Desempenho de cultivares de cebola nos sistemas orgânico e convencional em Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Gabriel Belfort
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Nakada,Pâmela G, Silva,Derly JH da, Dantas,Gustavo G, Santos,Ricardo RH
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362006000200017
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de 16 cultivares de cebola nos sistemas orgânico e convencional em Viçosa-MG, de abril a dezembro de 2003. As cultivares avaliadas foram Texas Early Grano, Baia Periforme, Alfa Tropical, Texas Yellow Grano, Jubileu, Crioula do Alto Vale, Encino, Régia, Tropical Valley, Serrana, Bella Crioula, Ipa-6, Bola Precoce e os híbridos Granex, Mercedes e Baia Dura. Foram realizados dois experimentos, um em área de cultivo convencional e outro em área de cultivo orgânico, em blocos ao acaso com quatro repetições e 20 plantas por parcela. Foram avaliadas as seguintes características: produtividade, bulbificação, peso de bulbos, perda de peso e o teor de sólidos solúveis. As cvs. Texas Early Grano, Régia, Mercedes e Encino foram as que apresentaram maior perda de peso. O sistema convencional proporcionou maior instabilidade para as outras características e somente para o teor de sólidos solúveis esteve associado à média alta. No entanto, para todas as características a média das melhores cultivares do sistema convencional foi maior do que as melhores cultivares no sistema orgânico. As cvs. Baia Dura, Bola Precoce e Tropical Valley apresentaram maior produtividade e maior potencial à industrialização devido à maior bulbificação, maior peso de bulbo e maior teor de sólidos solúveis apresentado no sistema convencional.
id ABH-1_9ed41abd9c03d34eab61a1a4387e96dd
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362006000200017
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Desempenho de cultivares de cebola nos sistemas orgânico e convencional em Minas GeraisAllium cepa L.agricultura alternativaO presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de 16 cultivares de cebola nos sistemas orgânico e convencional em Viçosa-MG, de abril a dezembro de 2003. As cultivares avaliadas foram Texas Early Grano, Baia Periforme, Alfa Tropical, Texas Yellow Grano, Jubileu, Crioula do Alto Vale, Encino, Régia, Tropical Valley, Serrana, Bella Crioula, Ipa-6, Bola Precoce e os híbridos Granex, Mercedes e Baia Dura. Foram realizados dois experimentos, um em área de cultivo convencional e outro em área de cultivo orgânico, em blocos ao acaso com quatro repetições e 20 plantas por parcela. Foram avaliadas as seguintes características: produtividade, bulbificação, peso de bulbos, perda de peso e o teor de sólidos solúveis. As cvs. Texas Early Grano, Régia, Mercedes e Encino foram as que apresentaram maior perda de peso. O sistema convencional proporcionou maior instabilidade para as outras características e somente para o teor de sólidos solúveis esteve associado à média alta. No entanto, para todas as características a média das melhores cultivares do sistema convencional foi maior do que as melhores cultivares no sistema orgânico. As cvs. Baia Dura, Bola Precoce e Tropical Valley apresentaram maior produtividade e maior potencial à industrialização devido à maior bulbificação, maior peso de bulbo e maior teor de sólidos solúveis apresentado no sistema convencional.Associação Brasileira de Horticultura2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362006000200017Horticultura Brasileira v.24 n.2 2006reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362006000200017info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Gabriel BelfortNakada,Pâmela GSilva,Derly JH daDantas,Gustavo GSantos,Ricardo RHpor2007-05-28T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362006000200017Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2007-05-28T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho de cultivares de cebola nos sistemas orgânico e convencional em Minas Gerais
title Desempenho de cultivares de cebola nos sistemas orgânico e convencional em Minas Gerais
spellingShingle Desempenho de cultivares de cebola nos sistemas orgânico e convencional em Minas Gerais
Rodrigues,Gabriel Belfort
Allium cepa L.
agricultura alternativa
title_short Desempenho de cultivares de cebola nos sistemas orgânico e convencional em Minas Gerais
title_full Desempenho de cultivares de cebola nos sistemas orgânico e convencional em Minas Gerais
title_fullStr Desempenho de cultivares de cebola nos sistemas orgânico e convencional em Minas Gerais
title_full_unstemmed Desempenho de cultivares de cebola nos sistemas orgânico e convencional em Minas Gerais
title_sort Desempenho de cultivares de cebola nos sistemas orgânico e convencional em Minas Gerais
author Rodrigues,Gabriel Belfort
author_facet Rodrigues,Gabriel Belfort
Nakada,Pâmela G
Silva,Derly JH da
Dantas,Gustavo G
Santos,Ricardo RH
author_role author
author2 Nakada,Pâmela G
Silva,Derly JH da
Dantas,Gustavo G
Santos,Ricardo RH
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Gabriel Belfort
Nakada,Pâmela G
Silva,Derly JH da
Dantas,Gustavo G
Santos,Ricardo RH
dc.subject.por.fl_str_mv Allium cepa L.
agricultura alternativa
topic Allium cepa L.
agricultura alternativa
description O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de 16 cultivares de cebola nos sistemas orgânico e convencional em Viçosa-MG, de abril a dezembro de 2003. As cultivares avaliadas foram Texas Early Grano, Baia Periforme, Alfa Tropical, Texas Yellow Grano, Jubileu, Crioula do Alto Vale, Encino, Régia, Tropical Valley, Serrana, Bella Crioula, Ipa-6, Bola Precoce e os híbridos Granex, Mercedes e Baia Dura. Foram realizados dois experimentos, um em área de cultivo convencional e outro em área de cultivo orgânico, em blocos ao acaso com quatro repetições e 20 plantas por parcela. Foram avaliadas as seguintes características: produtividade, bulbificação, peso de bulbos, perda de peso e o teor de sólidos solúveis. As cvs. Texas Early Grano, Régia, Mercedes e Encino foram as que apresentaram maior perda de peso. O sistema convencional proporcionou maior instabilidade para as outras características e somente para o teor de sólidos solúveis esteve associado à média alta. No entanto, para todas as características a média das melhores cultivares do sistema convencional foi maior do que as melhores cultivares no sistema orgânico. As cvs. Baia Dura, Bola Precoce e Tropical Valley apresentaram maior produtividade e maior potencial à industrialização devido à maior bulbificação, maior peso de bulbo e maior teor de sólidos solúveis apresentado no sistema convencional.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362006000200017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362006000200017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362006000200017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.24 n.2 2006
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213078734471168