Efeito de coberturas mortas vegetais sobre o desempenho da cenoura em cultivo orgânico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,CAB
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Zandoná,SR, Espindola,JAA, Guerra,JGM, Ribeiro,RLD
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362011000100017
Resumo: Avaliou-se o efeito de coberturas mortas com resíduos de diferentes espécies de plantas no rendimento da cenoura em cultivo orgânico e nos níveis de reinfestação pela vegetação espontânea. O experimento foi conduzido no Sistema Integrado de Produção Agroecológica ("Fazendinha Agroecológica Km 47"), em Seropédica-RJ, empregando delineamento de blocos casualizados, com quatro tratamentos e seis repetições. Os tratamentos consistiram de coberturas dos canteiros com a biomassa aérea, seca e triturada, de capim Cameroon (Pennisetum purpureum), gliricídia (Gliricidia sepium) e guandu (Cajanus cajan), além da testemunha (sem qualquer cobertura). Por ocasião da colheita da cenoura, determinou-se a produtividade e as médias em peso, comprimento e diâmetro máximo das raízes tuberosas. A reinfestação de ervas espontâneas foi estimada pelo número total de indivíduos por m², sendo as coletas realizadas aos 20, 50 e 80 dias após a semeadura. A cenoura cultivada nas parcelas tratadas com resíduos de leguminosas apresentou aumentos significativos de todas as variáveis fitotécnicas, com exceção para o comprimento médio da raiz. Nas parcelas cobertas com resíduos da gramínea, os resultados foram estatisticamente iguais aos da testemunha. A reinfestação por plantas espontâneas por unidade de área cultivada alcançou níveis da ordem de 300% superiores em parcelas sem cobertura do solo, na comparação com aquelas que receberam as palhadas.
id ABH-1_333ec7f6590def95a026718d2a8b4c81
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362011000100017
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Efeito de coberturas mortas vegetais sobre o desempenho da cenoura em cultivo orgânicoDaucus carotaPennisetum purpureumGliricidia sepiumCajanus cajanervas espontâneasAvaliou-se o efeito de coberturas mortas com resíduos de diferentes espécies de plantas no rendimento da cenoura em cultivo orgânico e nos níveis de reinfestação pela vegetação espontânea. O experimento foi conduzido no Sistema Integrado de Produção Agroecológica ("Fazendinha Agroecológica Km 47"), em Seropédica-RJ, empregando delineamento de blocos casualizados, com quatro tratamentos e seis repetições. Os tratamentos consistiram de coberturas dos canteiros com a biomassa aérea, seca e triturada, de capim Cameroon (Pennisetum purpureum), gliricídia (Gliricidia sepium) e guandu (Cajanus cajan), além da testemunha (sem qualquer cobertura). Por ocasião da colheita da cenoura, determinou-se a produtividade e as médias em peso, comprimento e diâmetro máximo das raízes tuberosas. A reinfestação de ervas espontâneas foi estimada pelo número total de indivíduos por m², sendo as coletas realizadas aos 20, 50 e 80 dias após a semeadura. A cenoura cultivada nas parcelas tratadas com resíduos de leguminosas apresentou aumentos significativos de todas as variáveis fitotécnicas, com exceção para o comprimento médio da raiz. Nas parcelas cobertas com resíduos da gramínea, os resultados foram estatisticamente iguais aos da testemunha. A reinfestação por plantas espontâneas por unidade de área cultivada alcançou níveis da ordem de 300% superiores em parcelas sem cobertura do solo, na comparação com aquelas que receberam as palhadas.Associação Brasileira de Horticultura2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362011000100017Horticultura Brasileira v.29 n.1 2011reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362011000100017info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,CABZandoná,SREspindola,JAAGuerra,JGMRibeiro,RLDpor2011-04-19T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362011000100017Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2011-04-19T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de coberturas mortas vegetais sobre o desempenho da cenoura em cultivo orgânico
title Efeito de coberturas mortas vegetais sobre o desempenho da cenoura em cultivo orgânico
spellingShingle Efeito de coberturas mortas vegetais sobre o desempenho da cenoura em cultivo orgânico
Santos,CAB
Daucus carota
Pennisetum purpureum
Gliricidia sepium
Cajanus cajan
ervas espontâneas
title_short Efeito de coberturas mortas vegetais sobre o desempenho da cenoura em cultivo orgânico
title_full Efeito de coberturas mortas vegetais sobre o desempenho da cenoura em cultivo orgânico
title_fullStr Efeito de coberturas mortas vegetais sobre o desempenho da cenoura em cultivo orgânico
title_full_unstemmed Efeito de coberturas mortas vegetais sobre o desempenho da cenoura em cultivo orgânico
title_sort Efeito de coberturas mortas vegetais sobre o desempenho da cenoura em cultivo orgânico
author Santos,CAB
author_facet Santos,CAB
Zandoná,SR
Espindola,JAA
Guerra,JGM
Ribeiro,RLD
author_role author
author2 Zandoná,SR
Espindola,JAA
Guerra,JGM
Ribeiro,RLD
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,CAB
Zandoná,SR
Espindola,JAA
Guerra,JGM
Ribeiro,RLD
dc.subject.por.fl_str_mv Daucus carota
Pennisetum purpureum
Gliricidia sepium
Cajanus cajan
ervas espontâneas
topic Daucus carota
Pennisetum purpureum
Gliricidia sepium
Cajanus cajan
ervas espontâneas
description Avaliou-se o efeito de coberturas mortas com resíduos de diferentes espécies de plantas no rendimento da cenoura em cultivo orgânico e nos níveis de reinfestação pela vegetação espontânea. O experimento foi conduzido no Sistema Integrado de Produção Agroecológica ("Fazendinha Agroecológica Km 47"), em Seropédica-RJ, empregando delineamento de blocos casualizados, com quatro tratamentos e seis repetições. Os tratamentos consistiram de coberturas dos canteiros com a biomassa aérea, seca e triturada, de capim Cameroon (Pennisetum purpureum), gliricídia (Gliricidia sepium) e guandu (Cajanus cajan), além da testemunha (sem qualquer cobertura). Por ocasião da colheita da cenoura, determinou-se a produtividade e as médias em peso, comprimento e diâmetro máximo das raízes tuberosas. A reinfestação de ervas espontâneas foi estimada pelo número total de indivíduos por m², sendo as coletas realizadas aos 20, 50 e 80 dias após a semeadura. A cenoura cultivada nas parcelas tratadas com resíduos de leguminosas apresentou aumentos significativos de todas as variáveis fitotécnicas, com exceção para o comprimento médio da raiz. Nas parcelas cobertas com resíduos da gramínea, os resultados foram estatisticamente iguais aos da testemunha. A reinfestação por plantas espontâneas por unidade de área cultivada alcançou níveis da ordem de 300% superiores em parcelas sem cobertura do solo, na comparação com aquelas que receberam as palhadas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362011000100017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362011000100017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362011000100017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.29 n.1 2011
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213080815894528