Tendências no processamento de frangos de corte: uso racional da água

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bailone,Ricardo Lacava
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Roça,Roberto Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia Sanitaria e Ambiental
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522017000100065
Resumo: RESUMO Atualmente o uso racional da água vem sendo tema de discussão perante órgãos governamentais e não governamentais ao redor do mundo. Seguindo essa tendência, leis cada vez mais severas devem ser implantadas em relação ao uso desse bem natural. Em um frigorífico de frango, o uso da água ocorre de forma generalizada ao longo de todo o processo industrial. Nesse contexto, o atual estudo teve o objetivo de comparar o consumo de água em um frigorífico brasileiro de frangos de corte (grande porte) com modelos já propostos e utilizados em outros países com o intuito de identificar soluções para mitigar perdas provenientes de sua má gestão. Concluiu-se que alterações em alguns pontos-chave do processamento possibilitariam à indústria o uso mais sustentável da água, como substituição da eletronarcose por insensibilização a gás, diminuição da dimensão do tanque de escaldagem ou mudança no processo, substituição do pré-resfriamento por imersão em água por pré-resfriamento a ar, redução da renovação de água nos tanques resfriadores, alterações no sistema de geração do frio em ambientes climatizados, assim como o reúso total ou parcial da água.
id ABES-1_a1a0b29f218eff4751370a1114add1c0
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-41522017000100065
network_acronym_str ABES-1
network_name_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository_id_str
spelling Tendências no processamento de frangos de corte: uso racional da águasustentabilidadeconsumocarneproduçãoaveRESUMO Atualmente o uso racional da água vem sendo tema de discussão perante órgãos governamentais e não governamentais ao redor do mundo. Seguindo essa tendência, leis cada vez mais severas devem ser implantadas em relação ao uso desse bem natural. Em um frigorífico de frango, o uso da água ocorre de forma generalizada ao longo de todo o processo industrial. Nesse contexto, o atual estudo teve o objetivo de comparar o consumo de água em um frigorífico brasileiro de frangos de corte (grande porte) com modelos já propostos e utilizados em outros países com o intuito de identificar soluções para mitigar perdas provenientes de sua má gestão. Concluiu-se que alterações em alguns pontos-chave do processamento possibilitariam à indústria o uso mais sustentável da água, como substituição da eletronarcose por insensibilização a gás, diminuição da dimensão do tanque de escaldagem ou mudança no processo, substituição do pré-resfriamento por imersão em água por pré-resfriamento a ar, redução da renovação de água nos tanques resfriadores, alterações no sistema de geração do frio em ambientes climatizados, assim como o reúso total ou parcial da água.Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES2017-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522017000100065Engenharia Sanitaria e Ambiental v.22 n.1 2017reponame:Engenharia Sanitaria e Ambientalinstname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABES10.1590/s1413-41522016154650info:eu-repo/semantics/openAccessBailone,Ricardo LacavaRoça,Roberto Oliveirapor2017-03-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-41522017000100065Revistahttp://www.scielo.br/esaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||esa@abes-dn.org.br1809-44571413-4152opendoar:2017-03-07T00:00Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendências no processamento de frangos de corte: uso racional da água
title Tendências no processamento de frangos de corte: uso racional da água
spellingShingle Tendências no processamento de frangos de corte: uso racional da água
Bailone,Ricardo Lacava
sustentabilidade
consumo
carne
produção
ave
title_short Tendências no processamento de frangos de corte: uso racional da água
title_full Tendências no processamento de frangos de corte: uso racional da água
title_fullStr Tendências no processamento de frangos de corte: uso racional da água
title_full_unstemmed Tendências no processamento de frangos de corte: uso racional da água
title_sort Tendências no processamento de frangos de corte: uso racional da água
author Bailone,Ricardo Lacava
author_facet Bailone,Ricardo Lacava
Roça,Roberto Oliveira
author_role author
author2 Roça,Roberto Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bailone,Ricardo Lacava
Roça,Roberto Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv sustentabilidade
consumo
carne
produção
ave
topic sustentabilidade
consumo
carne
produção
ave
description RESUMO Atualmente o uso racional da água vem sendo tema de discussão perante órgãos governamentais e não governamentais ao redor do mundo. Seguindo essa tendência, leis cada vez mais severas devem ser implantadas em relação ao uso desse bem natural. Em um frigorífico de frango, o uso da água ocorre de forma generalizada ao longo de todo o processo industrial. Nesse contexto, o atual estudo teve o objetivo de comparar o consumo de água em um frigorífico brasileiro de frangos de corte (grande porte) com modelos já propostos e utilizados em outros países com o intuito de identificar soluções para mitigar perdas provenientes de sua má gestão. Concluiu-se que alterações em alguns pontos-chave do processamento possibilitariam à indústria o uso mais sustentável da água, como substituição da eletronarcose por insensibilização a gás, diminuição da dimensão do tanque de escaldagem ou mudança no processo, substituição do pré-resfriamento por imersão em água por pré-resfriamento a ar, redução da renovação de água nos tanques resfriadores, alterações no sistema de geração do frio em ambientes climatizados, assim como o reúso total ou parcial da água.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522017000100065
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522017000100065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-41522016154650
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
dc.source.none.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental v.22 n.1 2017
reponame:Engenharia Sanitaria e Ambiental
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
collection Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository.name.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv ||esa@abes-dn.org.br
_version_ 1754213194200514560