Crescimento de plantas e produção de rizomas de taro 'Chinês' em função do tipo de muda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puiatti,Mário
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Katsumoto,Rumi, Pereira,Francisco H. F., Barrella,Tatiana P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362003000100023
Resumo: Verificou-se a viabilidade agronômica e econômica da utilização do rizoma mãe (cabeça) de taro (Colocasia esculenta) 'Chinês' na implantação da cultura, comparado à propagação convencional (rizomas filhos). O experimento constou de dez tratamentos, dispostos no delineamento blocos ao acaso, com cinco repetições. Os tratamentos consistiram de cabeça intacta, seis segmentos da cabeça e de três classes de rizomas filhos intactos, a saber: CI = cabeça intacta (peso médio de 300 g); CMS = metade superior da cabeça (150 g); CMI = metade inferior da cabeça (150 g); CTS = terço superior da cabeça (100 g); CTM = terço mediano da cabeça (100 g); CTI = terço inferior da cabeça (100 g); CML = metade lateral da cabeça (150 g); RFG = rizoma filho grande (100 g); RFM = rizoma filho médio (50 g) e RFP = rizoma filho pequeno (25 g). Durante o ciclo avaliou-se, mensalmente, o estande, a altura e área foliar das plantas; na colheita, avaliou-se a produção de rizomas mãe e das classes de rizomas filhos. Realizou-se a análise econômica estimando-se os possíveis retornos obtidos com a venda de cada classe de rizomas. As menores porcentagens de plantas emergidas foram observadas nos tipos de mudas CTI, CMI e CTM com, respectivamente, 0%, 35% e 68%. Aos 105 e 165 dias após plantio foram observados os valores máximos em índice de área foliar e altura de plantas, respectivamente. A utilização da cabeça intacta (CI) e dos segmentos CMS, CML e CTS apresentaram-se viáveis agronômica e economicamente, com rendimentos e retorno financeiro das classes de rizomas mãe, filho médio, comercial, refugo e total, semelhantes aos proporcionados pelos tipos de mudas RFG e RFM. Segmentos CML e CTS e muda RFG proporcionaram, como grande vantagem, maiores participações da classe filho grande nos rendimentos de rizomas por área e retorno estimado, que os demais tipos de mudas. A utilização da cabeça intacta e/ou dos segmentos CMS, CML e CTS, na propagação do taro 'Chinês', é vantajosa, sobretudo em situação de não haver mercado para o comércio de cabeça.
id ABH-1_e26d9069a7df5420ac30c4b845d3dd4b
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362003000100023
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Crescimento de plantas e produção de rizomas de taro 'Chinês' em função do tipo de mudaColocasia esculentapropagação vegetativainhamerendimentoVerificou-se a viabilidade agronômica e econômica da utilização do rizoma mãe (cabeça) de taro (Colocasia esculenta) 'Chinês' na implantação da cultura, comparado à propagação convencional (rizomas filhos). O experimento constou de dez tratamentos, dispostos no delineamento blocos ao acaso, com cinco repetições. Os tratamentos consistiram de cabeça intacta, seis segmentos da cabeça e de três classes de rizomas filhos intactos, a saber: CI = cabeça intacta (peso médio de 300 g); CMS = metade superior da cabeça (150 g); CMI = metade inferior da cabeça (150 g); CTS = terço superior da cabeça (100 g); CTM = terço mediano da cabeça (100 g); CTI = terço inferior da cabeça (100 g); CML = metade lateral da cabeça (150 g); RFG = rizoma filho grande (100 g); RFM = rizoma filho médio (50 g) e RFP = rizoma filho pequeno (25 g). Durante o ciclo avaliou-se, mensalmente, o estande, a altura e área foliar das plantas; na colheita, avaliou-se a produção de rizomas mãe e das classes de rizomas filhos. Realizou-se a análise econômica estimando-se os possíveis retornos obtidos com a venda de cada classe de rizomas. As menores porcentagens de plantas emergidas foram observadas nos tipos de mudas CTI, CMI e CTM com, respectivamente, 0%, 35% e 68%. Aos 105 e 165 dias após plantio foram observados os valores máximos em índice de área foliar e altura de plantas, respectivamente. A utilização da cabeça intacta (CI) e dos segmentos CMS, CML e CTS apresentaram-se viáveis agronômica e economicamente, com rendimentos e retorno financeiro das classes de rizomas mãe, filho médio, comercial, refugo e total, semelhantes aos proporcionados pelos tipos de mudas RFG e RFM. Segmentos CML e CTS e muda RFG proporcionaram, como grande vantagem, maiores participações da classe filho grande nos rendimentos de rizomas por área e retorno estimado, que os demais tipos de mudas. A utilização da cabeça intacta e/ou dos segmentos CMS, CML e CTS, na propagação do taro 'Chinês', é vantajosa, sobretudo em situação de não haver mercado para o comércio de cabeça.Associação Brasileira de Horticultura2003-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362003000100023Horticultura Brasileira v.21 n.1 2003reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362003000100023info:eu-repo/semantics/openAccessPuiatti,MárioKatsumoto,RumiPereira,Francisco H. F.Barrella,Tatiana P.por2003-06-11T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362003000100023Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2003-06-11T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Crescimento de plantas e produção de rizomas de taro 'Chinês' em função do tipo de muda
title Crescimento de plantas e produção de rizomas de taro 'Chinês' em função do tipo de muda
spellingShingle Crescimento de plantas e produção de rizomas de taro 'Chinês' em função do tipo de muda
Puiatti,Mário
Colocasia esculenta
propagação vegetativa
inhame
rendimento
title_short Crescimento de plantas e produção de rizomas de taro 'Chinês' em função do tipo de muda
title_full Crescimento de plantas e produção de rizomas de taro 'Chinês' em função do tipo de muda
title_fullStr Crescimento de plantas e produção de rizomas de taro 'Chinês' em função do tipo de muda
title_full_unstemmed Crescimento de plantas e produção de rizomas de taro 'Chinês' em função do tipo de muda
title_sort Crescimento de plantas e produção de rizomas de taro 'Chinês' em função do tipo de muda
author Puiatti,Mário
author_facet Puiatti,Mário
Katsumoto,Rumi
Pereira,Francisco H. F.
Barrella,Tatiana P.
author_role author
author2 Katsumoto,Rumi
Pereira,Francisco H. F.
Barrella,Tatiana P.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Puiatti,Mário
Katsumoto,Rumi
Pereira,Francisco H. F.
Barrella,Tatiana P.
dc.subject.por.fl_str_mv Colocasia esculenta
propagação vegetativa
inhame
rendimento
topic Colocasia esculenta
propagação vegetativa
inhame
rendimento
description Verificou-se a viabilidade agronômica e econômica da utilização do rizoma mãe (cabeça) de taro (Colocasia esculenta) 'Chinês' na implantação da cultura, comparado à propagação convencional (rizomas filhos). O experimento constou de dez tratamentos, dispostos no delineamento blocos ao acaso, com cinco repetições. Os tratamentos consistiram de cabeça intacta, seis segmentos da cabeça e de três classes de rizomas filhos intactos, a saber: CI = cabeça intacta (peso médio de 300 g); CMS = metade superior da cabeça (150 g); CMI = metade inferior da cabeça (150 g); CTS = terço superior da cabeça (100 g); CTM = terço mediano da cabeça (100 g); CTI = terço inferior da cabeça (100 g); CML = metade lateral da cabeça (150 g); RFG = rizoma filho grande (100 g); RFM = rizoma filho médio (50 g) e RFP = rizoma filho pequeno (25 g). Durante o ciclo avaliou-se, mensalmente, o estande, a altura e área foliar das plantas; na colheita, avaliou-se a produção de rizomas mãe e das classes de rizomas filhos. Realizou-se a análise econômica estimando-se os possíveis retornos obtidos com a venda de cada classe de rizomas. As menores porcentagens de plantas emergidas foram observadas nos tipos de mudas CTI, CMI e CTM com, respectivamente, 0%, 35% e 68%. Aos 105 e 165 dias após plantio foram observados os valores máximos em índice de área foliar e altura de plantas, respectivamente. A utilização da cabeça intacta (CI) e dos segmentos CMS, CML e CTS apresentaram-se viáveis agronômica e economicamente, com rendimentos e retorno financeiro das classes de rizomas mãe, filho médio, comercial, refugo e total, semelhantes aos proporcionados pelos tipos de mudas RFG e RFM. Segmentos CML e CTS e muda RFG proporcionaram, como grande vantagem, maiores participações da classe filho grande nos rendimentos de rizomas por área e retorno estimado, que os demais tipos de mudas. A utilização da cabeça intacta e/ou dos segmentos CMS, CML e CTS, na propagação do taro 'Chinês', é vantajosa, sobretudo em situação de não haver mercado para o comércio de cabeça.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362003000100023
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362003000100023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362003000100023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.21 n.1 2003
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213077310504960