A educação ambiental como instrumento para a construção de uma sociedade ecológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) |
Texto Completo: | https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/335 |
Resumo: | A crise planetária, assim como sua faceta mais destacada – a crise ambiental, extrapola fronteiras políticas, sociais, econômicas e tem o poder de afetar toda a humanidade. A racionalidade ambiental implica a não somente minimizar os sintomas da crise planetária, mas atuar sobre aquilo que a gerou e a mantém: a cosmovisão distorcida oriunda do paradigma cartesiano-newtoniano. Junto a mudanças paradigmáticas, surge o imperativo da mudança da atual sociedade de consumo para uma sociedade ecológica, no sentido da ecologia profunda e da ecopsicologia. Nessa esfera, a educação ambiental tem papel de suma importância na construção dessa nova sociedade, guiada por valores como justiça, respeito, solidariedade e amor por todas as formas de vida. |
id |
ABES-2_8f27c60afb5aa3fe568e664eab76cb19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/335 |
network_acronym_str |
ABES-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação ambiental como instrumento para a construção de uma sociedade ecológicacrise planetária; ecologia profunda; ecopsicologia; educação ambiental; sociedade ecológica.A crise planetária, assim como sua faceta mais destacada – a crise ambiental, extrapola fronteiras políticas, sociais, econômicas e tem o poder de afetar toda a humanidade. A racionalidade ambiental implica a não somente minimizar os sintomas da crise planetária, mas atuar sobre aquilo que a gerou e a mantém: a cosmovisão distorcida oriunda do paradigma cartesiano-newtoniano. Junto a mudanças paradigmáticas, surge o imperativo da mudança da atual sociedade de consumo para uma sociedade ecológica, no sentido da ecologia profunda e da ecopsicologia. Nessa esfera, a educação ambiental tem papel de suma importância na construção dessa nova sociedade, guiada por valores como justiça, respeito, solidariedade e amor por todas as formas de vida.Zeppelini Publishers2011-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/335Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 22 (2011): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Dezembro; 11-19Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 22 (2011): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - December; 11-192176-94781808-4524reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABESporhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/335/284Copyright (c) 2011 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessBôlla, Kelly Daiane SavarizMilioli, Geraldo2020-10-18T21:46:13Zoai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/335Revistahttp://www.rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMBhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/oairbciamb@abes-dn.org.br||2176-94781804-4524opendoar:2020-10-18T21:46:13Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação ambiental como instrumento para a construção de uma sociedade ecológica |
title |
A educação ambiental como instrumento para a construção de uma sociedade ecológica |
spellingShingle |
A educação ambiental como instrumento para a construção de uma sociedade ecológica Bôlla, Kelly Daiane Savariz crise planetária; ecologia profunda; ecopsicologia; educação ambiental; sociedade ecológica. |
title_short |
A educação ambiental como instrumento para a construção de uma sociedade ecológica |
title_full |
A educação ambiental como instrumento para a construção de uma sociedade ecológica |
title_fullStr |
A educação ambiental como instrumento para a construção de uma sociedade ecológica |
title_full_unstemmed |
A educação ambiental como instrumento para a construção de uma sociedade ecológica |
title_sort |
A educação ambiental como instrumento para a construção de uma sociedade ecológica |
author |
Bôlla, Kelly Daiane Savariz |
author_facet |
Bôlla, Kelly Daiane Savariz Milioli, Geraldo |
author_role |
author |
author2 |
Milioli, Geraldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bôlla, Kelly Daiane Savariz Milioli, Geraldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
crise planetária; ecologia profunda; ecopsicologia; educação ambiental; sociedade ecológica. |
topic |
crise planetária; ecologia profunda; ecopsicologia; educação ambiental; sociedade ecológica. |
description |
A crise planetária, assim como sua faceta mais destacada – a crise ambiental, extrapola fronteiras políticas, sociais, econômicas e tem o poder de afetar toda a humanidade. A racionalidade ambiental implica a não somente minimizar os sintomas da crise planetária, mas atuar sobre aquilo que a gerou e a mantém: a cosmovisão distorcida oriunda do paradigma cartesiano-newtoniano. Junto a mudanças paradigmáticas, surge o imperativo da mudança da atual sociedade de consumo para uma sociedade ecológica, no sentido da ecologia profunda e da ecopsicologia. Nessa esfera, a educação ambiental tem papel de suma importância na construção dessa nova sociedade, guiada por valores como justiça, respeito, solidariedade e amor por todas as formas de vida. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/335 |
url |
https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/335/284 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Zeppelini Publishers |
publisher.none.fl_str_mv |
Zeppelini Publishers |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 22 (2011): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Dezembro; 11-19 Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 22 (2011): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - December; 11-19 2176-9478 1808-4524 reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) instacron:ABES |
instname_str |
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) |
instacron_str |
ABES |
institution |
ABES |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbciamb@abes-dn.org.br|| |
_version_ |
1797068921195462656 |