Avaliação de caracteres morfológicos úteis na identificação de plantas poliplóides de melancia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Flávio de F.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Queiróz,Manoel A. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362004000300002
Resumo: Visando ao estudo da variação quantitativa de caracteres morfológicos em genótipos diplóides, triplóides e tetraplóides de melancia [Citrullus lanatus (Thunb.) Matsum. & Nakai], três linhagens diplóides, três linhagens tetraplóides e três híbridos triplóides foram avaliados quanto ao número de cloroplastos por estômato foliar (NCF); largura e comprimento foliar (LFH e CFH); relação largura/comprimento foliar (LF/CF); diâmetro de caule (DCE); diâmetro da corola em flores masculinas e femininas (DCM e DCF); diâmetro do ovário (DOV); peso de fruto (PMF), diâmetro transversal e longitudinal de fruto (DTF e DLF); relação diâmetro transversal/diâmetro longitudinal (DT/DL) e espessura média da casca (EMC). Foi utilizado delineamento de blocos casualizados com três repetições e parcelas de cinco plantas. Realizou-se análise univariada, segundo o modelo hierárquico, considerando-se o nível de ploidia como o fator principal. Os genótipos foram agrupados em dendrograma baseado na distância generalizada de Mahalanobis e também dispostos em um plano cartesiano, utilizando-se os escores das duas primeiras variáveis canônicas. A contribuição relativa das variáveis para a composição dos grupos de divergência foi estimada por meio do método de Singh e a matriz de correlação foi obtida utilizando a análise de componentes principais. O NCF apresentou maior importância relativa (41%) para a formação dos grupos de divergência, enquanto, os caracteres DMF, EMC e PMF apresentaram contribuição inferior a 1,0%. As variáveis NCF, LF/CF, DCP, DCF, DCM, DOV e DT/DL, analisadas conjuntamente, mostraram-se eficientes para a discriminação de plantas diplóides, triplóides e tetraplóides, e, portanto são recomendadas para auxiliar nos programas de melhoramento de melancia, que visem à obtenção de plantas poliplóides.
id ABH-1_9d57a9fe9e964f6812f7f4949fec4b49
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362004000300002
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Avaliação de caracteres morfológicos úteis na identificação de plantas poliplóides de melanciaCitrullus lanatuspoliploidiaanálise multivariadaVisando ao estudo da variação quantitativa de caracteres morfológicos em genótipos diplóides, triplóides e tetraplóides de melancia [Citrullus lanatus (Thunb.) Matsum. & Nakai], três linhagens diplóides, três linhagens tetraplóides e três híbridos triplóides foram avaliados quanto ao número de cloroplastos por estômato foliar (NCF); largura e comprimento foliar (LFH e CFH); relação largura/comprimento foliar (LF/CF); diâmetro de caule (DCE); diâmetro da corola em flores masculinas e femininas (DCM e DCF); diâmetro do ovário (DOV); peso de fruto (PMF), diâmetro transversal e longitudinal de fruto (DTF e DLF); relação diâmetro transversal/diâmetro longitudinal (DT/DL) e espessura média da casca (EMC). Foi utilizado delineamento de blocos casualizados com três repetições e parcelas de cinco plantas. Realizou-se análise univariada, segundo o modelo hierárquico, considerando-se o nível de ploidia como o fator principal. Os genótipos foram agrupados em dendrograma baseado na distância generalizada de Mahalanobis e também dispostos em um plano cartesiano, utilizando-se os escores das duas primeiras variáveis canônicas. A contribuição relativa das variáveis para a composição dos grupos de divergência foi estimada por meio do método de Singh e a matriz de correlação foi obtida utilizando a análise de componentes principais. O NCF apresentou maior importância relativa (41%) para a formação dos grupos de divergência, enquanto, os caracteres DMF, EMC e PMF apresentaram contribuição inferior a 1,0%. As variáveis NCF, LF/CF, DCP, DCF, DCM, DOV e DT/DL, analisadas conjuntamente, mostraram-se eficientes para a discriminação de plantas diplóides, triplóides e tetraplóides, e, portanto são recomendadas para auxiliar nos programas de melhoramento de melancia, que visem à obtenção de plantas poliplóides.Associação Brasileira de Horticultura2004-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362004000300002Horticultura Brasileira v.22 n.3 2004reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362004000300002info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Flávio de F.Queiróz,Manoel A. depor2004-11-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362004000300002Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2004-11-09T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de caracteres morfológicos úteis na identificação de plantas poliplóides de melancia
title Avaliação de caracteres morfológicos úteis na identificação de plantas poliplóides de melancia
spellingShingle Avaliação de caracteres morfológicos úteis na identificação de plantas poliplóides de melancia
Souza,Flávio de F.
Citrullus lanatus
poliploidia
análise multivariada
title_short Avaliação de caracteres morfológicos úteis na identificação de plantas poliplóides de melancia
title_full Avaliação de caracteres morfológicos úteis na identificação de plantas poliplóides de melancia
title_fullStr Avaliação de caracteres morfológicos úteis na identificação de plantas poliplóides de melancia
title_full_unstemmed Avaliação de caracteres morfológicos úteis na identificação de plantas poliplóides de melancia
title_sort Avaliação de caracteres morfológicos úteis na identificação de plantas poliplóides de melancia
author Souza,Flávio de F.
author_facet Souza,Flávio de F.
Queiróz,Manoel A. de
author_role author
author2 Queiróz,Manoel A. de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Flávio de F.
Queiróz,Manoel A. de
dc.subject.por.fl_str_mv Citrullus lanatus
poliploidia
análise multivariada
topic Citrullus lanatus
poliploidia
análise multivariada
description Visando ao estudo da variação quantitativa de caracteres morfológicos em genótipos diplóides, triplóides e tetraplóides de melancia [Citrullus lanatus (Thunb.) Matsum. & Nakai], três linhagens diplóides, três linhagens tetraplóides e três híbridos triplóides foram avaliados quanto ao número de cloroplastos por estômato foliar (NCF); largura e comprimento foliar (LFH e CFH); relação largura/comprimento foliar (LF/CF); diâmetro de caule (DCE); diâmetro da corola em flores masculinas e femininas (DCM e DCF); diâmetro do ovário (DOV); peso de fruto (PMF), diâmetro transversal e longitudinal de fruto (DTF e DLF); relação diâmetro transversal/diâmetro longitudinal (DT/DL) e espessura média da casca (EMC). Foi utilizado delineamento de blocos casualizados com três repetições e parcelas de cinco plantas. Realizou-se análise univariada, segundo o modelo hierárquico, considerando-se o nível de ploidia como o fator principal. Os genótipos foram agrupados em dendrograma baseado na distância generalizada de Mahalanobis e também dispostos em um plano cartesiano, utilizando-se os escores das duas primeiras variáveis canônicas. A contribuição relativa das variáveis para a composição dos grupos de divergência foi estimada por meio do método de Singh e a matriz de correlação foi obtida utilizando a análise de componentes principais. O NCF apresentou maior importância relativa (41%) para a formação dos grupos de divergência, enquanto, os caracteres DMF, EMC e PMF apresentaram contribuição inferior a 1,0%. As variáveis NCF, LF/CF, DCP, DCF, DCM, DOV e DT/DL, analisadas conjuntamente, mostraram-se eficientes para a discriminação de plantas diplóides, triplóides e tetraplóides, e, portanto são recomendadas para auxiliar nos programas de melhoramento de melancia, que visem à obtenção de plantas poliplóides.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362004000300002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362004000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362004000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.22 n.3 2004
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213077844230144