Conectando educação ambiental, ciência-tecnologia-sociedade e teoria ecológica: caminhos possíveis na redução de problemas socioambientais
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) |
Texto Completo: | https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/996 |
Resumo: | As práticas sociais influenciam a produção, aplicação e os valores da ciência e tecnologia moderna. A integração epistemológica da ciência, ideologia e política produz uma complexidade que é capaz de restaurar a capacidade da ciência de dialogar com problemas complexos de vários níveis. Por essa razão, argumenta-se que a educação científica deveria ser efetivamente engajada à instrumentalização para a cidadania, bem como para evitar falsas interpretações, distorções e exclusão social. O presente estudo teórico tem por objetivo fornecer um guia útil para professores, cientistas e tomadores de decisão, focando na importância da educação e formação científica em geral nos esforços de conservação, assim como encorajar as salas de aula a expandirem o corpo teórico conceitual pela incorporação dos desdobramentos sociopolíticos da ciência e tecnologia. A fundação teórica foi conduzida baseada nas dimensões da ciência, tecnologia e sociedade na educação científica. Alguns exemplos, baseados na dinâmica biogeoquímica do fitoplâncton e conservação de corais, foram criados buscando a integração de CTS com a teoria ecológica, os quais podem ser facilmente transpostos em outros assuntos e disciplinas. A discussão segue a lógica de que a popularização da ciência é uma ferramenta valiosa para a educação ambiental e uma estratégia para inclusão social no Brasil. Contudo, o currículo é um importante mecanismo na condução das práticas escolares e demanda melhorias, juntamente com a formação acadêmica dos professores e o suporte dos livros didáticos. Finalmente, defende-se uma política de popularização da ciência, desenhada para alargar a compreensão individual do mundo moderno, estimular a participação pública nas tomadas de decisão, reduzir a desigualdade social e combater o racismo estrutural. |
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Conectando educação ambiental, ciência-tecnologia-sociedade e teoria ecológica: caminhos possíveis na redução de problemas socioambientaisConnecting environmental education, science–technology–society and ecological theory: possible pathways to reduce socioenvironmental problemsinclusão social; problemas ambientais; conservação; controvérsias sociocientíficas.social inclusion; environmental problems; conservation; socio-scientific controversy.As práticas sociais influenciam a produção, aplicação e os valores da ciência e tecnologia moderna. A integração epistemológica da ciência, ideologia e política produz uma complexidade que é capaz de restaurar a capacidade da ciência de dialogar com problemas complexos de vários níveis. Por essa razão, argumenta-se que a educação científica deveria ser efetivamente engajada à instrumentalização para a cidadania, bem como para evitar falsas interpretações, distorções e exclusão social. O presente estudo teórico tem por objetivo fornecer um guia útil para professores, cientistas e tomadores de decisão, focando na importância da educação e formação científica em geral nos esforços de conservação, assim como encorajar as salas de aula a expandirem o corpo teórico conceitual pela incorporação dos desdobramentos sociopolíticos da ciência e tecnologia. A fundação teórica foi conduzida baseada nas dimensões da ciência, tecnologia e sociedade na educação científica. Alguns exemplos, baseados na dinâmica biogeoquímica do fitoplâncton e conservação de corais, foram criados buscando a integração de CTS com a teoria ecológica, os quais podem ser facilmente transpostos em outros assuntos e disciplinas. A discussão segue a lógica de que a popularização da ciência é uma ferramenta valiosa para a educação ambiental e uma estratégia para inclusão social no Brasil. Contudo, o currículo é um importante mecanismo na condução das práticas escolares e demanda melhorias, juntamente com a formação acadêmica dos professores e o suporte dos livros didáticos. Finalmente, defende-se uma política de popularização da ciência, desenhada para alargar a compreensão individual do mundo moderno, estimular a participação pública nas tomadas de decisão, reduzir a desigualdade social e combater o racismo estrutural.Social practices influence the production, application, and values of modern Science and Technology (S&T). The epistemological integration of science, ideology, and politics produces a complexity that is able to restore the capacity of science to deal with complex problems from several levels. Therefore, it is arguable that scientific education should be effectively committed to instrumentalization for citizenship, as well as to avoid misinterpretations, distortions, and social exclusion. This theoretical study aims to provide a useful guideline for teachers, scientists, and decision-makers focusing on the importance of education and general scientific training on conservation efforts, as to encourage the teaching classes to expand the conceptual framework by encompassing the sociopolitical outspread of S&T. The theoretical foundation was conducted based on two dimensions of Science, Technology, and Society (STS) within scientific education. We created some examples based on phytoplankton biogeochemical dynamics and coral reef conservation to fetch the integration of STS with ecological theory, which can be easily transposed into other subjects or disciplines. The discussion follows the logic that science popularization is a valuable tool for environmental education and a strategy for social inclusion in Brazil. However, the curriculum is an important mechanism driving scholar practices that demands further improvements, besides the academic training of the teachers and the support of the didactic textbooks. Finally, we encourage a policy of science popularization, designed to enlarge individual comprehension of our modern world, to stimulate public participation in decision-making, likewise, to reduce social exclusion and combat structural racism.Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/99610.5327/Z21769478996Revista Brasileira de Ciências Ambientais (RBCIAMB); v. 56 n. 3 (2021): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Setembro; 491-500Revista Brasileira de Ciências Ambientais (RBCIAMB); Vol. 56 No. 3 (2021): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - September; 491-5002176-94781808-4524reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABESenghttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/996/654https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/996/675Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNoga, Pietro Martins BarbosaOrth Ritter Antiqueira, Lia MarisJacinski, Edson2023-11-09T17:40:03Zoai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/996Revistahttp://www.rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMBhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/oairbciamb@abes-dn.org.br||2176-94781804-4524opendoar:2023-11-09T17:40:03Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false |
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