Transformação box-cox em experimentos com pimentão em ambiente protegido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal'Col Lúcio,A
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Couto,MRM, Lopes,SJ, Storck,L
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362011000100007
Resumo: Em olericultura, o interesse é a produção de frutos comercializáveis. Em experimentos nessa área agronômica comumente são avaliadas variáveis tais como a fitomassa e o número de frutos. No entanto, essas variáveis apresentam uma característica particular que está relacionada com sua ausência no momento da colheita. Este atributo é representado por valores zero, gerando certa variabilidade e afetando a análise de variância dos dados. Assim, teve-se por objetivo definir uma transformação adequada para as variáveis observadas em colheitas por planta de experimentos com a cultura do pimentão, realizados em ambiente protegido, visando estabilizar a variabilidade gerada pela presença de valores zero nas múltiplas colheitas dos frutos. Os experimentos foram realizados nas estações sazonais verão/outono e inverno/primavera, utilizando a família de transformações de Box-Cox, com uma adaptação apresentada em Yamamura (1999). Apesar da redução na variabilidade e a normalidade dos resíduos, observadas em todos os experimentos, o uso do método não foi eficiente para tornar as variâncias homocedásticas. Concluiu-se que para dados de colheitas por planta de experimentos com pimentão, avaliando a fitomassa e o número de frutos, a transformação indicada é a inversa da raiz quarta.
id ABH-1_018753f71be33ebd67f6962cbdce315f
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362011000100007
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Transformação box-cox em experimentos com pimentão em ambiente protegidoCapsicum annuumtransformação de dadosanálise de variânciacoeficiente de variaçãovariâncias heterocedásticasEm olericultura, o interesse é a produção de frutos comercializáveis. Em experimentos nessa área agronômica comumente são avaliadas variáveis tais como a fitomassa e o número de frutos. No entanto, essas variáveis apresentam uma característica particular que está relacionada com sua ausência no momento da colheita. Este atributo é representado por valores zero, gerando certa variabilidade e afetando a análise de variância dos dados. Assim, teve-se por objetivo definir uma transformação adequada para as variáveis observadas em colheitas por planta de experimentos com a cultura do pimentão, realizados em ambiente protegido, visando estabilizar a variabilidade gerada pela presença de valores zero nas múltiplas colheitas dos frutos. Os experimentos foram realizados nas estações sazonais verão/outono e inverno/primavera, utilizando a família de transformações de Box-Cox, com uma adaptação apresentada em Yamamura (1999). Apesar da redução na variabilidade e a normalidade dos resíduos, observadas em todos os experimentos, o uso do método não foi eficiente para tornar as variâncias homocedásticas. Concluiu-se que para dados de colheitas por planta de experimentos com pimentão, avaliando a fitomassa e o número de frutos, a transformação indicada é a inversa da raiz quarta.Associação Brasileira de Horticultura2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362011000100007Horticultura Brasileira v.29 n.1 2011reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362011000100007info:eu-repo/semantics/openAccessDal'Col Lúcio,ACouto,MRMLopes,SJStorck,Lpor2011-04-19T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362011000100007Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2011-04-19T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Transformação box-cox em experimentos com pimentão em ambiente protegido
title Transformação box-cox em experimentos com pimentão em ambiente protegido
spellingShingle Transformação box-cox em experimentos com pimentão em ambiente protegido
Dal'Col Lúcio,A
Capsicum annuum
transformação de dados
análise de variância
coeficiente de variação
variâncias heterocedásticas
title_short Transformação box-cox em experimentos com pimentão em ambiente protegido
title_full Transformação box-cox em experimentos com pimentão em ambiente protegido
title_fullStr Transformação box-cox em experimentos com pimentão em ambiente protegido
title_full_unstemmed Transformação box-cox em experimentos com pimentão em ambiente protegido
title_sort Transformação box-cox em experimentos com pimentão em ambiente protegido
author Dal'Col Lúcio,A
author_facet Dal'Col Lúcio,A
Couto,MRM
Lopes,SJ
Storck,L
author_role author
author2 Couto,MRM
Lopes,SJ
Storck,L
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal'Col Lúcio,A
Couto,MRM
Lopes,SJ
Storck,L
dc.subject.por.fl_str_mv Capsicum annuum
transformação de dados
análise de variância
coeficiente de variação
variâncias heterocedásticas
topic Capsicum annuum
transformação de dados
análise de variância
coeficiente de variação
variâncias heterocedásticas
description Em olericultura, o interesse é a produção de frutos comercializáveis. Em experimentos nessa área agronômica comumente são avaliadas variáveis tais como a fitomassa e o número de frutos. No entanto, essas variáveis apresentam uma característica particular que está relacionada com sua ausência no momento da colheita. Este atributo é representado por valores zero, gerando certa variabilidade e afetando a análise de variância dos dados. Assim, teve-se por objetivo definir uma transformação adequada para as variáveis observadas em colheitas por planta de experimentos com a cultura do pimentão, realizados em ambiente protegido, visando estabilizar a variabilidade gerada pela presença de valores zero nas múltiplas colheitas dos frutos. Os experimentos foram realizados nas estações sazonais verão/outono e inverno/primavera, utilizando a família de transformações de Box-Cox, com uma adaptação apresentada em Yamamura (1999). Apesar da redução na variabilidade e a normalidade dos resíduos, observadas em todos os experimentos, o uso do método não foi eficiente para tornar as variâncias homocedásticas. Concluiu-se que para dados de colheitas por planta de experimentos com pimentão, avaliando a fitomassa e o número de frutos, a transformação indicada é a inversa da raiz quarta.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362011000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362011000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362011000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.29 n.1 2011
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213080799117312