Conectando educação ambiental, ciência-tecnologia-sociedade e teoria ecológica: caminhos possíveis na redução de problemas socioambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noga, Pietro Martins Barbosa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Orth Ritter Antiqueira, Lia Maris, Jacinski, Edson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
Texto Completo: https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/996
Resumo: As práticas sociais influenciam a produção, aplicação e os valores da ciência e tecnologia moderna. A integração epistemológica da ciência, ideologia e política produz uma complexidade que é capaz de restaurar a capacidade da ciência de dialogar com problemas complexos de vários níveis. Por essa razão, argumenta-se que a educação científica deveria ser efetivamente engajada à instrumentalização para a cidadania, bem como para evitar falsas interpretações, distorções e exclusão social. O presente estudo teórico tem por objetivo fornecer um guia útil para professores, cientistas e tomadores de decisão, focando na importância da educação e formação científica em geral nos esforços de conservação, assim como encorajar as salas de aula a expandirem o corpo teórico conceitual pela incorporação dos desdobramentos sociopolíticos da ciência e tecnologia. A fundação teórica foi conduzida baseada nas dimensões da ciência, tecnologia e sociedade na educação científica. Alguns exemplos, baseados na dinâmica biogeoquímica do fitoplâncton e conservação de corais, foram criados buscando a integração de CTS com a teoria ecológica, os quais podem ser facilmente transpostos em outros assuntos e disciplinas. A discussão segue a lógica de que a popularização da ciência é uma ferramenta valiosa para a educação ambiental e uma estratégia para inclusão social no Brasil. Contudo, o currículo é um importante mecanismo na condução das práticas escolares e demanda melhorias, juntamente com a formação acadêmica dos professores e o suporte dos livros didáticos. Finalmente, defende-se uma política de popularização da ciência, desenhada para alargar a compreensão individual do mundo moderno, estimular a participação pública nas tomadas de decisão, reduzir a desigualdade social e combater o racismo estrutural.
id ABES-2_d4b0d60daef8ec626d2693fca5b89a6d
oai_identifier_str oai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/996
network_acronym_str ABES-2
network_name_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository_id_str
spelling Conectando educação ambiental, ciência-tecnologia-sociedade e teoria ecológica: caminhos possíveis na redução de problemas socioambientaisConnecting environmental education, science–technology–society and ecological theory: possible pathways to reduce socioenvironmental problemsinclusão social; problemas ambientais; conservação; controvérsias sociocientíficas.social inclusion; environmental problems; conservation; socio-scientific controversy.As práticas sociais influenciam a produção, aplicação e os valores da ciência e tecnologia moderna. A integração epistemológica da ciência, ideologia e política produz uma complexidade que é capaz de restaurar a capacidade da ciência de dialogar com problemas complexos de vários níveis. Por essa razão, argumenta-se que a educação científica deveria ser efetivamente engajada à instrumentalização para a cidadania, bem como para evitar falsas interpretações, distorções e exclusão social. O presente estudo teórico tem por objetivo fornecer um guia útil para professores, cientistas e tomadores de decisão, focando na importância da educação e formação científica em geral nos esforços de conservação, assim como encorajar as salas de aula a expandirem o corpo teórico conceitual pela incorporação dos desdobramentos sociopolíticos da ciência e tecnologia. A fundação teórica foi conduzida baseada nas dimensões da ciência, tecnologia e sociedade na educação científica. Alguns exemplos, baseados na dinâmica biogeoquímica do fitoplâncton e conservação de corais, foram criados buscando a integração de CTS com a teoria ecológica, os quais podem ser facilmente transpostos em outros assuntos e disciplinas. A discussão segue a lógica de que a popularização da ciência é uma ferramenta valiosa para a educação ambiental e uma estratégia para inclusão social no Brasil. Contudo, o currículo é um importante mecanismo na condução das práticas escolares e demanda melhorias, juntamente com a formação acadêmica dos professores e o suporte dos livros didáticos. Finalmente, defende-se uma política de popularização da ciência, desenhada para alargar a compreensão individual do mundo moderno, estimular a participação pública nas tomadas de decisão, reduzir a desigualdade social e combater o racismo estrutural.Social practices influence the production, application, and values of modern Science and Technology (S&T). The epistemological integration of science, ideology, and politics produces a complexity that is able to restore the capacity of science to deal with complex problems from several levels. Therefore, it is arguable that scientific education should be effectively committed to instrumentalization for citizenship, as well as to avoid misinterpretations, distortions, and social exclusion. This theoretical study aims to provide a useful guideline for teachers, scientists, and decision-makers focusing on the importance of education and general scientific training on conservation efforts, as to encourage the teaching classes to expand the conceptual framework by encompassing the sociopolitical outspread of S&T. The theoretical foundation was conducted based on two dimensions of Science, Technology, and Society (STS) within scientific education. We created some examples based on phytoplankton biogeochemical dynamics and coral reef conservation to fetch the integration of STS with ecological theory, which can be easily transposed into other subjects or disciplines. The discussion follows the logic that science popularization is a valuable tool for environmental education and a strategy for social inclusion in Brazil. However, the curriculum is an important mechanism driving scholar practices that demands further improvements, besides the academic training of the teachers and the support of the didactic textbooks. Finally, we encourage a policy of science popularization, designed to enlarge individual comprehension of our modern world, to stimulate public participation in decision-making, likewise, to reduce social exclusion and combat structural racism.Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/99610.5327/Z21769478996Revista Brasileira de Ciências Ambientais (RBCIAMB); v. 56 n. 3 (2021): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Setembro; 491-500Revista Brasileira de Ciências Ambientais (RBCIAMB); Vol. 56 No. 3 (2021): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - September; 491-5002176-94781808-4524reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABESenghttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/996/654https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/996/675Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNoga, Pietro Martins BarbosaOrth Ritter Antiqueira, Lia MarisJacinski, Edson2023-11-09T17:40:03Zoai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/996Revistahttp://www.rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMBhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/oairbciamb@abes-dn.org.br||2176-94781804-4524opendoar:2023-11-09T17:40:03Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv Conectando educação ambiental, ciência-tecnologia-sociedade e teoria ecológica: caminhos possíveis na redução de problemas socioambientais
Connecting environmental education, science–technology–society and ecological theory: possible pathways to reduce socioenvironmental problems
title Conectando educação ambiental, ciência-tecnologia-sociedade e teoria ecológica: caminhos possíveis na redução de problemas socioambientais
spellingShingle Conectando educação ambiental, ciência-tecnologia-sociedade e teoria ecológica: caminhos possíveis na redução de problemas socioambientais
Noga, Pietro Martins Barbosa
inclusão social; problemas ambientais; conservação; controvérsias sociocientíficas.
social inclusion; environmental problems; conservation; socio-scientific controversy.
title_short Conectando educação ambiental, ciência-tecnologia-sociedade e teoria ecológica: caminhos possíveis na redução de problemas socioambientais
title_full Conectando educação ambiental, ciência-tecnologia-sociedade e teoria ecológica: caminhos possíveis na redução de problemas socioambientais
title_fullStr Conectando educação ambiental, ciência-tecnologia-sociedade e teoria ecológica: caminhos possíveis na redução de problemas socioambientais
title_full_unstemmed Conectando educação ambiental, ciência-tecnologia-sociedade e teoria ecológica: caminhos possíveis na redução de problemas socioambientais
title_sort Conectando educação ambiental, ciência-tecnologia-sociedade e teoria ecológica: caminhos possíveis na redução de problemas socioambientais
author Noga, Pietro Martins Barbosa
author_facet Noga, Pietro Martins Barbosa
Orth Ritter Antiqueira, Lia Maris
Jacinski, Edson
author_role author
author2 Orth Ritter Antiqueira, Lia Maris
Jacinski, Edson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Noga, Pietro Martins Barbosa
Orth Ritter Antiqueira, Lia Maris
Jacinski, Edson
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão social; problemas ambientais; conservação; controvérsias sociocientíficas.
social inclusion; environmental problems; conservation; socio-scientific controversy.
topic inclusão social; problemas ambientais; conservação; controvérsias sociocientíficas.
social inclusion; environmental problems; conservation; socio-scientific controversy.
description As práticas sociais influenciam a produção, aplicação e os valores da ciência e tecnologia moderna. A integração epistemológica da ciência, ideologia e política produz uma complexidade que é capaz de restaurar a capacidade da ciência de dialogar com problemas complexos de vários níveis. Por essa razão, argumenta-se que a educação científica deveria ser efetivamente engajada à instrumentalização para a cidadania, bem como para evitar falsas interpretações, distorções e exclusão social. O presente estudo teórico tem por objetivo fornecer um guia útil para professores, cientistas e tomadores de decisão, focando na importância da educação e formação científica em geral nos esforços de conservação, assim como encorajar as salas de aula a expandirem o corpo teórico conceitual pela incorporação dos desdobramentos sociopolíticos da ciência e tecnologia. A fundação teórica foi conduzida baseada nas dimensões da ciência, tecnologia e sociedade na educação científica. Alguns exemplos, baseados na dinâmica biogeoquímica do fitoplâncton e conservação de corais, foram criados buscando a integração de CTS com a teoria ecológica, os quais podem ser facilmente transpostos em outros assuntos e disciplinas. A discussão segue a lógica de que a popularização da ciência é uma ferramenta valiosa para a educação ambiental e uma estratégia para inclusão social no Brasil. Contudo, o currículo é um importante mecanismo na condução das práticas escolares e demanda melhorias, juntamente com a formação acadêmica dos professores e o suporte dos livros didáticos. Finalmente, defende-se uma política de popularização da ciência, desenhada para alargar a compreensão individual do mundo moderno, estimular a participação pública nas tomadas de decisão, reduzir a desigualdade social e combater o racismo estrutural.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/996
10.5327/Z21769478996
url https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/996
identifier_str_mv 10.5327/Z21769478996
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/996/654
https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/996/675
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (RBCIAMB); v. 56 n. 3 (2021): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Setembro; 491-500
Revista Brasileira de Ciências Ambientais (RBCIAMB); Vol. 56 No. 3 (2021): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - September; 491-500
2176-9478
1808-4524
reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv rbciamb@abes-dn.org.br||
_version_ 1797068918514253824