Algoritmo de Gower na estimativa da divergência genética em germoplasma de pimenta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura,Maria da Cruz CL
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gonçalves,Leandro SA, Sudré,Cláudia P, Rodrigues,Rosana, Amaral Júnior,Antonio T do, Pereira,Telma NS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362010000200003
Resumo: A estimativa da variabilidade genética existente em um banco de germoplasma é importante não só para a conservação dos recursos genéticos, mas também para sua utilização no melhoramento de plantas. Os acessos de um banco são estudados com base em descritores quantitativos e qualitativos. Porém, nem sempre esses dados são analisados simultaneamente. O presente trabalho teve como objetivo estudar a divergência genética entre 56 acessos de Capsicum chinense procedentes da Coleção de Germoplasma da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, com base em 44 descritores morfoagronômicos, 37 qualitativos e sete quantitativos, utilizando-se a análise conjunta baseada no algoritmo de Gower. Utilizou-se o delineamento inteiramente ao acaso, com três repetições e três plantas por parcela. As plantas estudadas cresceram em vasos de 5 L. Houve variabilidade fenotípica entre os acessos de pimenta estudados, principalmente nos frutos, que mostraram diferenças acentuadas em tamanho, formato, coloração, teores de sólidos solúveis totais e vitamina C. O método aglomerativo utilizado foi UPGMA por ter maior coeficiente de correlação cofenética (r = 0,82). Os acessos estudados dividiram-se em seis grupos. O agrupamento com base na distância de Gower revelou maior eficiência na disjunção dos genótipos quando foram utilizadas as variáveis qualitativas em comparação às quantitativas, indicando uma maior contribuição daquelas na explicação dos agrupamentos. A análise conjunta dos dados quantitativos e qualitativos resultou em maior eficiência na determinação da divergência genética entre os acessos avaliados, sendo uma alternativa viável e uma ferramenta importante para o conhecimento da variabilidade em bancos de germoplasma.
id ABH-1_875c20358303c2f0d62a8ff993c2ab69
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362010000200003
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Algoritmo de Gower na estimativa da divergência genética em germoplasma de pimentaCapsicum chinenseanálise multivariadagermoplasmarecursos genéticos vegetaisA estimativa da variabilidade genética existente em um banco de germoplasma é importante não só para a conservação dos recursos genéticos, mas também para sua utilização no melhoramento de plantas. Os acessos de um banco são estudados com base em descritores quantitativos e qualitativos. Porém, nem sempre esses dados são analisados simultaneamente. O presente trabalho teve como objetivo estudar a divergência genética entre 56 acessos de Capsicum chinense procedentes da Coleção de Germoplasma da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, com base em 44 descritores morfoagronômicos, 37 qualitativos e sete quantitativos, utilizando-se a análise conjunta baseada no algoritmo de Gower. Utilizou-se o delineamento inteiramente ao acaso, com três repetições e três plantas por parcela. As plantas estudadas cresceram em vasos de 5 L. Houve variabilidade fenotípica entre os acessos de pimenta estudados, principalmente nos frutos, que mostraram diferenças acentuadas em tamanho, formato, coloração, teores de sólidos solúveis totais e vitamina C. O método aglomerativo utilizado foi UPGMA por ter maior coeficiente de correlação cofenética (r = 0,82). Os acessos estudados dividiram-se em seis grupos. O agrupamento com base na distância de Gower revelou maior eficiência na disjunção dos genótipos quando foram utilizadas as variáveis qualitativas em comparação às quantitativas, indicando uma maior contribuição daquelas na explicação dos agrupamentos. A análise conjunta dos dados quantitativos e qualitativos resultou em maior eficiência na determinação da divergência genética entre os acessos avaliados, sendo uma alternativa viável e uma ferramenta importante para o conhecimento da variabilidade em bancos de germoplasma.Associação Brasileira de Horticultura2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362010000200003Horticultura Brasileira v.28 n.2 2010reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362010000200003info:eu-repo/semantics/openAccessMoura,Maria da Cruz CLGonçalves,Leandro SASudré,Cláudia PRodrigues,RosanaAmaral Júnior,Antonio T doPereira,Telma NSpor2010-10-13T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362010000200003Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2010-10-13T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Algoritmo de Gower na estimativa da divergência genética em germoplasma de pimenta
title Algoritmo de Gower na estimativa da divergência genética em germoplasma de pimenta
spellingShingle Algoritmo de Gower na estimativa da divergência genética em germoplasma de pimenta
Moura,Maria da Cruz CL
Capsicum chinense
análise multivariada
germoplasma
recursos genéticos vegetais
title_short Algoritmo de Gower na estimativa da divergência genética em germoplasma de pimenta
title_full Algoritmo de Gower na estimativa da divergência genética em germoplasma de pimenta
title_fullStr Algoritmo de Gower na estimativa da divergência genética em germoplasma de pimenta
title_full_unstemmed Algoritmo de Gower na estimativa da divergência genética em germoplasma de pimenta
title_sort Algoritmo de Gower na estimativa da divergência genética em germoplasma de pimenta
author Moura,Maria da Cruz CL
author_facet Moura,Maria da Cruz CL
Gonçalves,Leandro SA
Sudré,Cláudia P
Rodrigues,Rosana
Amaral Júnior,Antonio T do
Pereira,Telma NS
author_role author
author2 Gonçalves,Leandro SA
Sudré,Cláudia P
Rodrigues,Rosana
Amaral Júnior,Antonio T do
Pereira,Telma NS
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura,Maria da Cruz CL
Gonçalves,Leandro SA
Sudré,Cláudia P
Rodrigues,Rosana
Amaral Júnior,Antonio T do
Pereira,Telma NS
dc.subject.por.fl_str_mv Capsicum chinense
análise multivariada
germoplasma
recursos genéticos vegetais
topic Capsicum chinense
análise multivariada
germoplasma
recursos genéticos vegetais
description A estimativa da variabilidade genética existente em um banco de germoplasma é importante não só para a conservação dos recursos genéticos, mas também para sua utilização no melhoramento de plantas. Os acessos de um banco são estudados com base em descritores quantitativos e qualitativos. Porém, nem sempre esses dados são analisados simultaneamente. O presente trabalho teve como objetivo estudar a divergência genética entre 56 acessos de Capsicum chinense procedentes da Coleção de Germoplasma da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, com base em 44 descritores morfoagronômicos, 37 qualitativos e sete quantitativos, utilizando-se a análise conjunta baseada no algoritmo de Gower. Utilizou-se o delineamento inteiramente ao acaso, com três repetições e três plantas por parcela. As plantas estudadas cresceram em vasos de 5 L. Houve variabilidade fenotípica entre os acessos de pimenta estudados, principalmente nos frutos, que mostraram diferenças acentuadas em tamanho, formato, coloração, teores de sólidos solúveis totais e vitamina C. O método aglomerativo utilizado foi UPGMA por ter maior coeficiente de correlação cofenética (r = 0,82). Os acessos estudados dividiram-se em seis grupos. O agrupamento com base na distância de Gower revelou maior eficiência na disjunção dos genótipos quando foram utilizadas as variáveis qualitativas em comparação às quantitativas, indicando uma maior contribuição daquelas na explicação dos agrupamentos. A análise conjunta dos dados quantitativos e qualitativos resultou em maior eficiência na determinação da divergência genética entre os acessos avaliados, sendo uma alternativa viável e uma ferramenta importante para o conhecimento da variabilidade em bancos de germoplasma.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362010000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362010000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362010000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.28 n.2 2010
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213080430018560