Produtividade de híbridos de abobrinha italiana cultivados sob diferentes coberturas de solo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olinik,JR
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira Júnior,A, Kepp,MA, Reghin,MY
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362011000100023
Resumo: Um experimento foi realizado na empresa Sakata Seed Sudamerica Ltda., em Bragança Paulista-SP, de 22 de agosto a 11 de outubro de 2006, com o objetivo de avaliar diferentes tipos de materiais para cobertura do solo e seu efeito na ocorrência de frutos com sintomas de viroses e na produtividade de dois híbridos de abobrinha. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos foram arranjados em esquema de parcelas subdivididas, sendo as parcelas constituídas por seis tipos de cobertura de solo (polietileno preto, polietileno prata, polietileno branco, polipropileno preto, casca de arroz e solo descoberto); as sub-parcelas foram constituídas de dois híbridos de abobrinha [Novita Plus (cv. tipo caserta) e Samira (cv. tipo libanesa)]. Observou-se que a técnica de cobertura de solo com plástico, independentemente da coloração utilizada, mostrou-se superior ao solo descoberto para todas as características avaliadas. Entre os tipos de materiais coube o destaque para o polietileno prata que promoveu a maior produtividade e menor infecção de viroses, em relação às demais coberturas de solo. Entre os híbridos, Novita Plus foi superior a Samira para as características de pegamento de frutos, número de frutos por planta e produtividade, além de apresentar 12% a menos de frutos com sintomas de viroses em relação à Samira. Para o híbrido Novita Plus, cabe destacar que a detecção da ocorrência de sintomas de viroses nos frutos teve início somente a partir da oitava colheita nos tratamentos com polietileno prata, branco e casca de arroz. Para 'Samira', os sintomas nos frutos começaram já na segunda colheita nos tratamentos com solo descoberto e polipropileno preto, e a partir da quarta para as outras coberturas de solo.
id ABH-1_11d280104291f14e872de1bbda8aed69
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362011000100023
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Produtividade de híbridos de abobrinha italiana cultivados sob diferentes coberturas de solocucurbita pepomulchingvirosespegamento de frutosnúmero de frutos/plantaUm experimento foi realizado na empresa Sakata Seed Sudamerica Ltda., em Bragança Paulista-SP, de 22 de agosto a 11 de outubro de 2006, com o objetivo de avaliar diferentes tipos de materiais para cobertura do solo e seu efeito na ocorrência de frutos com sintomas de viroses e na produtividade de dois híbridos de abobrinha. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos foram arranjados em esquema de parcelas subdivididas, sendo as parcelas constituídas por seis tipos de cobertura de solo (polietileno preto, polietileno prata, polietileno branco, polipropileno preto, casca de arroz e solo descoberto); as sub-parcelas foram constituídas de dois híbridos de abobrinha [Novita Plus (cv. tipo caserta) e Samira (cv. tipo libanesa)]. Observou-se que a técnica de cobertura de solo com plástico, independentemente da coloração utilizada, mostrou-se superior ao solo descoberto para todas as características avaliadas. Entre os tipos de materiais coube o destaque para o polietileno prata que promoveu a maior produtividade e menor infecção de viroses, em relação às demais coberturas de solo. Entre os híbridos, Novita Plus foi superior a Samira para as características de pegamento de frutos, número de frutos por planta e produtividade, além de apresentar 12% a menos de frutos com sintomas de viroses em relação à Samira. Para o híbrido Novita Plus, cabe destacar que a detecção da ocorrência de sintomas de viroses nos frutos teve início somente a partir da oitava colheita nos tratamentos com polietileno prata, branco e casca de arroz. Para 'Samira', os sintomas nos frutos começaram já na segunda colheita nos tratamentos com solo descoberto e polipropileno preto, e a partir da quarta para as outras coberturas de solo.Associação Brasileira de Horticultura2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362011000100023Horticultura Brasileira v.29 n.1 2011reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362011000100023info:eu-repo/semantics/openAccessOlinik,JROliveira Júnior,AKepp,MAReghin,MYpor2011-04-19T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362011000100023Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2011-04-19T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Produtividade de híbridos de abobrinha italiana cultivados sob diferentes coberturas de solo
title Produtividade de híbridos de abobrinha italiana cultivados sob diferentes coberturas de solo
spellingShingle Produtividade de híbridos de abobrinha italiana cultivados sob diferentes coberturas de solo
Olinik,JR
cucurbita pepo
mulching
viroses
pegamento de frutos
número de frutos/planta
title_short Produtividade de híbridos de abobrinha italiana cultivados sob diferentes coberturas de solo
title_full Produtividade de híbridos de abobrinha italiana cultivados sob diferentes coberturas de solo
title_fullStr Produtividade de híbridos de abobrinha italiana cultivados sob diferentes coberturas de solo
title_full_unstemmed Produtividade de híbridos de abobrinha italiana cultivados sob diferentes coberturas de solo
title_sort Produtividade de híbridos de abobrinha italiana cultivados sob diferentes coberturas de solo
author Olinik,JR
author_facet Olinik,JR
Oliveira Júnior,A
Kepp,MA
Reghin,MY
author_role author
author2 Oliveira Júnior,A
Kepp,MA
Reghin,MY
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Olinik,JR
Oliveira Júnior,A
Kepp,MA
Reghin,MY
dc.subject.por.fl_str_mv cucurbita pepo
mulching
viroses
pegamento de frutos
número de frutos/planta
topic cucurbita pepo
mulching
viroses
pegamento de frutos
número de frutos/planta
description Um experimento foi realizado na empresa Sakata Seed Sudamerica Ltda., em Bragança Paulista-SP, de 22 de agosto a 11 de outubro de 2006, com o objetivo de avaliar diferentes tipos de materiais para cobertura do solo e seu efeito na ocorrência de frutos com sintomas de viroses e na produtividade de dois híbridos de abobrinha. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos foram arranjados em esquema de parcelas subdivididas, sendo as parcelas constituídas por seis tipos de cobertura de solo (polietileno preto, polietileno prata, polietileno branco, polipropileno preto, casca de arroz e solo descoberto); as sub-parcelas foram constituídas de dois híbridos de abobrinha [Novita Plus (cv. tipo caserta) e Samira (cv. tipo libanesa)]. Observou-se que a técnica de cobertura de solo com plástico, independentemente da coloração utilizada, mostrou-se superior ao solo descoberto para todas as características avaliadas. Entre os tipos de materiais coube o destaque para o polietileno prata que promoveu a maior produtividade e menor infecção de viroses, em relação às demais coberturas de solo. Entre os híbridos, Novita Plus foi superior a Samira para as características de pegamento de frutos, número de frutos por planta e produtividade, além de apresentar 12% a menos de frutos com sintomas de viroses em relação à Samira. Para o híbrido Novita Plus, cabe destacar que a detecção da ocorrência de sintomas de viroses nos frutos teve início somente a partir da oitava colheita nos tratamentos com polietileno prata, branco e casca de arroz. Para 'Samira', os sintomas nos frutos começaram já na segunda colheita nos tratamentos com solo descoberto e polipropileno preto, e a partir da quarta para as outras coberturas de solo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362011000100023
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362011000100023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362011000100023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.29 n.1 2011
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213080824283136