Gerenciamento de Projetos em TI: Uma Abordagem do Plano de Transição de Serviços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Produção Online |
Texto Completo: | https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/278 |
Resumo: | Em outsourcing de TI, os clientes exigem cada vez mais uma eficaz estratégia de implantação dos serviços contratados. Uma gestão de projetos de transição de serviços de TI apresenta resultados positivos, não somente para o sucesso do projeto, como também para que a operação com o cliente seja iniciada e mantida com credibilidade. Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas contribuições em projetos de implantação de serviços para provedores de TI. Utiliza-se práticas de gestão, controle e gestão de projetos, aplicadas à gestão de serviços de TI (ITSM). Um estudo de caso é apresentado e analisado. Enfatiza-se no trabalho a importância de uso combinado de práticas como PMI, IPMA, ITIL e CobiT. A pesquisa conclui que projetos de transição bem elaborados garantem uma operação eficaz em termos de processos, resultados financeiros e de relacionamento do provedor com o cliente. |
id |
ABEPRO-2_db3ce4138c2b7e730dcfdf6c2a2fdefe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/278 |
network_acronym_str |
ABEPRO-2 |
network_name_str |
Revista Produção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Gerenciamento de Projetos em TI: Uma Abordagem do Plano de Transição de ServiçosProjetos de TransiçãoGerenciamento de ProjetosServiços de TITecnologia da InformaçãoGovernança de TI.Em outsourcing de TI, os clientes exigem cada vez mais uma eficaz estratégia de implantação dos serviços contratados. Uma gestão de projetos de transição de serviços de TI apresenta resultados positivos, não somente para o sucesso do projeto, como também para que a operação com o cliente seja iniciada e mantida com credibilidade. Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas contribuições em projetos de implantação de serviços para provedores de TI. Utiliza-se práticas de gestão, controle e gestão de projetos, aplicadas à gestão de serviços de TI (ITSM). Um estudo de caso é apresentado e analisado. Enfatiza-se no trabalho a importância de uso combinado de práticas como PMI, IPMA, ITIL e CobiT. A pesquisa conclui que projetos de transição bem elaborados garantem uma operação eficaz em termos de processos, resultados financeiros e de relacionamento do provedor com o cliente. Associação Brasileira de Engenharia de Produção2009-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfaudio/mpegapplication/pdfhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/27810.14488/1676-1901.v9i4.278Revista Produção Online; Vol. 9 No. 4 (2009)Revista Produção Online; v. 9 n. 4 (2009)1676-1901reponame:Revista Produção Onlineinstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPROporhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/278/533https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/278/534https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/278/556https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/278/546Copyright (c) 2014 Revista Produção Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Gilmar Souzade Campos, Fernando Celso2015-11-11T17:26:03Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/278Revistahttp://producaoonline.org.br/rpoPUBhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/oai||producaoonline@gmail.com1676-19011676-1901opendoar:2015-11-11T17:26:03Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gerenciamento de Projetos em TI: Uma Abordagem do Plano de Transição de Serviços |
title |
Gerenciamento de Projetos em TI: Uma Abordagem do Plano de Transição de Serviços |
spellingShingle |
Gerenciamento de Projetos em TI: Uma Abordagem do Plano de Transição de Serviços Santos, Gilmar Souza Projetos de Transição Gerenciamento de Projetos Serviços de TI Tecnologia da Informação Governança de TI. |
title_short |
Gerenciamento de Projetos em TI: Uma Abordagem do Plano de Transição de Serviços |
title_full |
Gerenciamento de Projetos em TI: Uma Abordagem do Plano de Transição de Serviços |
title_fullStr |
Gerenciamento de Projetos em TI: Uma Abordagem do Plano de Transição de Serviços |
title_full_unstemmed |
Gerenciamento de Projetos em TI: Uma Abordagem do Plano de Transição de Serviços |
title_sort |
Gerenciamento de Projetos em TI: Uma Abordagem do Plano de Transição de Serviços |
author |
Santos, Gilmar Souza |
author_facet |
Santos, Gilmar Souza de Campos, Fernando Celso |
author_role |
author |
author2 |
de Campos, Fernando Celso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gilmar Souza de Campos, Fernando Celso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projetos de Transição Gerenciamento de Projetos Serviços de TI Tecnologia da Informação Governança de TI. |
topic |
Projetos de Transição Gerenciamento de Projetos Serviços de TI Tecnologia da Informação Governança de TI. |
description |
Em outsourcing de TI, os clientes exigem cada vez mais uma eficaz estratégia de implantação dos serviços contratados. Uma gestão de projetos de transição de serviços de TI apresenta resultados positivos, não somente para o sucesso do projeto, como também para que a operação com o cliente seja iniciada e mantida com credibilidade. Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas contribuições em projetos de implantação de serviços para provedores de TI. Utiliza-se práticas de gestão, controle e gestão de projetos, aplicadas à gestão de serviços de TI (ITSM). Um estudo de caso é apresentado e analisado. Enfatiza-se no trabalho a importância de uso combinado de práticas como PMI, IPMA, ITIL e CobiT. A pesquisa conclui que projetos de transição bem elaborados garantem uma operação eficaz em termos de processos, resultados financeiros e de relacionamento do provedor com o cliente. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/278 10.14488/1676-1901.v9i4.278 |
url |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/278 |
identifier_str_mv |
10.14488/1676-1901.v9i4.278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/278/533 https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/278/534 https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/278/556 https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/278/546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf audio/mpeg application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Produção Online; Vol. 9 No. 4 (2009) Revista Produção Online; v. 9 n. 4 (2009) 1676-1901 reponame:Revista Produção Online instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) instacron:ABEPRO |
instname_str |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
instacron_str |
ABEPRO |
institution |
ABEPRO |
reponame_str |
Revista Produção Online |
collection |
Revista Produção Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||producaoonline@gmail.com |
_version_ |
1761536947212255232 |