principais agenteseconômicos envolvidos com a exportação desse produto no Brasil. A partir daanálise da cadeia de valor, com enfoque para essa inovação , observou-se que asempresas brasileiras, apesar de terem  vantagens competitivas na etapa de recursosflorestais (domínio da matéria-prima, inovação e integração na silvicultura),produzem produtos com baixo valor agregado. A maioria das empresas pesquisadasbusca agregar mais valor ao produto, porém, poucas investem em pesquisa edesenvolvimento de novos produtos. Além disso, em virtude de a  indústria brasileiraexportar seus produtos de forma indireta, ou seja, por meio de agentes dedistribuição no exterior e tradings,  perde o contato com o cliente final,  umaimportante peça no processo de inovação.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2005-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/35410.14488/1676-1901.v5i3.354Revista Produção Online; Vol. 5 No. 3 (2005)Revista Produção Online; v. 5 n. 3 (2005)1676-1901reponame:Revista Produção Onlineinstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPROporhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/354/441Copyright (c) 2014 Revista Produção Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessDa Silva, Christian Luiz2015-11-11T17:27:00Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/354Revistahttp://producaoonline.org.br/rpoPUBhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/oai||producaoonline@gmail.com1676-19011676-1901opendoar:2015-11-11T17:27Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Competitividade da Indústria Exportadora Brasileira de Papel de Imprimir e Escrever: uma análise da inovação sob a ótica da cadeia de valor
title Competitividade da Indústria Exportadora Brasileira de Papel de Imprimir e Escrever: uma análise da inovação sob a ótica da cadeia de valor
spellingShingle Competitividade da Indústria Exportadora Brasileira de Papel de Imprimir e Escrever: uma análise da inovação sob a ótica da cadeia de valor
Da Silva, Christian Luiz
inovação
exportações de papel de imprimir e escrever
cadeia de valor.
title_short Competitividade da Indústria Exportadora Brasileira de Papel de Imprimir e Escrever: uma análise da inovação sob a ótica da cadeia de valor
title_full Competitividade da Indústria Exportadora Brasileira de Papel de Imprimir e Escrever: uma análise da inovação sob a ótica da cadeia de valor
title_fullStr Competitividade da Indústria Exportadora Brasileira de Papel de Imprimir e Escrever: uma análise da inovação sob a ótica da cadeia de valor
title_full_unstemmed Competitividade da Indústria Exportadora Brasileira de Papel de Imprimir e Escrever: uma análise da inovação sob a ótica da cadeia de valor
title_sort Competitividade da Indústria Exportadora Brasileira de Papel de Imprimir e Escrever: uma análise da inovação sob a ótica da cadeia de valor
author Da Silva, Christian Luiz
author_facet Da Silva, Christian Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Da Silva, Christian Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv inovação
exportações de papel de imprimir e escrever
cadeia de valor.
topic inovação
exportações de papel de imprimir e escrever
cadeia de valor.
description O objetivo deste artigo é analisar comparativamente as estratégias de inovação  dasprincipais empresas exportadoras mundiais e brasileiras de  papel de imprimir eescrever. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com os principais agenteseconômicos envolvidos com a exportação desse produto no Brasil. A partir daanálise da cadeia de valor, com enfoque para essa inovação , observou-se que asempresas brasileiras, apesar de terem  vantagens competitivas na etapa de recursosflorestais (domínio da matéria-prima, inovação e integração na silvicultura),produzem produtos com baixo valor agregado. A maioria das empresas pesquisadasbusca agregar mais valor ao produto, porém, poucas investem em pesquisa edesenvolvimento de novos produtos. Além disso, em virtude de a  indústria brasileiraexportar seus produtos de forma indireta, ou seja, por meio de agentes dedistribuição no exterior e tradings,  perde o contato com o cliente final,  umaimportante peça no processo de inovação.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/354
10.14488/1676-1901.v5i3.354
url https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/354
identifier_str_mv 10.14488/1676-1901.v5i3.354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/354/441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Produção Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Produção Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Revista Produção Online; Vol. 5 No. 3 (2005)
Revista Produção Online; v. 5 n. 3 (2005)
1676-1901
reponame:Revista Produção Online
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Revista Produção Online
collection Revista Produção Online
repository.name.fl_str_mv Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||producaoonline@gmail.com
_version_ 1761536947636928512