Método de identificação do grau de gestão nas atividades de produção de flores de corte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bliska Júnior,Antonio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ferraz,Antonio Carlos de O
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000300029
Resumo: A Floricultura é um dos mais importantes segmentos da agricultura brasileira, em função dos significativos recursos financeiros movimentados, do volume de mão-de-obra empregado e também pelo potencial de crescimento que possui, via incremento do consumo interno per capita e de exportação. Para tanto, questões como qualidade e gestão são fundamentais para que o setor se desenvolva e atinja esse potencial. O objetivo do trabalho foi desenvolver um método para os produtores identificarem, de maneira simples e rápida, o grau gerencial de suas atividades e adotarem fundamentos, critérios e práticas de gestão da qualidade que resultem na estruturação de seu negócio como uma empresa organizada. Os critérios preconizados pela Fundação Nacional da Qualidade foram adotados como linha mestra de seleção, priorização e hierarquização dos temas e indicadores gerenciais adotados no novo método. Dados primários e secundários coletados, priorizados e hierarquizados por meio da técnica Delphi constituíram os parâmetros de gestão da empresa agrícola. Para o Delphi, delineou-se um questionário, que foi aplicado a 41 especialistas do setor de flores, da iniciativa privada e de instituições públicas. Após a hierarquização, aqueles parâmetros foram convertidos em questões objetivas, utilizadas na elaboração de um segundo questionário, destinado à aplicação direta nas organizações envolvidas na atividade. Esse questionário, associado a uma tabela de pontuação, indica o grau de maturidade gerencial das organizações e aponta oportunidades de melhoria dos processos. A esse modelo deu-se o nome de Método de Identificação do Grau de Gestão (MIGG), aplicado a 14 organizações atuantes na floricultura brasileira. A consistência das respostas indicou que o método desenvolvido é adequado para identificar e avaliar o grau de gestão na produção de flores de forma rápida e a baixo custo.
id ABH-1_7e1d84d7141bf344955183fb6d61d75b
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362012000300029
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Método de identificação do grau de gestão nas atividades de produção de flores de corteFloriculturaqualidadecompetitividadeagronegócioA Floricultura é um dos mais importantes segmentos da agricultura brasileira, em função dos significativos recursos financeiros movimentados, do volume de mão-de-obra empregado e também pelo potencial de crescimento que possui, via incremento do consumo interno per capita e de exportação. Para tanto, questões como qualidade e gestão são fundamentais para que o setor se desenvolva e atinja esse potencial. O objetivo do trabalho foi desenvolver um método para os produtores identificarem, de maneira simples e rápida, o grau gerencial de suas atividades e adotarem fundamentos, critérios e práticas de gestão da qualidade que resultem na estruturação de seu negócio como uma empresa organizada. Os critérios preconizados pela Fundação Nacional da Qualidade foram adotados como linha mestra de seleção, priorização e hierarquização dos temas e indicadores gerenciais adotados no novo método. Dados primários e secundários coletados, priorizados e hierarquizados por meio da técnica Delphi constituíram os parâmetros de gestão da empresa agrícola. Para o Delphi, delineou-se um questionário, que foi aplicado a 41 especialistas do setor de flores, da iniciativa privada e de instituições públicas. Após a hierarquização, aqueles parâmetros foram convertidos em questões objetivas, utilizadas na elaboração de um segundo questionário, destinado à aplicação direta nas organizações envolvidas na atividade. Esse questionário, associado a uma tabela de pontuação, indica o grau de maturidade gerencial das organizações e aponta oportunidades de melhoria dos processos. A esse modelo deu-se o nome de Método de Identificação do Grau de Gestão (MIGG), aplicado a 14 organizações atuantes na floricultura brasileira. A consistência das respostas indicou que o método desenvolvido é adequado para identificar e avaliar o grau de gestão na produção de flores de forma rápida e a baixo custo.Associação Brasileira de Horticultura2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000300029Horticultura Brasileira v.30 n.3 2012reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362012000300029info:eu-repo/semantics/openAccessBliska Júnior,AntonioFerraz,Antonio Carlos de Opor2012-10-04T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362012000300029Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2012-10-04T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Método de identificação do grau de gestão nas atividades de produção de flores de corte
title Método de identificação do grau de gestão nas atividades de produção de flores de corte
spellingShingle Método de identificação do grau de gestão nas atividades de produção de flores de corte
Bliska Júnior,Antonio
Floricultura
qualidade
competitividade
agronegócio
title_short Método de identificação do grau de gestão nas atividades de produção de flores de corte
title_full Método de identificação do grau de gestão nas atividades de produção de flores de corte
title_fullStr Método de identificação do grau de gestão nas atividades de produção de flores de corte
title_full_unstemmed Método de identificação do grau de gestão nas atividades de produção de flores de corte
title_sort Método de identificação do grau de gestão nas atividades de produção de flores de corte
author Bliska Júnior,Antonio
author_facet Bliska Júnior,Antonio
Ferraz,Antonio Carlos de O
author_role author
author2 Ferraz,Antonio Carlos de O
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bliska Júnior,Antonio
Ferraz,Antonio Carlos de O
dc.subject.por.fl_str_mv Floricultura
qualidade
competitividade
agronegócio
topic Floricultura
qualidade
competitividade
agronegócio
description A Floricultura é um dos mais importantes segmentos da agricultura brasileira, em função dos significativos recursos financeiros movimentados, do volume de mão-de-obra empregado e também pelo potencial de crescimento que possui, via incremento do consumo interno per capita e de exportação. Para tanto, questões como qualidade e gestão são fundamentais para que o setor se desenvolva e atinja esse potencial. O objetivo do trabalho foi desenvolver um método para os produtores identificarem, de maneira simples e rápida, o grau gerencial de suas atividades e adotarem fundamentos, critérios e práticas de gestão da qualidade que resultem na estruturação de seu negócio como uma empresa organizada. Os critérios preconizados pela Fundação Nacional da Qualidade foram adotados como linha mestra de seleção, priorização e hierarquização dos temas e indicadores gerenciais adotados no novo método. Dados primários e secundários coletados, priorizados e hierarquizados por meio da técnica Delphi constituíram os parâmetros de gestão da empresa agrícola. Para o Delphi, delineou-se um questionário, que foi aplicado a 41 especialistas do setor de flores, da iniciativa privada e de instituições públicas. Após a hierarquização, aqueles parâmetros foram convertidos em questões objetivas, utilizadas na elaboração de um segundo questionário, destinado à aplicação direta nas organizações envolvidas na atividade. Esse questionário, associado a uma tabela de pontuação, indica o grau de maturidade gerencial das organizações e aponta oportunidades de melhoria dos processos. A esse modelo deu-se o nome de Método de Identificação do Grau de Gestão (MIGG), aplicado a 14 organizações atuantes na floricultura brasileira. A consistência das respostas indicou que o método desenvolvido é adequado para identificar e avaliar o grau de gestão na produção de flores de forma rápida e a baixo custo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000300029
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000300029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362012000300029
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.30 n.3 2012
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213081618055168