Perspectivas para a adequação de competências na formação do designer baseadas numa proposta pedagógica de desenvolvimento sócio-econômico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Produção Online |
Texto Completo: | https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/634 |
Resumo: | O repensar dos conteúdos pedagógicos mais ajustados ao desenvolvimento de competências para o profissional em design deve levar em consideração o fato de que esses mesmos conteúdos têm uma relação de interdependência com outras áreas do conhecimento. Sugere-se, então, como base primeira de análise, a proposição de uma concepção do design, consoante uma perspectiva unificadora de conceitos, concebendo o designer tendo em conta as efetivas necessidades de consumo de bens e serviços, bem como a pluralidade de contextos sociais em que esse profissional é demandado. Dessa forma, o novo perfil para o designer deve partir de uma revisão de habilidades a serem desenvolvidas nos cursos de graduação, tendo por objeto formar um profissional não somente interessado em promover o caráter estético e funcional de um dado produto, mas, sobretudo, conceber um agente solucionador de demandas externas que esteja apto a interagir com os demais subsistemas sociais. Palavras-chave: design, designer, competências. |
id |
ABEPRO-2_f073698d5b8894b45119e6c2f368df8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/634 |
network_acronym_str |
ABEPRO-2 |
network_name_str |
Revista Produção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas para a adequação de competências na formação do designer baseadas numa proposta pedagógica de desenvolvimento sócio-econômico O repensar dos conteúdos pedagógicos mais ajustados ao desenvolvimento de competências para o profissional em design deve levar em consideração o fato de que esses mesmos conteúdos têm uma relação de interdependência com outras áreas do conhecimento. Sugere-se, então, como base primeira de análise, a proposição de uma concepção do design, consoante uma perspectiva unificadora de conceitos, concebendo o designer tendo em conta as efetivas necessidades de consumo de bens e serviços, bem como a pluralidade de contextos sociais em que esse profissional é demandado. Dessa forma, o novo perfil para o designer deve partir de uma revisão de habilidades a serem desenvolvidas nos cursos de graduação, tendo por objeto formar um profissional não somente interessado em promover o caráter estético e funcional de um dado produto, mas, sobretudo, conceber um agente solucionador de demandas externas que esteja apto a interagir com os demais subsistemas sociais. Palavras-chave: design, designer, competências. Associação Brasileira de Engenharia de Produção2006-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/63410.14488/1676-1901.v6i3.634Revista Produção Online; Vol. 6 No. 3 (2006)Revista Produção Online; v. 6 n. 3 (2006)1676-1901reponame:Revista Produção Onlineinstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPROporhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/634/673Copyright (c) 2014 Revista Produção Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias Junior, Claudelino Martinsdo Carmo, Marcelo Kammer Faria2015-11-11T17:26:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/634Revistahttp://producaoonline.org.br/rpoPUBhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/oai||producaoonline@gmail.com1676-19011676-1901opendoar:2015-11-11T17:26:58Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas para a adequação de competências na formação do designer baseadas numa proposta pedagógica de desenvolvimento sócio-econômico |
title |
Perspectivas para a adequação de competências na formação do designer baseadas numa proposta pedagógica de desenvolvimento sócio-econômico |
spellingShingle |
Perspectivas para a adequação de competências na formação do designer baseadas numa proposta pedagógica de desenvolvimento sócio-econômico Dias Junior, Claudelino Martins |
title_short |
Perspectivas para a adequação de competências na formação do designer baseadas numa proposta pedagógica de desenvolvimento sócio-econômico |
title_full |
Perspectivas para a adequação de competências na formação do designer baseadas numa proposta pedagógica de desenvolvimento sócio-econômico |
title_fullStr |
Perspectivas para a adequação de competências na formação do designer baseadas numa proposta pedagógica de desenvolvimento sócio-econômico |
title_full_unstemmed |
Perspectivas para a adequação de competências na formação do designer baseadas numa proposta pedagógica de desenvolvimento sócio-econômico |
title_sort |
Perspectivas para a adequação de competências na formação do designer baseadas numa proposta pedagógica de desenvolvimento sócio-econômico |
author |
Dias Junior, Claudelino Martins |
author_facet |
Dias Junior, Claudelino Martins do Carmo, Marcelo Kammer Faria |
author_role |
author |
author2 |
do Carmo, Marcelo Kammer Faria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias Junior, Claudelino Martins do Carmo, Marcelo Kammer Faria |
description |
O repensar dos conteúdos pedagógicos mais ajustados ao desenvolvimento de competências para o profissional em design deve levar em consideração o fato de que esses mesmos conteúdos têm uma relação de interdependência com outras áreas do conhecimento. Sugere-se, então, como base primeira de análise, a proposição de uma concepção do design, consoante uma perspectiva unificadora de conceitos, concebendo o designer tendo em conta as efetivas necessidades de consumo de bens e serviços, bem como a pluralidade de contextos sociais em que esse profissional é demandado. Dessa forma, o novo perfil para o designer deve partir de uma revisão de habilidades a serem desenvolvidas nos cursos de graduação, tendo por objeto formar um profissional não somente interessado em promover o caráter estético e funcional de um dado produto, mas, sobretudo, conceber um agente solucionador de demandas externas que esteja apto a interagir com os demais subsistemas sociais. Palavras-chave: design, designer, competências. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/634 10.14488/1676-1901.v6i3.634 |
url |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/634 |
identifier_str_mv |
10.14488/1676-1901.v6i3.634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/634/673 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Produção Online; Vol. 6 No. 3 (2006) Revista Produção Online; v. 6 n. 3 (2006) 1676-1901 reponame:Revista Produção Online instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) instacron:ABEPRO |
instname_str |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
instacron_str |
ABEPRO |
institution |
ABEPRO |
reponame_str |
Revista Produção Online |
collection |
Revista Produção Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||producaoonline@gmail.com |
_version_ |
1761536948165410816 |