Caracterização molecular de variedades crioulas de abóboras com marcadores microssatélites

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Priori,Daniela
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Barbieri,Rosa Lía, Castro,Caroline M, Oliveira,Antonio C de, Vilella,Juliana CB, Mistura,Claudete C
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000300024
Resumo: Dentre as cinco espécies de abóboras domesticadas, Cucurbita pepo apresenta a maior variabilidade para características de fruto, como cor, formato e tamanho. O Banco Ativo de Germoplasma de Cucurbitáceas da Embrapa Clima Temperado conta com 61 acessos desta espécie, todos estes, variedades crioulas cultivadas no sul do Brasil. Estas variedades crioulas fazem parte da cultura regional, na gastronomia, no artesanato e na ornamentação de ambientes. O objetivo deste trabalho foi avaliar a variabilidade genética entre e dentro de variedades crioulas de C. pepo cultivadas no Rio Grande do Sul, utilizando marcadores microssatélites. Foram avaliados 10 acessos de variedades crioulas de C. pepo. que apresentavam diferentes formatos e tamanhos de fruto, cores e texturas da casca. O DNA genômico foi extraído individualmente de cinco plantas de cada acesso. Foram analisados 40 locos de microssatélites. Destes, 34 amplificaram, identificando 100 alelos (variação de um a cinco alelos por loco). Dos locos analisados 85,3% foram polimórficos, evidenciando a variabilidade genética entre os acessos. A análise molecular da variância mostrou que 45,39% da variabilidade genética é atribuída à variação dentro dos acessos e 54,60% a diferenças entre acessos. Assim, apesar de haver variabilidade genética dentro dos acessos, a maior proporção da variabilidade em C. pepo encontra-se distribuída entre as diferentes variedades crioulas. A variação dentro dos acessos é explicada pela alogamia da espécie, pelo intercâmbio de sementes das variedades crioulas entre os agricultores e também pelos mesmos cultivarem mais de uma variedade de Cucurbita na mesma área.
id ABH-1_b175b1d4127d3242c5d94f07a5d4c91a
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362012000300024
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Caracterização molecular de variedades crioulas de abóboras com marcadores microssatélitesCucurbita pepoCucurbitaceaedivergência genéticarecursos genéticosmarcadores molecularesDentre as cinco espécies de abóboras domesticadas, Cucurbita pepo apresenta a maior variabilidade para características de fruto, como cor, formato e tamanho. O Banco Ativo de Germoplasma de Cucurbitáceas da Embrapa Clima Temperado conta com 61 acessos desta espécie, todos estes, variedades crioulas cultivadas no sul do Brasil. Estas variedades crioulas fazem parte da cultura regional, na gastronomia, no artesanato e na ornamentação de ambientes. O objetivo deste trabalho foi avaliar a variabilidade genética entre e dentro de variedades crioulas de C. pepo cultivadas no Rio Grande do Sul, utilizando marcadores microssatélites. Foram avaliados 10 acessos de variedades crioulas de C. pepo. que apresentavam diferentes formatos e tamanhos de fruto, cores e texturas da casca. O DNA genômico foi extraído individualmente de cinco plantas de cada acesso. Foram analisados 40 locos de microssatélites. Destes, 34 amplificaram, identificando 100 alelos (variação de um a cinco alelos por loco). Dos locos analisados 85,3% foram polimórficos, evidenciando a variabilidade genética entre os acessos. A análise molecular da variância mostrou que 45,39% da variabilidade genética é atribuída à variação dentro dos acessos e 54,60% a diferenças entre acessos. Assim, apesar de haver variabilidade genética dentro dos acessos, a maior proporção da variabilidade em C. pepo encontra-se distribuída entre as diferentes variedades crioulas. A variação dentro dos acessos é explicada pela alogamia da espécie, pelo intercâmbio de sementes das variedades crioulas entre os agricultores e também pelos mesmos cultivarem mais de uma variedade de Cucurbita na mesma área.Associação Brasileira de Horticultura2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000300024Horticultura Brasileira v.30 n.3 2012reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362012000300024info:eu-repo/semantics/openAccessPriori,DanielaBarbieri,Rosa LíaCastro,Caroline MOliveira,Antonio C deVilella,Juliana CBMistura,Claudete Cpor2012-10-04T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362012000300024Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2012-10-04T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização molecular de variedades crioulas de abóboras com marcadores microssatélites
title Caracterização molecular de variedades crioulas de abóboras com marcadores microssatélites
spellingShingle Caracterização molecular de variedades crioulas de abóboras com marcadores microssatélites
Priori,Daniela
Cucurbita pepo
Cucurbitaceae
divergência genética
recursos genéticos
marcadores moleculares
title_short Caracterização molecular de variedades crioulas de abóboras com marcadores microssatélites
title_full Caracterização molecular de variedades crioulas de abóboras com marcadores microssatélites
title_fullStr Caracterização molecular de variedades crioulas de abóboras com marcadores microssatélites
title_full_unstemmed Caracterização molecular de variedades crioulas de abóboras com marcadores microssatélites
title_sort Caracterização molecular de variedades crioulas de abóboras com marcadores microssatélites
author Priori,Daniela
author_facet Priori,Daniela
Barbieri,Rosa Lía
Castro,Caroline M
Oliveira,Antonio C de
Vilella,Juliana CB
Mistura,Claudete C
author_role author
author2 Barbieri,Rosa Lía
Castro,Caroline M
Oliveira,Antonio C de
Vilella,Juliana CB
Mistura,Claudete C
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Priori,Daniela
Barbieri,Rosa Lía
Castro,Caroline M
Oliveira,Antonio C de
Vilella,Juliana CB
Mistura,Claudete C
dc.subject.por.fl_str_mv Cucurbita pepo
Cucurbitaceae
divergência genética
recursos genéticos
marcadores moleculares
topic Cucurbita pepo
Cucurbitaceae
divergência genética
recursos genéticos
marcadores moleculares
description Dentre as cinco espécies de abóboras domesticadas, Cucurbita pepo apresenta a maior variabilidade para características de fruto, como cor, formato e tamanho. O Banco Ativo de Germoplasma de Cucurbitáceas da Embrapa Clima Temperado conta com 61 acessos desta espécie, todos estes, variedades crioulas cultivadas no sul do Brasil. Estas variedades crioulas fazem parte da cultura regional, na gastronomia, no artesanato e na ornamentação de ambientes. O objetivo deste trabalho foi avaliar a variabilidade genética entre e dentro de variedades crioulas de C. pepo cultivadas no Rio Grande do Sul, utilizando marcadores microssatélites. Foram avaliados 10 acessos de variedades crioulas de C. pepo. que apresentavam diferentes formatos e tamanhos de fruto, cores e texturas da casca. O DNA genômico foi extraído individualmente de cinco plantas de cada acesso. Foram analisados 40 locos de microssatélites. Destes, 34 amplificaram, identificando 100 alelos (variação de um a cinco alelos por loco). Dos locos analisados 85,3% foram polimórficos, evidenciando a variabilidade genética entre os acessos. A análise molecular da variância mostrou que 45,39% da variabilidade genética é atribuída à variação dentro dos acessos e 54,60% a diferenças entre acessos. Assim, apesar de haver variabilidade genética dentro dos acessos, a maior proporção da variabilidade em C. pepo encontra-se distribuída entre as diferentes variedades crioulas. A variação dentro dos acessos é explicada pela alogamia da espécie, pelo intercâmbio de sementes das variedades crioulas entre os agricultores e também pelos mesmos cultivarem mais de uma variedade de Cucurbita na mesma área.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000300024
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000300024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362012000300024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.30 n.3 2012
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213081609666560