Avaliação do Ciclo de Vida na bovinocultura leiteira e as oportunidades ao Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seó,Hizumi Lua Sarti
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Machado Filho,Luiz Carlos Pinheiro, Ruviaro,Clandio Favarini, Léis,Cristiane Maria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia Sanitaria e Ambiental
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522017000200221
Resumo: RESUMO: A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta capaz de estimar o potencial de emissões e apontar as fases críticas de um determinado produto ou processo em todo o seu ciclo de vida. O objetivo deste trabalho foi resumir os principais resultados das pesquisas e estudos de caso em ACV relacionados à bovinocultura leiteira nacional e internacional, de 2008 a 2014, e realizar uma análise crítica das categorias de impacto abordadas com maior frequência pela literatura: mudança climática, acidificação, eutrofização, uso da terra e demanda de energia. De todas as fases, a produção de leite na fazenda é onde ocorre a maior parte das emissões. Os resultados apontam que os pontos críticos da bovinocultura leiteira são as emissões entéricas, produção e uso de fertilizante, uso de esterco, produção e transporte de concentrado, e a baixa produtividade animal. Em geral, a categoria de mudança climática foi contraditória com as demais categorias, razão pela qual não deve ser considerada sozinha em avaliações de impacto ambiental. No Brasil, a intensificação na produção à base de pasto apresenta-se como uma estratégia de redução de impactos, uma vez que diminui a necessidade do uso de insumos de base não renovável e aumenta o sequestro de carbono via fotossíntese.
id ABES-1_0c47deeb3674cb793a5472b644b66bab
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-41522017000200221
network_acronym_str ABES-1
network_name_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository_id_str
spelling Avaliação do Ciclo de Vida na bovinocultura leiteira e as oportunidades ao Brasilimpactos ambientaisleiteemissõesRESUMO: A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta capaz de estimar o potencial de emissões e apontar as fases críticas de um determinado produto ou processo em todo o seu ciclo de vida. O objetivo deste trabalho foi resumir os principais resultados das pesquisas e estudos de caso em ACV relacionados à bovinocultura leiteira nacional e internacional, de 2008 a 2014, e realizar uma análise crítica das categorias de impacto abordadas com maior frequência pela literatura: mudança climática, acidificação, eutrofização, uso da terra e demanda de energia. De todas as fases, a produção de leite na fazenda é onde ocorre a maior parte das emissões. Os resultados apontam que os pontos críticos da bovinocultura leiteira são as emissões entéricas, produção e uso de fertilizante, uso de esterco, produção e transporte de concentrado, e a baixa produtividade animal. Em geral, a categoria de mudança climática foi contraditória com as demais categorias, razão pela qual não deve ser considerada sozinha em avaliações de impacto ambiental. No Brasil, a intensificação na produção à base de pasto apresenta-se como uma estratégia de redução de impactos, uma vez que diminui a necessidade do uso de insumos de base não renovável e aumenta o sequestro de carbono via fotossíntese.Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522017000200221Engenharia Sanitaria e Ambiental v.22 n.2 2017reponame:Engenharia Sanitaria e Ambientalinstname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABES10.1590/s1413-41522016149096info:eu-repo/semantics/openAccessSeó,Hizumi Lua SartiMachado Filho,Luiz Carlos PinheiroRuviaro,Clandio FavariniLéis,Cristiane Maria depor2017-03-29T00:00:00Zoai:scielo:S1413-41522017000200221Revistahttp://www.scielo.br/esaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||esa@abes-dn.org.br1809-44571413-4152opendoar:2017-03-29T00:00Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do Ciclo de Vida na bovinocultura leiteira e as oportunidades ao Brasil
title Avaliação do Ciclo de Vida na bovinocultura leiteira e as oportunidades ao Brasil
spellingShingle Avaliação do Ciclo de Vida na bovinocultura leiteira e as oportunidades ao Brasil
Seó,Hizumi Lua Sarti
impactos ambientais
leite
emissões
title_short Avaliação do Ciclo de Vida na bovinocultura leiteira e as oportunidades ao Brasil
title_full Avaliação do Ciclo de Vida na bovinocultura leiteira e as oportunidades ao Brasil
title_fullStr Avaliação do Ciclo de Vida na bovinocultura leiteira e as oportunidades ao Brasil
title_full_unstemmed Avaliação do Ciclo de Vida na bovinocultura leiteira e as oportunidades ao Brasil
title_sort Avaliação do Ciclo de Vida na bovinocultura leiteira e as oportunidades ao Brasil
author Seó,Hizumi Lua Sarti
author_facet Seó,Hizumi Lua Sarti
Machado Filho,Luiz Carlos Pinheiro
Ruviaro,Clandio Favarini
Léis,Cristiane Maria de
author_role author
author2 Machado Filho,Luiz Carlos Pinheiro
Ruviaro,Clandio Favarini
Léis,Cristiane Maria de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seó,Hizumi Lua Sarti
Machado Filho,Luiz Carlos Pinheiro
Ruviaro,Clandio Favarini
Léis,Cristiane Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv impactos ambientais
leite
emissões
topic impactos ambientais
leite
emissões
description RESUMO: A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta capaz de estimar o potencial de emissões e apontar as fases críticas de um determinado produto ou processo em todo o seu ciclo de vida. O objetivo deste trabalho foi resumir os principais resultados das pesquisas e estudos de caso em ACV relacionados à bovinocultura leiteira nacional e internacional, de 2008 a 2014, e realizar uma análise crítica das categorias de impacto abordadas com maior frequência pela literatura: mudança climática, acidificação, eutrofização, uso da terra e demanda de energia. De todas as fases, a produção de leite na fazenda é onde ocorre a maior parte das emissões. Os resultados apontam que os pontos críticos da bovinocultura leiteira são as emissões entéricas, produção e uso de fertilizante, uso de esterco, produção e transporte de concentrado, e a baixa produtividade animal. Em geral, a categoria de mudança climática foi contraditória com as demais categorias, razão pela qual não deve ser considerada sozinha em avaliações de impacto ambiental. No Brasil, a intensificação na produção à base de pasto apresenta-se como uma estratégia de redução de impactos, uma vez que diminui a necessidade do uso de insumos de base não renovável e aumenta o sequestro de carbono via fotossíntese.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522017000200221
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522017000200221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-41522016149096
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
dc.source.none.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental v.22 n.2 2017
reponame:Engenharia Sanitaria e Ambiental
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
collection Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository.name.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv ||esa@abes-dn.org.br
_version_ 1754213194650353664