Efeito da maturidade dos ramos na formação de mudas de guaco por meio de estaquia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negrelle,Raquel R. B.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Doni,Maria Elisabete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362001000300013
Resumo: Verificou-se a influência da maturidade do ramo no enraizamento, na brotação e no estabelecimento das mudas de guaco (Mikania glomerata Sprenguel). A partir de ramos selecionados conforme a consistência do tecido, foram preparados os tipos de estacas: lenhosas sem folhas com talão (TSF) e sem talão (LSF); semi-lenhosas sem folhas (SLSF) e com folhas (SLCF); herbáceas sem folhas (HSF) e com folhas (HCF) e herbáceas do tipo ponteiro sem folhas (PSF) e com folhas (PCF). Estes tratamentos foram submetidos ao delineamento de blocos casualizados (quatro repetições de 10 estacas por tratamento). Após 45 dias do plantio, as estacas foram avaliadas quanto à precocidade, pela ocorrência ou não de brotação e pela medida do comprimento da brotação mais longa. Aos 60 dias, as estacas foram reavaliadas quanto ao estabelecimento das mudas geradas, utilizando-se as características presença de brotação, medida do comprimento da brotação mais longa (cm), presença e localização de raízes adventícias e pesos da matéria seca da parte aérea e da raiz. A análise final considerou também a detecção visual da presença ou ausência de raízes pré-formadas; a avaliação da concentração de amido, através de visualização de intensidade de coloração (alta, média ou baixa) sob efeito do lugol (0,2%) e a presença de fenol, através de visualização de intensidade de coloração (alta, média ou baixa) sob efeito da solução aquosa de cloreto férrico (1%). Houve significativa influência da maturidade do ramo na formação de mudas de guaco. Os ramos semi-lenhosos com folhas mostraram-se ideais para o preparo de estacas, pois favorecem precocidade e estabelecimento.
id ABH-1_69bf8a40e2b2f29b1c1b25be66db5d46
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362001000300013
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Efeito da maturidade dos ramos na formação de mudas de guaco por meio de estaquiaMikania glomerataplanta medicinalestaquiaVerificou-se a influência da maturidade do ramo no enraizamento, na brotação e no estabelecimento das mudas de guaco (Mikania glomerata Sprenguel). A partir de ramos selecionados conforme a consistência do tecido, foram preparados os tipos de estacas: lenhosas sem folhas com talão (TSF) e sem talão (LSF); semi-lenhosas sem folhas (SLSF) e com folhas (SLCF); herbáceas sem folhas (HSF) e com folhas (HCF) e herbáceas do tipo ponteiro sem folhas (PSF) e com folhas (PCF). Estes tratamentos foram submetidos ao delineamento de blocos casualizados (quatro repetições de 10 estacas por tratamento). Após 45 dias do plantio, as estacas foram avaliadas quanto à precocidade, pela ocorrência ou não de brotação e pela medida do comprimento da brotação mais longa. Aos 60 dias, as estacas foram reavaliadas quanto ao estabelecimento das mudas geradas, utilizando-se as características presença de brotação, medida do comprimento da brotação mais longa (cm), presença e localização de raízes adventícias e pesos da matéria seca da parte aérea e da raiz. A análise final considerou também a detecção visual da presença ou ausência de raízes pré-formadas; a avaliação da concentração de amido, através de visualização de intensidade de coloração (alta, média ou baixa) sob efeito do lugol (0,2%) e a presença de fenol, através de visualização de intensidade de coloração (alta, média ou baixa) sob efeito da solução aquosa de cloreto férrico (1%). Houve significativa influência da maturidade do ramo na formação de mudas de guaco. Os ramos semi-lenhosos com folhas mostraram-se ideais para o preparo de estacas, pois favorecem precocidade e estabelecimento.Associação Brasileira de Horticultura2001-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362001000300013Horticultura Brasileira v.19 n.3 2001reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362001000300013info:eu-repo/semantics/openAccessNegrelle,Raquel R. B.Doni,Maria Elisabetepor2005-12-12T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362001000300013Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2005-12-12T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da maturidade dos ramos na formação de mudas de guaco por meio de estaquia
title Efeito da maturidade dos ramos na formação de mudas de guaco por meio de estaquia
spellingShingle Efeito da maturidade dos ramos na formação de mudas de guaco por meio de estaquia
Negrelle,Raquel R. B.
Mikania glomerata
planta medicinal
estaquia
title_short Efeito da maturidade dos ramos na formação de mudas de guaco por meio de estaquia
title_full Efeito da maturidade dos ramos na formação de mudas de guaco por meio de estaquia
title_fullStr Efeito da maturidade dos ramos na formação de mudas de guaco por meio de estaquia
title_full_unstemmed Efeito da maturidade dos ramos na formação de mudas de guaco por meio de estaquia
title_sort Efeito da maturidade dos ramos na formação de mudas de guaco por meio de estaquia
author Negrelle,Raquel R. B.
author_facet Negrelle,Raquel R. B.
Doni,Maria Elisabete
author_role author
author2 Doni,Maria Elisabete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Negrelle,Raquel R. B.
Doni,Maria Elisabete
dc.subject.por.fl_str_mv Mikania glomerata
planta medicinal
estaquia
topic Mikania glomerata
planta medicinal
estaquia
description Verificou-se a influência da maturidade do ramo no enraizamento, na brotação e no estabelecimento das mudas de guaco (Mikania glomerata Sprenguel). A partir de ramos selecionados conforme a consistência do tecido, foram preparados os tipos de estacas: lenhosas sem folhas com talão (TSF) e sem talão (LSF); semi-lenhosas sem folhas (SLSF) e com folhas (SLCF); herbáceas sem folhas (HSF) e com folhas (HCF) e herbáceas do tipo ponteiro sem folhas (PSF) e com folhas (PCF). Estes tratamentos foram submetidos ao delineamento de blocos casualizados (quatro repetições de 10 estacas por tratamento). Após 45 dias do plantio, as estacas foram avaliadas quanto à precocidade, pela ocorrência ou não de brotação e pela medida do comprimento da brotação mais longa. Aos 60 dias, as estacas foram reavaliadas quanto ao estabelecimento das mudas geradas, utilizando-se as características presença de brotação, medida do comprimento da brotação mais longa (cm), presença e localização de raízes adventícias e pesos da matéria seca da parte aérea e da raiz. A análise final considerou também a detecção visual da presença ou ausência de raízes pré-formadas; a avaliação da concentração de amido, através de visualização de intensidade de coloração (alta, média ou baixa) sob efeito do lugol (0,2%) e a presença de fenol, através de visualização de intensidade de coloração (alta, média ou baixa) sob efeito da solução aquosa de cloreto férrico (1%). Houve significativa influência da maturidade do ramo na formação de mudas de guaco. Os ramos semi-lenhosos com folhas mostraram-se ideais para o preparo de estacas, pois favorecem precocidade e estabelecimento.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362001000300013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362001000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362001000300013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.19 n.3 2001
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213076551335936