ÁREAS DE RISCO MAIS VULNERÁVEIS AOS DESASTRES DECORRENTES DAS CHUVAS EM RECIFE-PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Werônica Meira de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Azevedo, Pedro Vieira de, Assis, Janaina Maria de Oliveira de, Sobral, Maria do Carmo Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
Texto Completo: https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/219
Resumo: A ocorrência dos desastres vem aumentando significativamente em todo mundo, comelevados números de mortes e grandes perdas econômicas, refletindo avulnerabilidade do sistema social, político e econômico. Este trabalho tem comoobjetivo identificar as áreas de risco mais vulneráveis aos desastres decorrentes daschuvas na cidade do Recife-PE, considerando aspectos socioeconômicos da população.Foram utilizados dados de óbitos e afetados no período de 2005 a 2008 cedidos pelaCODECIR, além da densidade demográfica, renda per capita, população, condições dehabitabilidade, e Índice de Desenvolvimento Humano oriundos do IBGE. Realizou-se omapeamento dos bairros onde há registros de mortes decorrentes das chuvas, comotambém mapas com os dados socioeconômicos nos 94 bairros de Recife. Paraidentificar as áreas mais vulneráveis aos desastres foi proposta a Equação de RiscoMeira. Os resultados indicaram que a maior incidência de óbitos decorrentes daschuvas ocorre nas regionais Noroeste e Sul de Recife. A maioria dos bairros apresentariscos a desastres Muito Alto e Alto e vulnerabilidade Muito Alta, com os maioresíndices de riscos a desastres nas áreas constituídas de morros íngremes eadensamento da população, aliadas às condições sociais e econômicas.
id ABES-2_93e96ff143e798b64b564b3de62e924e
oai_identifier_str oai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/219
network_acronym_str ABES-2
network_name_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository_id_str
spelling ÁREAS DE RISCO MAIS VULNERÁVEIS AOS DESASTRES DECORRENTES DAS CHUVAS EM RECIFE-PEMapeamento de risco, desastre, vulnerabilidade.A ocorrência dos desastres vem aumentando significativamente em todo mundo, comelevados números de mortes e grandes perdas econômicas, refletindo avulnerabilidade do sistema social, político e econômico. Este trabalho tem comoobjetivo identificar as áreas de risco mais vulneráveis aos desastres decorrentes daschuvas na cidade do Recife-PE, considerando aspectos socioeconômicos da população.Foram utilizados dados de óbitos e afetados no período de 2005 a 2008 cedidos pelaCODECIR, além da densidade demográfica, renda per capita, população, condições dehabitabilidade, e Índice de Desenvolvimento Humano oriundos do IBGE. Realizou-se omapeamento dos bairros onde há registros de mortes decorrentes das chuvas, comotambém mapas com os dados socioeconômicos nos 94 bairros de Recife. Paraidentificar as áreas mais vulneráveis aos desastres foi proposta a Equação de RiscoMeira. Os resultados indicaram que a maior incidência de óbitos decorrentes daschuvas ocorre nas regionais Noroeste e Sul de Recife. A maioria dos bairros apresentariscos a desastres Muito Alto e Alto e vulnerabilidade Muito Alta, com os maioresíndices de riscos a desastres nas áreas constituídas de morros íngremes eadensamento da população, aliadas às condições sociais e econômicas.Zeppelini Publishers2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/219Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 34 (2014): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Dezembro; 79-94Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 34 (2014): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - December; 79-942176-94781808-4524reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABESporhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/219/182Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Werônica Meira deAzevedo, Pedro Vieira deAssis, Janaina Maria de Oliveira deSobral, Maria do Carmo Martins2020-10-18T22:11:30Zoai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/219Revistahttp://www.rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMBhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/oairbciamb@abes-dn.org.br||2176-94781804-4524opendoar:2020-10-18T22:11:30Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv ÁREAS DE RISCO MAIS VULNERÁVEIS AOS DESASTRES DECORRENTES DAS CHUVAS EM RECIFE-PE
title ÁREAS DE RISCO MAIS VULNERÁVEIS AOS DESASTRES DECORRENTES DAS CHUVAS EM RECIFE-PE
spellingShingle ÁREAS DE RISCO MAIS VULNERÁVEIS AOS DESASTRES DECORRENTES DAS CHUVAS EM RECIFE-PE
Souza, Werônica Meira de
Mapeamento de risco, desastre, vulnerabilidade.
title_short ÁREAS DE RISCO MAIS VULNERÁVEIS AOS DESASTRES DECORRENTES DAS CHUVAS EM RECIFE-PE
title_full ÁREAS DE RISCO MAIS VULNERÁVEIS AOS DESASTRES DECORRENTES DAS CHUVAS EM RECIFE-PE
title_fullStr ÁREAS DE RISCO MAIS VULNERÁVEIS AOS DESASTRES DECORRENTES DAS CHUVAS EM RECIFE-PE
title_full_unstemmed ÁREAS DE RISCO MAIS VULNERÁVEIS AOS DESASTRES DECORRENTES DAS CHUVAS EM RECIFE-PE
title_sort ÁREAS DE RISCO MAIS VULNERÁVEIS AOS DESASTRES DECORRENTES DAS CHUVAS EM RECIFE-PE
author Souza, Werônica Meira de
author_facet Souza, Werônica Meira de
Azevedo, Pedro Vieira de
Assis, Janaina Maria de Oliveira de
Sobral, Maria do Carmo Martins
author_role author
author2 Azevedo, Pedro Vieira de
Assis, Janaina Maria de Oliveira de
Sobral, Maria do Carmo Martins
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Werônica Meira de
Azevedo, Pedro Vieira de
Assis, Janaina Maria de Oliveira de
Sobral, Maria do Carmo Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Mapeamento de risco, desastre, vulnerabilidade.
topic Mapeamento de risco, desastre, vulnerabilidade.
description A ocorrência dos desastres vem aumentando significativamente em todo mundo, comelevados números de mortes e grandes perdas econômicas, refletindo avulnerabilidade do sistema social, político e econômico. Este trabalho tem comoobjetivo identificar as áreas de risco mais vulneráveis aos desastres decorrentes daschuvas na cidade do Recife-PE, considerando aspectos socioeconômicos da população.Foram utilizados dados de óbitos e afetados no período de 2005 a 2008 cedidos pelaCODECIR, além da densidade demográfica, renda per capita, população, condições dehabitabilidade, e Índice de Desenvolvimento Humano oriundos do IBGE. Realizou-se omapeamento dos bairros onde há registros de mortes decorrentes das chuvas, comotambém mapas com os dados socioeconômicos nos 94 bairros de Recife. Paraidentificar as áreas mais vulneráveis aos desastres foi proposta a Equação de RiscoMeira. Os resultados indicaram que a maior incidência de óbitos decorrentes daschuvas ocorre nas regionais Noroeste e Sul de Recife. A maioria dos bairros apresentariscos a desastres Muito Alto e Alto e vulnerabilidade Muito Alta, com os maioresíndices de riscos a desastres nas áreas constituídas de morros íngremes eadensamento da população, aliadas às condições sociais e econômicas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/219
url https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/219/182
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Zeppelini Publishers
publisher.none.fl_str_mv Zeppelini Publishers
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 34 (2014): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Dezembro; 79-94
Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 34 (2014): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - December; 79-94
2176-9478
1808-4524
reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv rbciamb@abes-dn.org.br||
_version_ 1797068920758206464