Impactos ambientais de efluentes de laticínios em curso d’água na Bacia do Rio Pomba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Roselir Ribeiro da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Siqueira,Eduardo Queija de, Nogueira,Ina de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia Sanitaria e Ambiental
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522018000200217
Resumo: RESUMO A atividade láctea tem importância econômica e ambiental na Bacia do Rio Pomba. Com o objetivo de determinar possíveis impactos ambientais dos efluentes lácteos em cursos d’água, foram caracterizados durante o ciclo de produção os efluentes de cinco laticínios. Para selecionar as variáveis importantes na caracterização dos efluentes, usou-se a análise dos componentes principais (ACP). Os dados obtidos foram comparados com as normas legais e foi simulado o impacto do lançamento de efluentes, com e sem tratamento, em um curso d’água. As variáveis mais representativas nas análises dos efluentes foram condutividade, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), fósforo total, turbidez, temperatura e pH. Os laticínios não atendem aos padrões legais para lançamento de efluentes, mesmo com estações de tratamento instaladas. O principal motivo é o baixo aproveitamento do soro, associado à ineficiência no tratamento dos efluentes. Ao simular o lançamento de efluentes, concluiu-se que a redução da DBO deveria ser de 60 a 70% para que as águas do rio não ultrapassassem os limites legais para DBO. A simulação foi importante na determinação dos impactos causados pelos efluentes e pode ser aplicada em outros laticínios, a fim de assegurar que o efluente não cause alterações ambientais. Desenvolver produtos ou tecnologia para aproveitar melhor o soro em pequenos laticínios, tratar adequadamente os efluentes, além de diminuir o consumo de água, foram consideradas ações importantes para reduzir os impactos ambientais nos recursos hídricos.
id ABES-1_80669f3df43b619dea5a286ec60c4c02
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-41522018000200217
network_acronym_str ABES-1
network_name_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository_id_str
spelling Impactos ambientais de efluentes de laticínios em curso d’água na Bacia do Rio Pombasoro de leiteresíduos líquidosimpacto ambientalmodelagemRESUMO A atividade láctea tem importância econômica e ambiental na Bacia do Rio Pomba. Com o objetivo de determinar possíveis impactos ambientais dos efluentes lácteos em cursos d’água, foram caracterizados durante o ciclo de produção os efluentes de cinco laticínios. Para selecionar as variáveis importantes na caracterização dos efluentes, usou-se a análise dos componentes principais (ACP). Os dados obtidos foram comparados com as normas legais e foi simulado o impacto do lançamento de efluentes, com e sem tratamento, em um curso d’água. As variáveis mais representativas nas análises dos efluentes foram condutividade, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), fósforo total, turbidez, temperatura e pH. Os laticínios não atendem aos padrões legais para lançamento de efluentes, mesmo com estações de tratamento instaladas. O principal motivo é o baixo aproveitamento do soro, associado à ineficiência no tratamento dos efluentes. Ao simular o lançamento de efluentes, concluiu-se que a redução da DBO deveria ser de 60 a 70% para que as águas do rio não ultrapassassem os limites legais para DBO. A simulação foi importante na determinação dos impactos causados pelos efluentes e pode ser aplicada em outros laticínios, a fim de assegurar que o efluente não cause alterações ambientais. Desenvolver produtos ou tecnologia para aproveitar melhor o soro em pequenos laticínios, tratar adequadamente os efluentes, além de diminuir o consumo de água, foram consideradas ações importantes para reduzir os impactos ambientais nos recursos hídricos.Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522018000200217Engenharia Sanitaria e Ambiental v.23 n.2 2018reponame:Engenharia Sanitaria e Ambientalinstname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABES10.1590/s1413-41522018138062info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Roselir Ribeiro daSiqueira,Eduardo Queija deNogueira,Ina de Souzapor2018-05-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-41522018000200217Revistahttp://www.scielo.br/esaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||esa@abes-dn.org.br1809-44571413-4152opendoar:2018-05-11T00:00Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos ambientais de efluentes de laticínios em curso d’água na Bacia do Rio Pomba
title Impactos ambientais de efluentes de laticínios em curso d’água na Bacia do Rio Pomba
spellingShingle Impactos ambientais de efluentes de laticínios em curso d’água na Bacia do Rio Pomba
Silva,Roselir Ribeiro da
soro de leite
resíduos líquidos
impacto ambiental
modelagem
title_short Impactos ambientais de efluentes de laticínios em curso d’água na Bacia do Rio Pomba
title_full Impactos ambientais de efluentes de laticínios em curso d’água na Bacia do Rio Pomba
title_fullStr Impactos ambientais de efluentes de laticínios em curso d’água na Bacia do Rio Pomba
title_full_unstemmed Impactos ambientais de efluentes de laticínios em curso d’água na Bacia do Rio Pomba
title_sort Impactos ambientais de efluentes de laticínios em curso d’água na Bacia do Rio Pomba
author Silva,Roselir Ribeiro da
author_facet Silva,Roselir Ribeiro da
Siqueira,Eduardo Queija de
Nogueira,Ina de Souza
author_role author
author2 Siqueira,Eduardo Queija de
Nogueira,Ina de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Roselir Ribeiro da
Siqueira,Eduardo Queija de
Nogueira,Ina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv soro de leite
resíduos líquidos
impacto ambiental
modelagem
topic soro de leite
resíduos líquidos
impacto ambiental
modelagem
description RESUMO A atividade láctea tem importância econômica e ambiental na Bacia do Rio Pomba. Com o objetivo de determinar possíveis impactos ambientais dos efluentes lácteos em cursos d’água, foram caracterizados durante o ciclo de produção os efluentes de cinco laticínios. Para selecionar as variáveis importantes na caracterização dos efluentes, usou-se a análise dos componentes principais (ACP). Os dados obtidos foram comparados com as normas legais e foi simulado o impacto do lançamento de efluentes, com e sem tratamento, em um curso d’água. As variáveis mais representativas nas análises dos efluentes foram condutividade, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), fósforo total, turbidez, temperatura e pH. Os laticínios não atendem aos padrões legais para lançamento de efluentes, mesmo com estações de tratamento instaladas. O principal motivo é o baixo aproveitamento do soro, associado à ineficiência no tratamento dos efluentes. Ao simular o lançamento de efluentes, concluiu-se que a redução da DBO deveria ser de 60 a 70% para que as águas do rio não ultrapassassem os limites legais para DBO. A simulação foi importante na determinação dos impactos causados pelos efluentes e pode ser aplicada em outros laticínios, a fim de assegurar que o efluente não cause alterações ambientais. Desenvolver produtos ou tecnologia para aproveitar melhor o soro em pequenos laticínios, tratar adequadamente os efluentes, além de diminuir o consumo de água, foram consideradas ações importantes para reduzir os impactos ambientais nos recursos hídricos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522018000200217
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522018000200217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-41522018138062
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
dc.source.none.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental v.23 n.2 2018
reponame:Engenharia Sanitaria e Ambiental
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
collection Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository.name.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv ||esa@abes-dn.org.br
_version_ 1754213194987995136